Hipertexto Pitágoras Matemática Elementar Matemática Superior Sítios Guia Rápido Serviços Notícias Fórum Índice Questões Respondidas Questões não Respondidas Portfolio

PÁGINA DO EDITOR

Linha editorial do Hipertexto Pitágoras. Role a página ou clique no item de seu interesse.
objetivos do Hipertexto Pitágoras
política editorial do Hipertexto Pitágoras
orientações aos autores
direitos autorais
Sugestões: pitagoras@dm.ufscar.br


início desta página

objetivos do Hipertexto Pitágoras

O Hipertexto Pitágoras é um serviço prestado pelo Departamento de Matemática da UFSCar e colaboradores aos professores e estudantes de Matemática que atuam na Escola Fundamental, Média ou Superior.

Assim sendo, o Hipertexto Pitágoras é construído principalmente tendo em vista as necessidades da escola formal. Se pudermos também ser úteis ao aficcionado em Matemática nos sentiremos satisfeitos. O público em geral poderá encontrar no Hipertexto Pitágoras matérias de divulgação da Matemática.

Esperamos que o professor de Matemática possa encontrar aqui auxílio para o bom desempenho de sua profissão, e uma oportunidade de compartilhar sua preciosa experiência. Por outro lado, fazemos votos de que o estudante obtenha facilidades em se instruir, tirar dúvidas, participar, elaborar trabalhos, etc.

Aplicamos o princípio de indissociabilidade entre o ensino e a investigação em todos os níveis da escola formal. Pensamos que as atividades de estudo da Matemática devem proporcionar ao estudante a construção de sua própria autonomia.


início desta página

política editorial do Hipertexto Pitágoras

Neste momento em que iniciamos a construção do Hipertexto Pitágoras pensamos que a maior parte do material aqui publicado deve ser constituída de textos, artigos e aulas sobre Matemática. Outras matérias sobre Matemática (problemas, sites, referências sobre livros, pequenas biografias, etc) talvez assumam um papel secundário. É o que nos parece no momento.

A manutenção deste hipertexto depende do aporte de recursos governamentais, assim sendo não podemos nos responsabilizar por eventuais prejuízos causados pela retirada do hipertexto da rede ou por eventuais dificuldades de acesso.

Tampouco nos responsabilizamos pela manutenção de páginas desatualizadas, que tenham perdido a utilidade para o leitor do Hipertexto Pitágoras.


início desta página

orientações aos autores

Recebemos contribuições variadas que serão incorporadas a este hipertexto desde que estejam de acordo com seus objetivos e sejam aprovadas pelo corpo editorial. O corpo editorial julgará a qualidade da matéria apresentada, podendo ou não consultar um ou mais pareceristas, cujos nomes serão mantidos reservados. O julgamento da qualidade é subjetivo e pode variar com o acúmulo de nossa experiência ou com mudanças no corpo editorial.

O exame das contribuições de interessados pode demorar bastante, pois no momento o Hipertexto Pitágoras não dispõe de uma equipe que trabalhe exclusivamente em sua construção.

Solicitamos aos autores atenção às características especiais de uma publicação na Internet, que a tornam diferente de uma publicação em um periódico. Uma matéria publicada na Internet ganha um dinamismo muito maior, já que o texto pode ser modificado a qualquer tempo, permitindo correções, aperfeiçoamentos, complementações, etc. Assim sendo, propomos aos nossos colaboradores que sejam co-editores do Hipertexto Pitágoras, participando com os demais internautas do constante aperfeiçoamento do material aqui publicado.

Ao preparar matérias para publicação no Hipertexto Pitágoras, deve o autor seguir os parâmetros dos melhores periódicos em ensino e divulgação em Matemática. A matéria a ser publicada deve estar redigida de forma esmerada, em estilo claro, apropriado às características da matéria. As fontes de consulta utilizadas pelo autor devem ser referidas de modo completo. Em particular, ao capturar imagens na Internet ou de outras fontes deve o autor verificar as condições da licença. Neste caso deve o autor fornecer a referência completa e esclarecer a origem da imagem.

Matérias para publicação podem ser enviadas através do nosso e-mail pitagoras@dm.ufscar.br. Recebemos arquivos apenas nos formatos .html e .tex. Textos com poucas fórmulas matemáticas que possam ser escritos com os recursos da linguagem HTML devem preferencialmente serem produzidas no formato .html. Textos com muitas fórmulas e notações matemáticas devem ser produzidos no formato .tex (preferencialmente LATEX).

Em Serviços: notação matemática na Web (no momento em construção) nosso colaborador pode encontrar orientação para produzir textos com fórmulas matemáticas para a Internet.

Tendo tido uma matéria aprovada para publicação o autor será convidado a editar uma página no formato HTML seguindo o padrão do Hipertexto Pitágoras. Caso o autor, por algum motivo, não possa realizar esse trabalho, a publicação da matéria dependerá de colaboração de terceiros.

A seguir fazemos comentários sobre a orientação que desejamos estabelecer para alguns dos itens do Hipertexto Pitágoras:

  • Notícias: as notícias devem ser elaboradas de modo que contenham material informativo e formativo, e possam permanecer no Hipertexto Pitágoras por tempo indefinido. Não publicamos notícias sobre o dia a dia de escolas, instituções, como chamada para cursos, conferências, reuniões científicas, etc.
  • Textos: via de regra os textos devem ser separados em duas categorias: 1) Escola Fundamental ou Média; 2) Escola Superior, este último incluindo material mais avançado. Preferimos textos que abordem as matérias estudadas nestas escolas ou matérias correlatas, esgotando algum tema de forma razoavelmente completa. Outra opção é a apresentação de um tema em uma seqüência de textos concatenados. Propomos assim uma abordagem temática do conteúdo da escola formal.
  • Aulas: textos sobre aulas que possam auxiliar o professor em seu fazer pedagógico cotidiano. Textos preparados para uso imediato em classe.
  • Artigos: gostaríamos que os artigos tivessem a qualidade dos que são publicados na Revista do Professor de Matemática, da Sociedade Brasileira de Matemática. Sugerimos ainda artigos sobre problemas abertos em Matemática, palestras e artigos de divulgação de áreas da Matemática.
  • Sítios: poucos e de qualidade.
  • Fórum: comentários com redação esmerada sobre o tema proposto, que possam permanecer indefinidamente no Hipertexto Pitágoras.
  • Livros: revisões bem elaboradas de livros de Matemática de interesse do professor ou do estudante de Matemática.

início desta página

direitos autorais

Os direitos autorais das páginas que fazem parte do Hipertexto Pitágoras são reservados de acordo com a lei.

Nenhuma taxa é cobrada pelo uso do material aqui disponível. Solicitamos o uso correto, pois também nos esforçamos em fazer uso correto de todos os recursos que utilizamos. Aceitamos sugestões.

O Hipertexto Pitágoras permite a reprodução de matérias com a finalidade de divulgar a Matemática e apoiar seu ensino, desde que seja citada a fonte de forma completa, com o endereço do hipertexto e os nomes dos autores. Solicitamos atenção aos direitos de terceiros, para o que pedimos aos interessados a leitura do final de cada matéria, onde estão listados os autores, as fontes e os recursos utilizados.

O professor pode utilizar o material aqui exposto imprimindo diretamente as páginas ou editando-as em seu computador e adaptando o material às suas necessidades didáticas. Neste caso solicitamos a referência (por exemplo: adaptado de Hipertexto Pitágoras http://www2.dm.ufscar.br/hp/...).

Vedamos a construção de sítios espelhos totais ou parciais com o material do Hipertexto Pitágoras.


início desta página

Atualizado em 05/10/2006.