Inscrição aos Cursos de Mestrado e Doutorado

Imprimir

 

Início

Prazo de Inscrição

1o Semestre

Até 15 de novembro.

2o Semestre

Até 30 de junho.

 

Documentos necessários:

  • Formulário de Admissão devidamente preenchido (download modelo Word ou PDF)
  • Prova de Conclusão de um Curso Superior.
  • Histórico Escolar.
  • Duas cartas de recomendação (download modelo Word ou PDF).
  • Currículum Vitae (Lattes para brasieiros).
  • Fotocópia do RG e CPF (brasileiro).
  • Fotocópia do Passaporte ou RNE (estrangeiro*).
  • Prova de Conclusão do Mestrado, se for o caso.

Enviar os documentos para:

 

Secretaria de Pós-Graduação em Matemática
Universidade Federal de São Carlos
Caixa Postal 676
Rodovia Washington Luiz, Km 235
13565-905 São Carlos, SP, BRASIL

Contato: Fone/Fax: +55 (16)-33518218
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Secretária)

O ingresso dos alunos regulares nos Cursos de Mestrado ou Doutorado em Matemática da UFSCar se dará de acordo com a seguinte Norma Complementar do Regimento Interno do PPGM:

II – Normas para Ingresso de Alunos Regulares no Mestrado e Doutorado

A critério da CPG haverá ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Matemática no início de cada semestre.

  1. O título de Mestre não é condição necessária nem suficiente para a admissão no Doutorado, sendo, porém, imprescindível o conhecimento em nível correspondente ao Mestrado em Matemática e diploma em curso de graduação. Para o Mestrado um diploma em curso de graduação é requerido, sendo imprescindível conhecimento em nível correspondente a um curso de graduação em Matemática*.
  2. O ingresso será feito através de processo de seleção, onde os seguintes itens serão considerados por uma Comissão de Seleção designada pela CPG:

a) Conhecimentos de tópicos básicos de Matemática;
b) Curriculum Vitae;
c) Histórico Escolar;
d) Cartas de Recomendação;
e) Entrevista com o candidato;
f)  Desempenho como Aluno Especial;
g) Desempenho nas disciplinas do Programa de Verão.

Através desses dados a Comissão elaborará uma classificação dos candidatos selecionados, que deverá ser observada no que se refere ao ingresso como aluno regular como na distribuição das bolsas desses níveis.

 

Observações:

  • O resultado do processo seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado serão sempre divulgados na pagina principal do site do programa.
  • Para os candidatos estrangeiros selecionados no Mestrado ou Doutorado será encaminhada uma declaração de aceitação no programa. Com esta declaração o candidato estrangeiro selecionado deverá solicitar visto de estudos no Consulado Brasileiro de seu país de origem.
  • Pela estrutura de nossos Cursos de Mestrado e Doutorado é recomendado que o candidato ao Mestrado ou Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSCar, faça inscrição no Programa de Verão, que fornece subsídios para a seleção no Programa de Pós-Graduação.
  • Recomendamos que aos candidatos estrangeiros que encaminhem a documentação no máximo com duas semanas antes do prazo final para que sua inscrição chegue em tempo.
  • Outras informações podem ser obtidas através do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar, do Regimento Interno* e das Normas Complementares do PPGM ou por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.