O DISCO DE ALBERTI

HOMENAGEM

Mário de Andrade, por Segall

Em 2003 comemoramos 100 anos de Mário de Andrade. Que fique registrada nesta página minha homenagem ao poeta e escritor de Paulicéia Desvairada, minha favorita. Com 11 anos, Mário Raul de Moraes Andrade escreve seu primeiro Poema, cantado com palavras INVENTADAS. Não é à toa que merece um destaque aqui na Criptologia da Aldeia.

Pianista e professor de História da Arte, compõe com Francisco Mignoni a "Cantiga do Ai". Esta é a música de fundo, digitalizada em midi pela Divisão de Música e Arquivo Sonoro (DIMAS) da Biblioteca Nacional.

Clique no botão abaixo para ligar/desligar o fundo musical. Caso não funcione, desculpe... está programado para o IE...

 

Disco de Alberti

 

  O DISCO DE ALBERTI

  A reprodução do disco de Alberti para ajudar nos  exercícios. Desta vez, nada de ferramenta de trabalho. É  pra fazer "na unha".

 

 

 

 

 

Exercício 1 - DECIFRANDO UMA MENSAGEM

"Moça Linda Bem Tratada", de Mário de Andrade. Decifre os dois primeiros versos com o Disco de Alberti sabendo que a chave é "n" e que, a cada quatro letras, o anel interno é deslocado uma posição no sentido anti-horário:

Gvogmv yofgp noihp ifxfq ivqqt ybea& tokyh rhlvt pmmtk &q&zc smmpz kxbeb gzczl cbgfq fq&vn o&nvb oyxtk dfpyv s&vdn bfrfa sgarl kfkse qsflr acz&e yhkh

Exercício 2 - CIFRANDO O RESTO DA MENSAGEM

Se você descobriu o dois primeiros versos, então cifre os dois restantes usando a mesma chave alinhada em "C" e deslocando o disco interno uma posição no sentido anti-horário a cada quatro letras:

Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...

Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta de pobre arromba:
Uma bomba.