Programação Java

Este tutorial de programação Java surgiu de uma série de palestras ministradas pelos autores aos professores e alunos do Departamento de Matemática da UFSCar, com o objetivo de apresentar a eles a linguagem Java como potencial instrumento de apoio ao ensino.

Como tal, apresentamos os conceitos básicos dessa linguagem permitindo dar os primeiros passos que conduzem ao seu aprendizado. Em nenhum momento pretendemos que este texto seja um substituto para um bom curso de Java, mas também não ignoramos o valor que este material possa ter para um iniciante.

Em qualquer caso, disponibilizamos este material para a audiência geral da Internet na esperança em que ele venha a ser útil a alguém, mas sem quaisquer garantias, nem mesmo as de correção e de atualização. Nesse sentido, os autores sentem-se imensamente gratos pela valiosíssima resposta que seus leitores desejem lhes dar.

Waldeck Schützer e Sadao Massago

  1. Introdução
  2. Programação Básica
    1. Primeiros Exemplos
    2. Tipos de Dados
    3. Vetores e Matrizes
    4. Métodos
    5. Expressões
    6. Controle de Fluxo
    7. Classes
  3. Programação Avançada
    1. Escrevendo applets
    2. Projeto 01: applet de desenho
    3. Trabalhando com gráficos (java.awt)

Sobre os autores

Sadao Massago é licenciado em Matemática pela UEM, Mestre em Ciências pelo ICMC-USP e Doutor em Matemática pelo ICMC-USP. Ele é professor no Departamento de Matemática da UFSCar desde 1995. Seus principais interesses são Topologia Algébrica, Teoria de Nós, Matemática Aplicada e Programação de Computadores.


Waldeck Schützer
é bacharel em Matemática pelo ICMC-USP, Mestre em Ciências pelo ICMC-USP e Ph.D. em Matemática pela Rutgers University, EUA. Ele é profesor do Departamento de Matemática da UFSCar desde 1996. Seus principais interesses são Álgebra, Teoria de Lie, Combinatória, Matemática Aplicada, Eletrônica e Fotografia. Ele utiliza java rotineiramente para processamento digital de imagens e sinais.


Copyright © 1997-2010, Waldeck Schützer e Sadao Massago - Departamento de Matemática - UFSCar
http://twitter.com/#!/ityessal, http://twitter.com/#!/liminft