Especialização Matem@tica na Pr@tica

O Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio - Matem@tica na Pr@tica , um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, foi realizado no período de 02/10/2017 a 15/09/2019 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na Modalidade a Distância Processo n°: 23112.00/ 4297/2016/96 ProEx.

O curso ocorreu de acordo com as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 01 de junho de 2007, da resolução CoEx nº 03/16, de 17 de março de 2016 do Conselho de Extensão UFSCar e das demais normas e legislações pertinentes ao assunto, à data de sua realização e na modalidade a distância apoiado pela SeaD-UFSCar.

Na oferta anterior de 2014 - 2016 tivemos 49 concluintes de todas as disciplinas e do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), e nesta oferta de outubro de 2017 – 2019 tivemos 47 concluintes.

Parabenizamos todos os participantes pela vontade e disposição de fazer a diferença no processo de ensino aprendizagem e avaliação da sua escola de atuação e que fizeram todo ou parte do nosso Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Medio - Matem@tica na Pr@tica que veio para contribuir muito para isso.

Os professores pesquisadores que ministram as disciplinas, os tutores e a equipe da SEaD-UFSCar e dos polos que acompanharam todo o vosso trabalho e dedicação dando o apoio necessário nossos agradecimentos.

As ofertas do curso de especialização com 360 horas mais a elaboração do Trabalho de Conclusão do curso (TCC), nos períodos de outubro de 2014 a março de 2016 e esta segunda oferta de 02/10/2017 a 15/09/2019 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na Modalidade a Distância Processo n°: 23112.00/ 4297/2016/96 ProEx.

Esta segunda oferta do curso ocorreu de acordo com as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 01 de junho de 2007, da resolução CoEx nº 03/16, de 17 de março de 2016 do Conselho de Extensão UFSCar e das demais normas e legislações pertinentes ao assunto, à data de sua realização.

Ele foi idealizado principalmente para Professores de Matemática que estão atuando no Ensino Médio, com proposta central de estimular a reflexão do professor sobre a sua própria prática docente. Ela está fundamentada na experimentação através de atividades aplicáveis em sala de aula juntamente com o estudo aprofundado dos conceitos e técnicas envolvidos, tendo como meta realmente o trabalho em sala de aula.

O material didático distribuído gratuitamente foi escrito por professores da área especialmente para este curso e as atividades serão registradas e avaliadas em um ambiente virtual de aprendizagem, envolvendo a utilização de softwares, sites, modelagem, resolução de problemas, interdisciplinaridade, pesquisa em sala de aula, publicações de textos, fotos e vídeos, sempre convidando o professor-cursista para uma prática alternativa ao currículo tradicional.

O ambiente virtual utilizou recursos como: tutoriais, simuladores, lições, exercícios simulados, fóruns, chats, webconferências, de forma a garantir a participação efetiva dos professores-cursistas bem como o debate entre todos os personagens envolvidos.

Cabe salientar que diferentes realidades da escola e do ensino da Matemática foram consideradas através da interlocução com as atividades do cotidiano do professor.

A ideia de que o professor-cursista compartilhe seus estudos e resultados com seus alunos, colegas de curso e tutores, professores, construindo o ensino e aprendizagem de forma cooperativa é que nos leva a disponibilizar os Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursistas aprovados.

O curso iniciou oficialmente no dia 02/10/2017 e a partir daí foi disponibilizado no ambiente Moodle a disciplina introdutória de Ambientação em EaD,

o Letramento Digital do Módulo I e, em seguida no próximo mês, em sequência, a Sedução para a Matemática e Experimentação completando o Módulo I com 120 h. Em seguida o Módulo II, Reflexão do Conteúdo (160 h) e o Módulo III Completude (80h) envolvendo o Planejamento e o Desenho metodológico de uma atividade inovadora num total de 360 h de disciplinas e finalmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). As avaliações presenciais ocorreram em datas estabelecidas no início do curso e apenas no polo de São Carlos, não nos outros 8 polos que utilizamos na primeira oferta devido as nossas limitações.