Divulgação de Notas no WebChefia

No sistema WebChefia, acessível em https://www.dm.ufscar.br/webchefia, na aba Disciplinas, encontra-se o Mural de Notas. Nesse aplicativo, na parte superior da tela, vocês podem escolher uma turma sob sua responsabilidade. Depois, é possível cadastrar individualmente as avaliações que forem sendo realizadas, informando inclusive a data da sua realização. A mesma caixa de inserção permite inserir quaisquer comentários que o docente achar pertinente, por exemplo,

registrar quais tópicos foram cobertos pela avaliação.

Tendo cadastrado uma avaliação, o aplicativo exibirá a lista dos alunos inscritos na disciplina, juntamente com caixas para a digitação das notas, no estilo de uma planilha, porém mais simplificada, conveniente e explicativa. Para inserir uma nota, basta digitá-la na caixa. A nota será registrada no instante em que o cursor deixar a caixa, o que pode ser obtido pressionando-se a tecla TAB (tabulação) ou clicando em outra parte com o cursor do mouse. A mesma tela apresenta outras informações úteis sobre os alunos.

Clicando-se sobre o cabeçalho de uma coluna de uma avaliação, abre-se um menu contendo funções como publicar notas, retificar notas ou, se desejado, apagar uma avaliação cadastrada por engano. Notem, porém, que uma avaliação publicada não pode ser apagada.

A publicação das notas é um recurso importante pois torna oficial a divulgação dos resultados e inicia-se a contagem do prazo para recurso. Segundo o Regimento Geral dos Cursos de Graduação, os alunos têm dois dias úteis para negociar a nota com o professor responsável e mais 10 dias úteis para entrar com recurso no caso de discordância. Sendo assim, o docente poderá proteger-se de reclamações indevidas se publicar oficialmente as suas notas. Além disso, o ato da publicação das notas gera um e-mail para cada aluno informando a sua nota e também um e-mail à chefia e à secretaria informando as notas dos alunos, ficando assim registradas em mais do que um único lugar. Os alunos, por sua vez, podem acessar o WebChefia e consultar as suas notas em todas as disciplinas cursadas, se estas tiverem sido cadastradas pelo docente.

À medida em que esse recurso for sendo adotado pelos docentes e tivermos um feedback sobre eventuais problemas e sugestões de melhorias, pretendemos ir aperfeiçoando o aplicativo e incluir outras funções que possam ser úteis e simplificar a vida para todos. Entre os recursos previstos está a possibilidade de calcular a média final segundo um critério ou fórmula estabelecida, a possibilidade de baixar as nota de uma ou mais avaliações em formato CSV para importação no Office ou no SIGA.

Em suma, espero que todos ao menos explorem este aplicativo e o achem útil. O login no WebChefia é feito utilizando-se o mesmo usuário e senha do correio eletrônico, sem a parte "@dm.ufscar.br".

Para comentar é necessário estar logado.