Graduação em Matemática

Material concreto para superar dificuldades em abstrair conceitos matemáticos na transição escolar entre a aritmética e a álgebra.

Palestrante: Yuriko Yamamoto Baldin
Universidade Federal de São Carlos
Dia: 16/10, das 16:45 às 17:30

Resumo: Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é prática difundida usar exemplos de casos particulares e modelos de material concreto para ensinar os primeiros passos da matemática e desenvolver o pensamento matemático. No caso da aritmética que começa com a contagem e ordenamento de objetos concretos, o ensino e aprendizagem se concentram em escrever os números no sistema decimal e efetuar as operações básicas com diversas abordagens e técnicas de algoritmos. Na transição entre os anos finais do ensino elementar (4o, 5o anos) para os primeiros anos do segundo ciclo (6o, 7o anos), se acentuam as dificuldades dos alunos em compreender a abstração de novos tipos de números e de raciocínio algébrico, com evidências desta dificuldade especialmente com as frações, resolução de equações e operações com números inteiros negativos. Nesta palestra apresentamos o uso de alguns materiais concretos que, ao resgatar com eles a essência dos conceitos matemáticos do conhecimento dos anos iniciais, facilitam a compreensão da álgebra escolar. Acreditamos que conhecer tais recursos didáticos ajuda a formação do professor, inicial ou em exercício, diante do desafio de melhorar a aprendizagem da matemática dentro da sala de aula.

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