Graduação em Matemática

A política de extensão adotada nos últimos anos na UFSCar está comprometida com o fortalecimento da função da Universidade, isto é, produzir, sistematizar e difundir conhecimento, desenvolvendo suas atividades de pesquisa e ensino interligadas com as demandas dos setores externos (vários segmentos da população) por meio de ações de extensão. O princípio de indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão foi concretizado através dos Programas de Extensão e de projetos desenvolvidos pelos diversos setores da UFSCar, que estimulam e integram alunos, professores, e servidores técnico-administrativos de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento de projetos institucionais multi e interdisciplinares, o que propicia uma relação mais orgânica com a sociedade e uma maior visibilidade do potencial extensionista da UFSCar.

Os projetos de extensão da UFSCar se perfazem por meio de diferentes modalidades: ACIEPES, Atividades de Extensão, Cursos de Especialização, Atividades Artístico-Culturais, Eventos Acadêmicos, entre os principais, oferecendo um grande leque de opções para o estudante complementar a sua formação. 

Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil da UFSCar, visa apoiar o acompanhamento dos/as estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e o combate à retenção, ao desligamento e à evasão nos cursos de graduação da UFSCar. O PIAPE tem como proposta dar suporte ao desenvolvimento de atividades que propiciem melhor inserção do/a estudante no ambiente universitário, a promoção, prevenção e atenção à saúde do estudante, o enfrentamento da violência institucional, o acompanhamento de seu desempenho durante o curso e a preparação de sua passagem para a vida profissional.

 

Editais 2023

Abaixo encontram-se os editais de 2023 de ACIEPEs e Projetos de Extensão que ensejam a participação de alunos dos cursos da Matemática. 

ACIEPES

Projetos de extensão

 

Anos anteriores

 

Editar ...

O aluno de graduação pode complementar a sua formação com um período realizado numa universidade estrangeira. Diferentes organizações e entidades nacionais e internacionais disponibilizam aos estudantes de graduação oportunidades de realizar intercâmbio no exterior durante a sua formação. 

Secretaria Geral de Relações Internacionais tem desenvolvido um grande número de atividades relativas à sua missão inicial de reformular a antiga ARAI e de propor e desenvolver a política de relações internacionais da UFSCar através da promoção da cooperação e do intercambio, científico e acadêmico entre a UFSCar e instituições estrangeiras. Para atender a esse objetivo, a SRInter  atua na seleção e divulgação de informações de oportunidades para a comunidade acadêmica e na coordenação e em procedimentos para execução de programas de intercâmbio discente e docente.

Abaixo, encontram-se os detalhes de dois grandes programas de intercâmbio, que contam com auxílio financeiro para o custeamento das despesas dos estudantes. 

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

 

Programa Escala Estudiantes de Grado - AUGM

Programa Escala Estudiantes de Grado, promovido pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), é um programa recíproco de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação de universidades da América Latina.

São cerca de 30 vagas por ano, tanto para enviar quanto para receber estudantes. Eles permanecem na universidade anfitriã, responsável por alimentação e hospedagem, por um semestre para cursar disciplinas ou realizar estágio.

O Edital 2020 já está lançado, onde o aluno poderá encontrar mais detalhes sobre a inscrição, os prazos e os auxílios ofertados. 

 

Programas de Intercâmbio com Instituições Estrangeiras

A UFSCar tem estabelecido convênio com várias Universidades renomadas estrangeiras e promovido laços de cooperação por meio de programas de intercâmbio de alunos de graduação com outras instituições estrangeiras. 

Editais 2020

Mobilidade acadêmica internacional - Universidade de Córdoba-Espanha
Programa intercâmbio de estudantes Brasil-Colômbia BRACOL
Programa intercâmbio de estudantes Brasil-México BRAMEX

  
Editais de anos anteriores 

 

Permanência Estudantil 

A UFSCar possui o Programa de Assistência Estudantil (PAE) que possui as seguintes modalidades de bolsas: Moradia, Alimentação e Atividade, destinadas à estudantes matriculados/as em cursos de primeira graduação presencial, ingressantes ou veteranos nos quatro campi da UFSCar, cujos prazos e procedimentos do processo seletivo para formação de Cadastro de Reserva (CR) será realizado de acordo com as normas e prazos descritos no edital de 2022. 

  • Bolsa Atividade
  • Bolsa Moradia
  • Bolsa Alimentação


2022

Para o ano de 2022, a  ProACE está com processo seletivo aberto para formação de Cadastro de Reserva, com caráter classificatório, para o ingresso no Programa de Assistência Estudantil (PAE), com oferta de bolsas para diversas modalidades em todos os campi.
 
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 18 de maio, através da página www.associal.com.br/ufscar, onde também encontra-se o edital com todas as informações. Para a segunda edição do cadastro reserva para as bolsas do programa PAE, as inscrições irão de 02/06 a 08/06/2022.


Anos anteriores

 

Auxílio inclusão e Acessibilidade

No ano de 2021, a ProACE e a SAADE em cooperação, disponibilizaram o auxílio inclusão e acessibilidade a estudantes com deficiência, pertencentes a cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu, na modalidade presencial ou à distância, na UFSCar no âmbito do Programa de Fomento à Permanência Estudantil, denominado CRIE (Captação de Recursos para Investimento em Equidade) da UFSCar

 

Inclusão digital 

Nos anos de 2020 e 2021, a UFSCar abriu um edital para prover os alunos com recursos para poder realizar as disciplinas na modalidade não presencial. 

O edital tem a finalidade a seleção de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFSCar, que estejam inscritos e cursando atividades do Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE), regulamentado pela Resolução CoG No 329 de 27 de julho de 2020, e que sejam classificados por renda per capita familiar para concessão de suporte a inclusão digital, considerando os impactos da pandemia COVID-19.

Inclusão digital a estudantes indígenas matriculados na UFSCar - 2022
Auxílio Emergencial para Inclusão Digital (ProDIn) - Edital ProACE 6/2021
Processo seletivo para apoio à inclusão digital - Edital ProACE 1/2021
Processo seletivo para apoio à inclusão digital - Edital ProACE 1/2020.

 

Para esclarecimento de maiores dúvidas, deve-se contatar o órgão responsável. 

 

Campus Local Assistente Social Telefone/E-mail
São Carlos Departamento de Assistência
ao Estudante - DeAE
Sra. Evellyn Aparecida Spíndola  (16) 3351-8395
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Araras Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - DeACE - Araras Sra. Aline Deborah Bento

Sra. Sonia Regina Eliseu
(19) 3543 2936 Ramal 2936

(19) 3543 2936 Ramal 2622
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Sorocaba Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - DeACE - Araras Sra. Marcia Regina Pires Bracciali 

Sra. Rosani Loures Vicentino 
(15) 3229-5910 
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(15) 3229-7414 
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Lagoa do Sino Seção de Assuntos Comunitários e Estudantis – SeACE – Lagoa do Sino Sra. Sonia Faria Cintra de Jesus (15) 3256-9002
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Assistência médica, odontológica e psicológica

     Os servidores e estudantes da UFSCar, campus São Carlos, podem contar com serviço de enfermagem ambulatorial, atendimento médico, psicológico e odontológico (no caso clínico, ambos por agendamento).

      Nos campi de Araras e Sorocaba há o serviço de enfermagem, médico e de psicologia e no campus Lagoa do Sino o  serviço de enfermagem.

      Os atendimentos ocorrem em São Carlos, no DeAS e nos demais campi nas respectivas unidades administrativas.

      No caso de urgência e impedimento de locomoção, em Araras e São Carlos deve ser chamado o SAMU pelo telefone 192 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

      Em Sorocaba, acionar a PREMED. Telefones: (15) 3202-4576 (15) 2101-0060.

PIBIC

PIBIC/CNPq/UFSCar (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é programa voltado para a iniciação à pesquisa dos alunos de graduação e tem como objetivos estimular os pesquisadores da UFSCar a envolverem estudantes de graduação nas suas atividades científicas, proporcionando aos bolsistas a aprendizagem de métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pela pesquisa, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, valorizando a iniciação no processo da pesquisa científica, por meio da interação com e entre professores e pesquisadores e, sempre que possível, com profissionais em empreendimentos econômicos diversos e outras organizações sociais no país. As quotas desta modalidade é dependente da disponibilidade do CNPq que repassa a cada ano às Instituições de Ensino Superior (IES).

Para concorrer às quotas de bolsas é necessário submissão de projeto de pesquisa em conjunto com um professor orientador no início de cada ano letivo em Edital próprio que é lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Edital 1/2021


Editais anteriores

 

Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Objetivos do Programa
  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Como funciona?

As IES interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados.

Os projetos institucionais podem contemplar diversos núcleos de iniciação à docência composto de 24 a 30 discentes, 3 professores da escola e 1 professor da instituição de educação superior. Os núcleos agrupam-se por subprojetos definidos segundo o componente curricular da educação básica para o quais são formados os discentes.

Podem se candidatar IES públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos que ofereçam cursos de licenciatura e que atendam aos requisitos dos editais de seleção.

As instituições selecionadas pela Capes recebem cotas de bolsas. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

As escolas de educação básica são habilitadas pelas redes de ensino. Após esta habilitação, a IES define as unidades escolares onde desenvolverá as ações do Pibid.

Modalidades de bolsa

A Capes concede quadro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

  1. Iniciação à docência – para discentes de licenciatura dos cursos abrangidos pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
  2. Professor supervisor – para professores de escolas públicas de educação básica que acompanham, no mínimo, oito e, no máximo, dez discentes. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
  3. Coordenador de área – para docentes da licenciatura que coordenam os núcleos, formados por grupos de 24 a 30 discentes. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  4. Coordenação institucional – para o docente da licenciatura que coordena o projeto institucional de iniciação à docência na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

 

Edital 2023

 

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