Graduação em Matemática

Permanência Estudantil 

A UFSCar possui o Programa de Assistência Estudantil (PAE) que possui as seguintes modalidades de bolsas: Moradia, Alimentação e Atividade, destinadas à estudantes matriculados/as em cursos de primeira graduação presencial, ingressantes ou veteranos nos quatro campi da UFSCar, cujos prazos e procedimentos do processo seletivo para formação de Cadastro de Reserva (CR) será realizado de acordo com as normas e prazos descritos no edital de 2022. 

  • Bolsa Atividade
  • Bolsa Moradia
  • Bolsa Alimentação


2022

Para o ano de 2022, a  ProACE está com processo seletivo aberto para formação de Cadastro de Reserva, com caráter classificatório, para o ingresso no Programa de Assistência Estudantil (PAE), com oferta de bolsas para diversas modalidades em todos os campi.
 
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 18 de maio, através da página www.associal.com.br/ufscar, onde também encontra-se o edital com todas as informações. Para a segunda edição do cadastro reserva para as bolsas do programa PAE, as inscrições irão de 02/06 a 08/06/2022.


Anos anteriores

 

Auxílio inclusão e Acessibilidade

No ano de 2021, a ProACE e a SAADE em cooperação, disponibilizaram o auxílio inclusão e acessibilidade a estudantes com deficiência, pertencentes a cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu, na modalidade presencial ou à distância, na UFSCar no âmbito do Programa de Fomento à Permanência Estudantil, denominado CRIE (Captação de Recursos para Investimento em Equidade) da UFSCar

 

Inclusão digital 

Nos anos de 2020 e 2021, a UFSCar abriu um edital para prover os alunos com recursos para poder realizar as disciplinas na modalidade não presencial. 

O edital tem a finalidade a seleção de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFSCar, que estejam inscritos e cursando atividades do Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE), regulamentado pela Resolução CoG No 329 de 27 de julho de 2020, e que sejam classificados por renda per capita familiar para concessão de suporte a inclusão digital, considerando os impactos da pandemia COVID-19.

Inclusão digital a estudantes indígenas matriculados na UFSCar - 2022
Auxílio Emergencial para Inclusão Digital (ProDIn) - Edital ProACE 6/2021
Processo seletivo para apoio à inclusão digital - Edital ProACE 1/2021
Processo seletivo para apoio à inclusão digital - Edital ProACE 1/2020.

 

Para esclarecimento de maiores dúvidas, deve-se contatar o órgão responsável. 

 

Campus Local Assistente Social Telefone/E-mail
São Carlos Departamento de Assistência
ao Estudante - DeAE
Sra. Evellyn Aparecida Spíndola  (16) 3351-8395
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Araras Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - DeACE - Araras Sra. Aline Deborah Bento

Sra. Sonia Regina Eliseu
(19) 3543 2936 Ramal 2936

(19) 3543 2936 Ramal 2622
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Sorocaba Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - DeACE - Araras Sra. Marcia Regina Pires Bracciali 

Sra. Rosani Loures Vicentino 
(15) 3229-5910 
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(15) 3229-7414 
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Lagoa do Sino Seção de Assuntos Comunitários e Estudantis – SeACE – Lagoa do Sino Sra. Sonia Faria Cintra de Jesus (15) 3256-9002
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Assistência médica, odontológica e psicológica

     Os servidores e estudantes da UFSCar, campus São Carlos, podem contar com serviço de enfermagem ambulatorial, atendimento médico, psicológico e odontológico (no caso clínico, ambos por agendamento).

      Nos campi de Araras e Sorocaba há o serviço de enfermagem, médico e de psicologia e no campus Lagoa do Sino o  serviço de enfermagem.

      Os atendimentos ocorrem em São Carlos, no DeAS e nos demais campi nas respectivas unidades administrativas.

      No caso de urgência e impedimento de locomoção, em Araras e São Carlos deve ser chamado o SAMU pelo telefone 192 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

      Em Sorocaba, acionar a PREMED. Telefones: (15) 3202-4576 (15) 2101-0060.

PIBIC

PIBIC/CNPq/UFSCar (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é programa voltado para a iniciação à pesquisa dos alunos de graduação e tem como objetivos estimular os pesquisadores da UFSCar a envolverem estudantes de graduação nas suas atividades científicas, proporcionando aos bolsistas a aprendizagem de métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pela pesquisa, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, valorizando a iniciação no processo da pesquisa científica, por meio da interação com e entre professores e pesquisadores e, sempre que possível, com profissionais em empreendimentos econômicos diversos e outras organizações sociais no país. As quotas desta modalidade é dependente da disponibilidade do CNPq que repassa a cada ano às Instituições de Ensino Superior (IES).

Para concorrer às quotas de bolsas é necessário submissão de projeto de pesquisa em conjunto com um professor orientador no início de cada ano letivo em Edital próprio que é lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Edital 1/2021


Editais anteriores

 

Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Objetivos do Programa
  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Como funciona?

As IES interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados.

Os projetos institucionais podem contemplar diversos núcleos de iniciação à docência composto de 24 a 30 discentes, 3 professores da escola e 1 professor da instituição de educação superior. Os núcleos agrupam-se por subprojetos definidos segundo o componente curricular da educação básica para o quais são formados os discentes.

Podem se candidatar IES públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos que ofereçam cursos de licenciatura e que atendam aos requisitos dos editais de seleção.

As instituições selecionadas pela Capes recebem cotas de bolsas. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

As escolas de educação básica são habilitadas pelas redes de ensino. Após esta habilitação, a IES define as unidades escolares onde desenvolverá as ações do Pibid.

Modalidades de bolsa

A Capes concede quadro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

  1. Iniciação à docência – para discentes de licenciatura dos cursos abrangidos pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
  2. Professor supervisor – para professores de escolas públicas de educação básica que acompanham, no mínimo, oito e, no máximo, dez discentes. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
  3. Coordenador de área – para docentes da licenciatura que coordenam os núcleos, formados por grupos de 24 a 30 discentes. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  4. Coordenação institucional – para o docente da licenciatura que coordena o projeto institucional de iniciação à docência na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

 

Edital 2023

 

A UFSCar disponibiliza vários programas de tutoria e monitoria para os estudantes, contando com alunos bolsistas para viabilizar a sua execução. Abaixo encontram-se descrições de alguns dos programas e editais abertos. 

 

Programa de apoio acadêmico aos alunos de graduação - PAAEG


O Programa de Apoio Acadêmico aos Alunos de Graduação, da Universidade Federal de São Carlos, PAAEG, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com a PróReitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis e destina-se principalmente a apoiar os estudantes ingressantes e aqueles que vêm obtendo sucessivas reprovações nas disciplinas iniciais dos seus cursos.

O PAAEG tem como principais finalidades:
1. oferecer suporte acadêmico aos estudantes de graduação da UFSCar, especialmente nas disciplinas destinadas aos alunos ingressantes que possuem alto índice de retenção;
2. oferecer suporte nos conteúdos de ensino fundamental e médio aos estudantes ingressantes que possuam eventuais lacunas de aprendizagem em conteúdos que sejam pré-requisitos essenciais para o bom aproveitamento das disciplinas com alto índice de retenção.
3. estimular o desenvolvimento de hábitos adequados de estudos, oferecendo apoio a organização de rotinas eficientes de trabalho;
4. integrar o estudante ao ambiente acadêmico e incentivar o convívio em grupos e a troca de experiências;
5. estimular entre os estudantes uma postura consciente de suas próprias responsabilidades.

Editais 2023

 
Anos anteriores

 

Programa de monitoria em disciplinas da Matemática 

Semestralmente são disponibilizadas bolsas para que sejam distribuídas a alunos de graduação para viabilizar a sua participação como monitores em disciplinas do Departamento de Matemática. 

Semestre letivo 2024/2

Disciplinas

  • Álgebra Linear (1 bolsa)
  • Cálculo 2 (3 bolsas)
  • Cálculo 3 (2 bolsas)
  • Cálculo Numérico (3 bolsas)
  • Introdução às Equações Diferenciais (2 bolsas)
  • Séries e Equações Diferenciais (2 bolsas)
  • Métodos de Matemática Aplicada (1 bolsa)

Horários

Edital de seleção de bolsistas

Anos Anteriores

 

Monitoria em Pré-Cálculo

O Pré-Cálculo já na terceira edição conta como parte importante para o funcionamento a atuação de uma equipe de estudantes de graduação e/ou pós-graduação como monitores para auxiliar os participantes em suas dúvidas pontuais e no atendimento personalizado. 

Recesso pré 2023/1

Na oferta de Pré-Cálculo 2023 foram disponibilizadas 40 bolsas de treinamento pela Pró-Reitoria de Graduação para apoiar didaticamente como monitor as atividades da oferta 2023. 

Recesso pré 2022/1

Para a oferta do Pré-Cálculo 2021 será feito um cadastro dos interessado e conforme aprovação orçamentária aprovada pelo Conselho de Extensão poderão ser concedidas até 32 bolsas de extensão para atuar como monitor na oferta de Pré-Cálculo 2021. 

  

 

Residência Pedagógica

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Objetivos

  1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  2. Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
  3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  4. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como funciona

  • As IES serão selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.
  • O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
  • O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.

Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  1. Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);
  2. Coordenador Institucional: para docente da IES responsável pelo projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais);
  3. Docente Orientador: para o docente que orientará o estágio dos residentes estabelecendo a relação entre teoria e prática, no valor R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais);
  4. Preceptor: para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

Contato

 Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Programa institucional da UFSCar

O Programa de Residência Pedagógica da UFSCar objetiva contribuir com a implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática em parceria com as escolas públicas de educação básica. Durante sua participação no Programa, os residentes (licenciandos dos cursos participantes) atuarão sob a orientação de professores da UFSCar e em parceria com professores de escolas da Educação Básica habilitadas, para o desenvolvimento das seguintes atividades relacionadas com o PRP: 1) Estudos das realidades das escolas-campo; 2) Desenvolvimento de projetos de ensino; 3) Desenvolvimento de minicursos e oficinas; 4) Regências; 5) Participação em reuniões pedagógicas e planejamento com as escolas parceiras; 6) Organização de eventos etc.

A carga horária de dedicação ao PRP-UFSCar será de 8 horas semanais/ 32 horas mensais e organizada em três módulos semestrais com mínimo de dedicação de 192 horas por semestre de atuação, totalizando ao final de 18 meses 576 horas de atividades. Para o cômputo da carga horária de dedicação semestral aos módulos, poderão ser consideradas as atividades realizadas pelos residentes nas escolas habilitadas para o PRPUFSCar no âmbito da(s) disciplina(s) de estágio curricular supervisionado em que esteja matriculado, desde que coincida com o semestre em que esteja vinculado ao PRP.


Editais 2020-2021

Edital PRP/CNPq 1/2020

Edital PRP/UFSCar Matemática 1/2020

Edital PRP/UFSCar Matemática 1/2021: seleção de residentes

Edital PRP/UFSCar Matemática 2/2021: seleção de voluntários

Edital PRP/UFSCar Matemática: 3/2021: seleção de bolsistas



Editais anteriores

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