A importância do Ensino e Pesquisa em Matemática para o desenvolvimento do país |
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Palestrante: Claudio Possani |
Datas: 08/08 |
Resumo: A ser anunciado. |
A importância do Ensino e Pesquisa em Matemática para o desenvolvimento do país |
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Palestrante: Claudio Possani |
Datas: 08/08 |
Resumo: A ser anunciado. |
Equações de Korteweg-de-Vries e Schrödinger: dois pilares dispersivos |
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Palestrante: Adán José Corcho Fernández |
Datas: 10/08 |
Resumo: Em 1834, o arquiteto naval John Scott Russel, enquanto cavalgava ao longo de um canal observou o "primeiro soliton" registrado. Muitas foram as pesquisas matemáticas desenvolvidas até os dias de hoje para entender a equação de Korteweg-de Vries - KdV (modelo por trás desse fenômeno). Outro importante modelo dispersivo que tem ocupado a atenção da comunidade matemática internacional é a equação de Schrödinger que descreve, por exemplo, como os estados quânticos de um sistema físico mudam com o tempo. Nesta palestra, usando conhecimentos básicos, apresentaremos alguns aspectos importantes da dinâmica das soluções desses modelos. |
Teorema de Pitágoras: uma proposta de intervenção de ensino-aprendizagem para alunos deficientes visuais |
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Palestrante: Nasael Martins Luiz |
Datas: 11/08 |
Resumo: Escrevo um simples resumo dizendo-lhes que meu trabalho foi voltado para o Ensino de Geometria para pessoas cegas ou com deficiência visual grave. Minha dissertação teve como título: TEOREMA de PITÁGORAS: Uma proposta de intervenção de ensino e aprendizagem para alunos deficientes visuais. Orientado pelo Prof. Dr. Rogério Fernandes Pires no ano de 2018. O trabalho envolveu 02 jovens cegas estudantes de escolas públicas matriculadas no ensino médio e consistiu no ensino de medição das peças triangulares com régua, classificação dos triângulos, compreensão de área, cálculo de área dos quadrados, contexto histórico, a compreensão do que é um teorema e posteriormente apresentando triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos, a ideia foi que elas deduzissem que a igualdade se dava somente num tipo de triângulo e assim pudessem compreender o enunciado do importante teorema. Neste ano, trabalho em 02 instituições de ensino como Assessor Pedagógico e Docente da área; tenho aluno deficiente visual no ensino médio e a pós-graduação me auxilia em apontar um novo olhar como profissional e na atuação com um público com necessidade especial que demanda atenção e esforço por parte do docente em preparar material que não está à mão (ou não existe), estudar, etc... |
Análise combinatória com ficha de aulas e aulas expositivas |
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Palestrante: Rodrigo do Carmo Silva |
Datas: 11/08 |
Resumo: O intuito dessa apresentação é mostrar o quão poderosa é a Técnica de Contagem Diagrama de Árvore (muitas vezes negligenciada na sala de aula) no raciocínio combinatório, e como ela auxilia na construção das técnicas de contagem: Arranjos, Permutações, Combinações e Combinações com Repetição. Já utilizava essa ideia em sala de aula antes do mestrado e, com a finalização deste, pude perceber que o aprendizado a partir do diagrama de árvore é significativo. |
Adilson Eduardo Presoto
Universidade Federal de São Carlos
Alex Carlucci Rezende
Universidade Federal de São Carlos
Bruna Oréfice Okamoto
Universidade Federal de São Carlos
Gustavo Ferron Madeira
Universidade Federal de São Carlos
Karina Schiabel
Universidade Federal de São Carlos
Marcelo José Dias Nascimento
Universidade Federal de São Carlos
Paulo Antonio Silvani Caetano
Universidade Federal de São Carlos
Rodrigo da Silva Rodrigues
Universidade Federal de São Carlos
PET-Matemática
Universidade Federal de São Carlos
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.