Graduação em Matemática

Pré-Cálculo 2022

 

 Pré-Cálculo 2022

Uma ótima oportunidade para reafirmar ou recuperar os conhecimentos prévios necessários para as disciplinas
de  Cálculo. O curso é inteiramente gratuito e será realizado de forma virtual pelo Ambiente de Aprendizagem
AVA2/UFSCar - https://ava2.ead.ufscar.br.
 
É visado como público, principalmente, os recém-egressos do Ensino Médio que ingressaram (ou estão 
ingressando) em cursos de ciências exatas ou tecnológicas em 2022. Também espera-se  contar com alunos
de graduação veteranos e professores das Redes Municipal e Estadual que anseiam por aperfeiçoar os
conhecimentos de Matemática Elementar.
 
A inscrição ocorre pelo formulário https://precalculo22.faiufscar.com/ em dois momentos: de 11/0418/04;
e 05/05 a
08/05, principalmente para atender os ingressantes de terceira chamada. Não haverá limitação de
vagas, bastando se inscrever pelo formulário com dados corretos. 

O curso prevê a carga horária de 60 horas modulada em quatro unidades:
1- Números reais
2- Retas e curvas
3- Funções e Funções Trigonométricas
4- Funções Exponencial e Logarítmica

Os alunos receberão um certificado de curso de extensão de 60 horas desde que seja aprovado,
sendo que a avaliação se dará por tarefas e simulados implementados no ambiente de aprendizagem.

O curso faz parte do Programa de Extensão da UFSCar, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, e
é desenvolvido pelo Departamento da Matemática/CCET.
 
Aproveitem a oportunidade!!!

Em caso de maiores dúvidas pode contatar
 
Prof. Adilson Eduardo Presoto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Metodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médio

Palestrante: Gustavo Bueno da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - UFSCar

Datas: 20/10
Horário: das 20:20 às 21:10 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Discutir diferentes formas de ensinar vem tendo destaque nos últimos anos, principalmente com o novo Ensino Médio. Deixar o ambiente escolar mais atraente, similar ao seu cotidiano é tema de grande estudo das metodologias ativas. Nessa pesquisa, criamos uma linha histórica, desde meados do século XX até os momentos atuais, onde discute-se o ensino híbrido. Buscamos mostrar que pequenos movimentos, tirando aos poucos o professor do centro da atenção para os alunos, podem fazê-los ter maior interesse, dada a contextualização com problemas do ambiente em que vivem. Focamos no ensino da Progressão Aritmética e Progressão Geométrica para o uso da sala de aula invertida, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular, localizado na cidade de Sorocaba-SP.

Para aplicação da sala de aula invertida, foram utilizados vídeos de minha autoria e de professores do sistema de ensino o qual o colégio pertencia. Devido a pandemia de Covid-19, alterações foram feitas nas atividades a serem aplicadas, ocasionando alterações nas discussões e na quantidade de atividades entregues. Utilizando as informações dos estudantes que realizaram as atividades, poderemos inserir metodologias ativas nas escolas, de forma gradual e discutida com todo o corpo docente, equipe gestora, responsáveis e alunos. Como resultado esperado, o professor-pesquisador mediante pontos fortes e de melhoria dessa metodologia, bem como implicações na aprendizagem dos alunos.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905