Certificados
Metodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médio |
|
Palestrante: Gustavo Bueno da Silva |
Datas: 20/10 Horário: das 20:20 às 21:10 Link: Canal da Coordenação de Curso |
Resumo: Discutir diferentes formas de ensinar vem tendo destaque nos últimos anos, principalmente com o novo Ensino Médio. Deixar o ambiente escolar mais atraente, similar ao seu cotidiano é tema de grande estudo das metodologias ativas. Nessa pesquisa, criamos uma linha histórica, desde meados do século XX até os momentos atuais, onde discute-se o ensino híbrido. Buscamos mostrar que pequenos movimentos, tirando aos poucos o professor do centro da atenção para os alunos, podem fazê-los ter maior interesse, dada a contextualização com problemas do ambiente em que vivem. Focamos no ensino da Progressão Aritmética e Progressão Geométrica para o uso da sala de aula invertida, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular, localizado na cidade de Sorocaba-SP. Para aplicação da sala de aula invertida, foram utilizados vídeos de minha autoria e de professores do sistema de ensino o qual o colégio pertencia. Devido a pandemia de Covid-19, alterações foram feitas nas atividades a serem aplicadas, ocasionando alterações nas discussões e na quantidade de atividades entregues. Utilizando as informações dos estudantes que realizaram as atividades, poderemos inserir metodologias ativas nas escolas, de forma gradual e discutida com todo o corpo docente, equipe gestora, responsáveis e alunos. Como resultado esperado, o professor-pesquisador mediante pontos fortes e de melhoria dessa metodologia, bem como implicações na aprendizagem dos alunos. |
Atividade recreativa: Gartic |
|
Ministrante: Grupo PET-Matemática Universidade Federal de São Carlos |
Data: 22/10 |
Resumo: Nesta atividade o grupo PET-Matemática realizará uma atividade recreativa com os participantes da IV SEMAT inscritos. Aplicar-se-á o jogo Gartic, cujo objetivo segundo o site do Garlic "é acumular o maior número de pontos obtidos através de desenhos acertados, ou de interpretações corretas. A cada rodada, um dos jogadores é designado a desenhar uma determinada palavra. Caso alguém acerte esta palavra, tanto ela quanto o desenhista ganham pontos e a cada novo acerto a premiação de pontos passa a ser menor, tendo o limite mínimo de 1 ponto." Mais informações: https://gartic.com.br/ |
Números estranhos e a Teoria das Valorizações |
|
Palestrante: Caio Henrique Silva de Souza |
Datas: 21/10 Horário: das 9:30 às 10:00 Link: Canal da Coordenação de Curso |
Resumo: Nessa palestra conheceremos um conjunto de números estranhos, os chamados números $p$-ádicos. Iniciaremos contando a história desses números, apresentando os responsáveis pela sua criação e formalização, juntamente com suas motivações. Veremos a junção de conceitos da análise e da topologia com objetos algébricos, e como resultado teremos um novo campo de estudo: a Teoria das Valorizações. |
O número Milnor e o número de Bruce-Roberts de uma função |
|
Palestrante: Bárbara Karolinne de Lima Pereira |
Datas: 19/10 Horário: das 10:30 às 11:00 Link: Canal da Coordenação de Curso |
Resumo: Nessa palestra nós introduzimos o número de Milnor e o número de Bruce-Roberts com respeito a uma Hipersuperfície com singularidade isolada e exibimos uma relação entre esses números. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.