Graduação em Matemática

Instruções para a elaboração 

  1. Os pôsteres devem conter os seguintes itens: Logotipo da instituição de origem e da UFSCar, título, nome e email dos autores e do orientador;
  2. Deve mencionar os apoios de agências de fomento à pesquisa;
  3. O tamanho não deve exceder o tamanho de 1,0 m de largura por 1,2 m de comprimento. 

Instruções para a apresentação 

  1. Os pôsteres devem ser impressos pelo autor;
  2. Os pôsteres devem ser afixados com no mínimo 15 minutos antes da apresentação, permanecendo assim até o final da apresentação;
  3. Um dos autores do trabalho deve permanecer junto ao pôster durante o período reservado para sua apresentação;
  4. Os trabalhos serão avaliados para fins de certificação;
  5. No final da apresentação o pôster deverá ser retirado pelo autor, sendo descartado em caso contrário. 

Oficina 2: Aprender Matemática por meio de problemas

Palestrante: Aparecida Francisco da Silva 
Universidade Estadual Paulista
Datas: 01/10
Horário: das 14:00 às 15:30
Local: SEST DM

Resumo: Apresentar os princípios do uso de problemas e jogos para ensinar matemática. Na atividade apresentamos como conceitos importantes de aritmética e lógica podem ser explorados por meio de questionamentos.

Oficina 1: Material concreto para o ensino de números inteiros, operações e representação na reta numérica. 

Palestrante: Yuriko Yamamoto Baldin 
Universidade Federal de São Carlos 
Datas: 30/09
Horário: das 19:45 às 21:15
Local: SEST DM

Resumo: O objetivo desta oficina é oferecer alternativas pedagógicas com uso de material concreto para o ensino de números inteiros, com atenção à conceituação do campo dos números inteiros, à estrutura algébrica das operações, e à representação na reta numérica, sendo esta representação parte das recomendações explícitas da Base Nacional Comum Curricular, aprovada recentemente para o Ensino Fundamental. O tópico de Números Inteiros foi tema de um minicurso na V Bienal da SBM, em 2010 (Malagutti & Baldin), e uma das propostas pedagógicas apresentadas no curso foi de utilização de material concreto, com manipulações, para uso direto nas salas de aula de 7o ano do ensino fundamental. A atualidade do tema do ensino de números inteiros e oportunidade de difundir a proposta de abordagem lúdica que favorece a aprendizagem participativa dos estudantes, esta Oficina trabalha uma das atividades ?mãos na massa? apresentadas no curso de 2010, com maior ênfase sobre os aspectos pedagógicos da manipulação para a compreensão das propriedades algébricas. O objetivo da Oficina é propiciar uma experiência a ser vivida por professores e futuros professores do 2o ciclo do Ensino Fundamental, que os motive a levá-la à prática na sala de aula, que conecte com a aritmética de números naturais, permitindo a generalização da estrutura algébrica para o campo ampliado de números inteiros.

Minicurso 3: Matemática, origami e realidade aumentada. 

Palestrantes: Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli
Universidade Estadual Paulista
Maria Teresa Zampieri 
Universidade Federal de São Carlos 

Datas: 01/10, 03/10 e 04/10, 
das 19:00 às 20:30
Local: Sala 197 AT9

Resumo: Seguindo a linha de pesquisa em Experiências Matemáticas Estéticas, trazemos a arte do Origami para explorar conteúdos de matemática, especificamente de Geometria. Nesta oficina trabalharemos com o primeiro Teorema de Haga e sua demonstração por meio do software GeoGebra. Além disso, construíremos um tetraedro de origami e o representaremos no GeoGebra 3D utilizando a funcionalidade Realidade Aumentada. De modo geral, esta oficina buscará relacionar a Geometria do Origami com a Geometria Euclidiana, fomentando o debate sobre as potencialidades de utilizar o GeoGebra e a realidade aumentada para abordar conteúdos matemáticos dentro dessa temática.

Minicurso 2: Programação de atividades lúdicas de Matemática no Scratch

Palestrante: Paulo Antonio Silvani Caetano
Universidade Federal de São Carlos
Datas: 30/09 das 16:00 às 17:30
e 01/10 das 10:00 às 11:30
Local: Sala 197 AT9

Resumo: Neste minicurso vamos aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente através da programação de atividades lúdicas de matemática no Scratch (https://scratch.mit.edu).

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905