Graduação em Matemática

Modelagem Matemática e Big Data 

Palestrante: Rodrigo Dalla Vecchia
Universidade Luterana do Brasil  

Data: 01/10 
Horário: das 16:00 às 16:45
Local: Auditório DM

Resumo: Uma das características marcantes da atualidade é a rápida evolução que os recursos tecnológicos vêm sofrendo. A velocidade de introdução de novos meios faz com que novas perspectivas e potencialidades surjam constantemente, transformando o cotidiano vivencial. Nesse contexto surgem temas/conceitos/recursos que já estão transformando o cotidiano de todos e irão transformar ainda mais. Dentre os principais impactos, destaca-se o gerado pela análise e cruzamento do grande volume de informações registradas, também conhecido como Big Data, que associado a uma gama de técnicas conhecidas como Machine Learning estão gerando mudanças em muitas áreas. A presente fala busca contextualizar esses aspectos buscando associações com o âmbito da Educação Matemática. 

Investigações sobre um tipo especial de quadrilátero 

Palestrante: Roberto Ribeiro Paterlini
Universidade Federal de São Carlos 

Data: 04/10 
Horário: das 10:00 às 10:45
Local: Auditório DM

Resumo: Considerando o contexto da metodologia de ensino da Matemática denominada “investigação”, faremos um estudo sobre um tipo especial de quadrilátero. Esse conteúdo se situa em Geometria Plana Euclidiana. Usaremos propriedades de trapézios, arcos capazes, e a correspondência LLA entre triângulos. Do ponto de vista da investigação em Matemática abordaremos, neste assunto em pauta, os conceitos de descrição, construção e caracterização de objetos geométricos. Faremos considerações sobre o uso de um determinado contraexemplo clássico na Geometria Elementar.

Por uma formação humanizadora de professores que ensinam Matemática na Educação Básica:
desafios e possibilidades 

Palestrante: Regina Célia Grando 
Universidade Federal de Santa Catarina  

Data: 04/10 
Horário: das 10:45 às 11:30
Local: Auditório DM

Resumo: O objetivo da palestra é discutir os aspectos formativos necessários ao professor que ensinará matemática na Educação Básica, compreendendo os diferentes conhecimentos, mais especificamente o conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática. Serão apresentados resultados de pesquisas em formação inicial de professores, bem como elementos que sustentam uma formação humanizadora do professor de matemática.

 

Aspectos essenciais para entendemos Sistemas Complexos e porque a Inteligência Coletiva nos oferece alternativas plausíveis. 

Palestrante: Paulo César Camargo 
Universidade Federal de São Carlos 

Data: 30/10 
Horário: das 19:00 às 19:45
Local: Auditório DM

Resumo: Olhar os fenômenos naturais a luz do conhecimento depende criticamente da construção de modelos mentais, onde a imaginação, o raciocínio lógico e o método científico são ferramentas indispensáveis.

Para o melhor entendimento de fenômenos de nosso interesse podemos elaborar modelos que possam ser descritos matematicamente. Uma vez que concebemos o Sistema de interesse, passamos a identificar as entidades mais relevantes, suas interações individuais ou entre agrupamentos (granularidades) e com o meio onde atuam sendo relevantes para nossos objetivos. A partir de uma detalhada busca na literatura existente identifica-se os possíveis agentes, suas interações, meio onde atuam e dados confiáveis relativos a nossos objetivos.

Uma vez identificado que nosso sistema é Complexo, ou seja, muito difícil ou impossível de ser descrito por um conjunto de equações matemáticas com solução viável, requer uma diversidade de conhecimentos especializados, sugerimos adotar a abordagem da Complexidade com Inteligência Coletiva que é objeto desta apresentação.

A facilidade de acessar informações e as possibilidades de formação de redes de compartilhamento e aprendizado, pode ser reveladora, mas nos coloca diante de uma massacrante diversidade de dificuldades especialmente na escolha do(s) caminho(s) a adotar.

Procurando achar caminhos nesta imensa selva de possibilidades temos procurado formar o Grupo de estudos de Sistemas Complexos e Inteligência Coletiva, seguindo principalmente as referências Edgar Morin [1] e Santa Fé Institute-SFI www.santafe.edu [2] em relação à Complexidade. Para Inteligência Coletiva temos Pierre Levi [3] e o Center for Collective Intelligence cci.mit.edu (T. Malone). A evolução destas idéias me convence que já estamos vivendo uma transformação, onde o mundo das idéias e o mundo da observação, estarão cada vez mais integrados reforçando a necessidade de sistematização com métodos que possibilitem a todo cidadão usufruir da tecnologia e do conhecimento disponível.

Sistematização requer raciocínio lógico e a evolução dos sistemas requer imaginação, onde a matemática, a filosofia, as ciências exatas, engenharias e ciências sociais se encontram para dar suporte à criatividade e a inovações essenciais para a dinâmica da evolução da humanidade.

Dinâmica de operadores lineares

Palestrante: Nilson da Costa Bernardes Junior
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Data: 30/10 
Horário: das 14:00 às 14:45
Local: Auditório DM

Resumo: Dinâmica Linear é uma área da matemática que está na interface entre as grandes áreas de Sistemas Dinâmicos e de Teoria dos Operadores, usando conceitos e ferramentas de ambas. O objetivo principal é estudar a dinâmica de operadores lineares contínuos sobre espaços de Fréchet e, em particular, sobre espaços de Hilbert e de Banach. Trata-se de uma área relativamente jovem da matemática, que começou a ser sistematicamente investigada apenas a partir da década de 1980. O plano da nossa palestra é começar tecendo alguns comentários de caráter histórico sobre operadores lineares com comportamentos caóticos, onde mencionaremos os exemplos clássicos de Birkhoff, MacLane e Rolewicz, e o Teorema de Feldman sobre a existência de um sistema dinâmico linear caótico que é universal para os sistemas dinâmicos topológicos sobre espaços métricos compactos. Em seguida, falaremos de alguns resultados recentes na área, envolvendo os conceitos de sombreamento e de estabilidade estrutural.

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As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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