Graduação em Matemática

Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de Matemática

Palestrante: Monica Fürkotter 
Universidade do Oeste Paulista

Data: 03/10 
Horário: das 19:00 às 19:45
Local: Auditório DM

Resumo: Nessa palestra procuro abordar o que são as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como utilizá-las no ensino e aprendizagem de Matemática, apresentar experiências de uso das TDIC a partir de intervenções e pesquisas e finalmente abordar a questão da formação de professores para o uso das TDIC. 

Geometria Lipschitz no espaço de matrizes 

Palestrante: Maria Aparecida Soares Ruas
Universidade de São Paulo

Data: 30/09 
Horário: das 10:45 às 11:30
Local: Auditório DM

Resumo: A geometria Lipschitz de conjuntos singulares é uma área de pesquisa que se desenvolve intensamente nesta última década. O objetivo da palestra é discutir os fundamentos desta geometria no espaço das matrizes e mostrar como ela se relaciona com resultados recentes da teoria das singularidades.

Pesquisa em sala de aula e o Ensino de Matemática

Palestrante: Marcelo Carvalho Borba
Universidade Estadual Paulista

Data: 04/10 
Horário: das 16:00 às 16:45
Local: Auditório DM

Resumo: Nessa palestra vou lidar com uma pergunta provocativa: Se há tanta pesquisa em educação matemática, por que o ensino/aprendizagem de matemática é tão ruim? A palestra se apoiará no livro Pesquisa em Ensino e Sala de Aula e buscará mostrar a complexidade do problema envolvido e criticará a simplicidade da pergunta que origina a palestra, assim como as falsas correlações embutidas na pergunta.

A Matemática no estudo da natureza e da vida:
desafios atuais e urgentes em nossa sociedade

Palestrante: João Frederico da Costa Azevedo Meyer
Universidade Estadual de Campinas

Data: 03/10 
Horário: das 14:00 às 14:45
Local: Auditório DM

Resumo: Nesta apresentação pretendo fazer um breve histórico dos trabalhos com que, como grupo, vimos construindo nos estudos de situações de impacto ambiental e de consequências para a Sociedade e a Natureza, escolhendo alguns estudos de casos mais ilustrativos e terminando com desafios presentes em termos de trabalhos no futuro imediato. Serão usadas Equações Diferenciais e Métodos Numéricos e exibidos resultados de modo qualitativo para se compreender a importância da Matemática Aplicada como instrumento auxiliar em definições de Políticas Públicas de Preservação, Contingenciamento ou Previsão - e, infelizmente, em esforços de remediação.

O problema dos números congruentes

Palestrante: Abramo Hefez
Universidade Federal Fluminense

Data: 02/10 
Horário: das 10:00 às 10:45
Local: Auditório DM

Resumo: Esse problema tem origem nos escritos de Diofanto e vem desafiando desde então os matemáticos. Após ser relacionado com objetos matemáticos bastante sofisticados, mostraremos nessa palestra como a sua solução foi reduzida a uma questão que se constitui em um dos sete problemas do milênio ainda em aberto.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905