Kit II SEMATPara você que quer adquirir esse lindo kit contendo uma camisa e uma caneca da II SEMAT 2019.
|
![]() |
Kit II SEMATPara você que quer adquirir esse lindo kit contendo uma camisa e uma caneca da II SEMAT 2019.
|
![]() |
Aplicações do Teorema de Stone-Weierstrass
Autor: Luis Felipe Borges de Messis
Orientadora: Profa. Dra. Marcia Federson
Instituição: Universidade de São Paulo
Caracterização geométrica das permutações associadas aos rotulamentos do código genético
Autora: Edmara Viana da Silva
Orientador: Prof. Dr. Anderson José de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Cuidados necessários ao trabalhar atividades matemáticas com pessoas não videntes através do computador
Autor: Amauri Dubbelt Pellizzer
Orientadora: Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Equação de Euler-Lagrange
Autor: Gustavo Henrique Marques Garcia
Orientador: Prof. Dr. Dirk Töben
Instituição: Universidade de São Paulo e
Universidade Federal de São Carlos
Geometria Diferencial descrita com grandezas dinâmicas
Autor: Vinícius dos Santos Malafatti
Orientador: Prof. Dr. Alex Carlucci Rezende
Instituição: Universidade de São Paulo e
Universidade Federal de São Carlos
Método de variáveis separáveis para equações diferenciais ordinárias e aplicações
Autor: Gabriel Lacerda Ventura
Orientador: Prof. Dr. Alex Carlucci Rezende
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Momentos-L na estimação dos parâmetros da distribuição generalizada de valores extremos
Autor: Mesek Felipe de Souza.
Orientadores: Prof. Dr. Fabricio Goecking Avelar e
Prof. Dr. Luiz Alberto Beijo
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Navegando pela Terra
Autores: Caio Henrique Silva de Souza,
Gabriel Longatto Clemente e
Gabriel Silva Lucidio.
Orientador: Fábio Ferrari Ruffino
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
O Teorema de Krull-Schmidt
Autor: Rodrigo Thomaz da Silva
Orientador: Prof. Dr. Francisco Braun
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Riesz-Fischer e espaços de Hilbert separáveis: que relação existe?
Autora: Giovanna Lia Iglesias
Orientadora: Profa. Dra. Thaís Jordão
Instituição: Universidade de São Paulo
Sobre Singularidades e Determinação Finita
Autor: Devis Ordoño Vilca
Orientadora: Profa. Dra. Bruna Oréfice Okamoto
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Teorema da Base de Hilbert
Autor: Nelson Prata Pravato Serrano
Orientadora: Profa. Dra. Thais Maria Dalbelo
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Teoria analítica dos números: uma introdução
Autora: Isabela Monteiro Massano
Orientador: Prof. Dr. Humberto Luiz Talpo
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Autores: Adrielli Eduarda Canova
Elionai dos Santos Gouveia
Franciele Santos Teixeira
Guilherme Henrique Messias
Guilherme Marques Sonoda
Kaique Micael Moreira de Oliveira
Kairo Gabriel Fracassi
Nelson Prata Pravato Serrano
Nilton Oliveira de Abreu
Relissa Amanda Dias
Vinicius Marques da Silva
Orientador: Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Oficina 2: Aprender Matemática por meio de problemas |
|
Palestrante: Aparecida Francisco da Silva Universidade Estadual Paulista |
Datas: 01/10 Horário: das 14:00 às 15:30 Local: SEST DM |
Resumo: Apresentar os princípios do uso de problemas e jogos para ensinar matemática. Na atividade apresentamos como conceitos importantes de aritmética e lógica podem ser explorados por meio de questionamentos. |
Oficina 1: Material concreto para o ensino de números inteiros, operações e representação na reta numérica. |
|
Palestrante: Yuriko Yamamoto Baldin Universidade Federal de São Carlos |
Datas: 30/09 Horário: das 19:45 às 21:15 Local: SEST DM |
Resumo: O objetivo desta oficina é oferecer alternativas pedagógicas com uso de material concreto para o ensino de números inteiros, com atenção à conceituação do campo dos números inteiros, à estrutura algébrica das operações, e à representação na reta numérica, sendo esta representação parte das recomendações explícitas da Base Nacional Comum Curricular, aprovada recentemente para o Ensino Fundamental. O tópico de Números Inteiros foi tema de um minicurso na V Bienal da SBM, em 2010 (Malagutti & Baldin), e uma das propostas pedagógicas apresentadas no curso foi de utilização de material concreto, com manipulações, para uso direto nas salas de aula de 7o ano do ensino fundamental. A atualidade do tema do ensino de números inteiros e oportunidade de difundir a proposta de abordagem lúdica que favorece a aprendizagem participativa dos estudantes, esta Oficina trabalha uma das atividades ?mãos na massa? apresentadas no curso de 2010, com maior ênfase sobre os aspectos pedagógicos da manipulação para a compreensão das propriedades algébricas. O objetivo da Oficina é propiciar uma experiência a ser vivida por professores e futuros professores do 2o ciclo do Ensino Fundamental, que os motive a levá-la à prática na sala de aula, que conecte com a aritmética de números naturais, permitindo a generalização da estrutura algébrica para o campo ampliado de números inteiros. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.