Graduação em Matemática

Kit II SEMAT

Para você que quer adquirir esse lindo kit contendo uma camisa e uma caneca da II SEMAT 2019.

Formulário de solicitação

 

Kit II SEMAT 2019 

Pôsteres
 

Aplicações do Teorema de Stone-Weierstrass
Autor: Luis Felipe Borges de Messis 
Orientadora: Profa. Dra. Marcia Federson
Instituição: Universidade de São Paulo 

Caracterização geométrica das permutações associadas aos rotulamentos do código genético
Autora: Edmara Viana da Silva 
Orientador: Prof. Dr. Anderson José de Oliveira 
Instituição: Universidade Federal de Alfenas

Cuidados necessários ao trabalhar atividades matemáticas com pessoas não videntes através do computador
Autor: Amauri Dubbelt Pellizzer 
Orientadora: Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin 
Instituição: Universidade Federal de São Carlos

Equação de Euler-Lagrange
Autor: Gustavo Henrique Marques Garcia
Orientador: Prof. Dr. Dirk Töben 
Instituição: Universidade de São Paulo e 
Universidade Federal de São Carlos 

Geometria Diferencial descrita com grandezas dinâmicas
Autor: Vinícius dos Santos Malafatti
Orientador: Prof. Dr. Alex Carlucci Rezende 
Instituição: Universidade de São Paulo e 
Universidade Federal de São Carlos 

Método de variáveis separáveis para equações diferenciais ordinárias e aplicações
Autor: Gabriel Lacerda Ventura
Orientador: Prof. Dr. Alex Carlucci Rezende 
Instituição: Universidade Federal de São Carlos 

Momentos-L na estimação dos parâmetros da distribuição generalizada de valores extremos
Autor: Mesek Felipe de Souza. 
Orientadores: Prof. Dr. Fabricio Goecking Avelar e 
Prof. Dr. Luiz Alberto Beijo 
Instituição: Universidade Federal de Alfenas

Navegando pela Terra
Autores: Caio Henrique Silva de Souza,
Gabriel Longatto Clemente e
Gabriel Silva Lucidio. 
Orientador: Fábio Ferrari Ruffino
Instituição: Universidade Federal de São Carlos 

O Teorema de Krull-Schmidt
Autor: Rodrigo Thomaz da Silva 
Orientador: Prof. Dr. Francisco Braun 
Instituição: Universidade Federal de São Carlos 

Riesz-Fischer e espaços de Hilbert separáveis: que relação existe?
Autora: Giovanna Lia Iglesias 
Orientadora: Profa. Dra. Thaís Jordão
Instituição: Universidade de São Paulo

Sobre Singularidades e Determinação Finita 
Autor: Devis Ordoño Vilca 
Orientadora: Profa. Dra. Bruna Oréfice Okamoto
Instituição: Universidade Federal de São Carlos

Teorema da Base de Hilbert
Autor: Nelson Prata Pravato Serrano
Orientadora: Profa. Dra. Thais Maria Dalbelo 
Instituição: Universidade Federal de São Carlos 

Teoria analítica dos números: uma introdução
Autora: Isabela Monteiro Massano 
Orientador: Prof. Dr. Humberto Luiz Talpo 
Instituição: Universidade Federal de São Carlos 

Soluções de Problemas da OBMEP

Autores: Adrielli Eduarda Canova
Elionai dos Santos Gouveia 
Franciele Santos Teixeira
Guilherme Henrique Messias
Guilherme Marques Sonoda
Kaique Micael Moreira de Oliveira
Kairo Gabriel Fracassi
Nelson Prata Pravato Serrano
Nilton Oliveira de Abreu
Relissa Amanda Dias
Vinicius Marques da Silva
Orientador: Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano 
Instituição: Universidade Federal de São Carlos 

Instruções para a elaboração 

  1. Os pôsteres devem conter os seguintes itens: Logotipo da instituição de origem e da UFSCar, título, nome e email dos autores e do orientador;
  2. Deve mencionar os apoios de agências de fomento à pesquisa;
  3. O tamanho não deve exceder o tamanho de 1,0 m de largura por 1,2 m de comprimento. 

Instruções para a apresentação 

  1. Os pôsteres devem ser impressos pelo autor;
  2. Os pôsteres devem ser afixados com no mínimo 15 minutos antes da apresentação, permanecendo assim até o final da apresentação;
  3. Um dos autores do trabalho deve permanecer junto ao pôster durante o período reservado para sua apresentação;
  4. Os trabalhos serão avaliados para fins de certificação;
  5. No final da apresentação o pôster deverá ser retirado pelo autor, sendo descartado em caso contrário. 

Oficina 2: Aprender Matemática por meio de problemas

Palestrante: Aparecida Francisco da Silva 
Universidade Estadual Paulista
Datas: 01/10
Horário: das 14:00 às 15:30
Local: SEST DM

Resumo: Apresentar os princípios do uso de problemas e jogos para ensinar matemática. Na atividade apresentamos como conceitos importantes de aritmética e lógica podem ser explorados por meio de questionamentos.

Oficina 1: Material concreto para o ensino de números inteiros, operações e representação na reta numérica. 

Palestrante: Yuriko Yamamoto Baldin 
Universidade Federal de São Carlos 
Datas: 30/09
Horário: das 19:45 às 21:15
Local: SEST DM

Resumo: O objetivo desta oficina é oferecer alternativas pedagógicas com uso de material concreto para o ensino de números inteiros, com atenção à conceituação do campo dos números inteiros, à estrutura algébrica das operações, e à representação na reta numérica, sendo esta representação parte das recomendações explícitas da Base Nacional Comum Curricular, aprovada recentemente para o Ensino Fundamental. O tópico de Números Inteiros foi tema de um minicurso na V Bienal da SBM, em 2010 (Malagutti & Baldin), e uma das propostas pedagógicas apresentadas no curso foi de utilização de material concreto, com manipulações, para uso direto nas salas de aula de 7o ano do ensino fundamental. A atualidade do tema do ensino de números inteiros e oportunidade de difundir a proposta de abordagem lúdica que favorece a aprendizagem participativa dos estudantes, esta Oficina trabalha uma das atividades ?mãos na massa? apresentadas no curso de 2010, com maior ênfase sobre os aspectos pedagógicos da manipulação para a compreensão das propriedades algébricas. O objetivo da Oficina é propiciar uma experiência a ser vivida por professores e futuros professores do 2o ciclo do Ensino Fundamental, que os motive a levá-la à prática na sala de aula, que conecte com a aritmética de números naturais, permitindo a generalização da estrutura algébrica para o campo ampliado de números inteiros.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905