Graduação em Matemática

O comportamento dos alunos, antes, durante e após uma avaliação de matemática.

Apresentador: Daniel Sebastião da Silva
Graduação em Matemática do IFSP

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento de estudantes do ensino médio em três momentos distintos: antes, durante e após uma avaliação de matemática. A metodologia adotada foi o relato de experiência, construído a partir de aulas de observação realizadas numa escola estadual  localizada num município do interior de São Paulo. Foram observadas turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com maior ênfase nos estudantes do 3º ano. As observações permitiram identificar que, antes da avaliação, predominavam sentimentos de ansiedade e insegurança; durante a aplicação, observou-se concentração, ainda que acompanhada de dificuldade de manutenção do foco por parte de alguns alunos; e, após a avaliação, o ambiente continuou assim por mais um tempo, com trocas de impressões acerca do nível de dificuldade das questões. Esses resultados evidenciam a relevância de considerar os aspectos emocionais envolvidos nas situações de avaliação, muitas vezes negligenciados no ensino da Matemática. A análise mostra também a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam não apenas o domínio conceitual, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais como a autoconfiança, contribuindo para um ambiente mais acolhedor, equilibrado e propício à aprendizagem . O professor desempenha papel central ao criar condições que favoreçam tanto a segurança emocional quanto o desenvolvimento integral e saudável dos estudantes.

Downside com restrições de cardinalidade.

Apresentadora: Beatriz Cerqueira Tanaka
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: A construção de carteiras de investimento envolve equilibrar risco e retorno de forma eficiente. O modelo clássico de média-variância de Markowitz fornece uma base teórica sólida, mas apresenta limitações quando aplicado diretamente ao mercado financeiro, especialmente pela ausência de restrições práticas. Uma dessas restrições é a cardinalidade, que impõe um número máximo de ativos permitidos na carteira. Essa limitação reflete decisões reais de investidores e fundos, que geralmente selecionam apenas um conjunto reduzido de ativos por questões de custo, gestão e liquidez.

Neste trabalho, investigamos o impacto da restrição de cardinalidade em carteiras de média-variância. Utilizando dados históricos de um conjunto de ações do índice S\&P 500 (ou B3), foram construídas fronteiras eficientes variando o número máximo de ativos $K$. A análise evidencia como a limitação de $K$ altera a diversificação, o risco e o retorno esperado das carteiras. Os resultados mostram que valores intermediários de $K$ tendem a oferecer um bom compromisso entre diversificação e simplicidade, ao passo que carteiras muito restritas perdem eficiência e carteiras muito amplas tornam-se de difícil implementação prática.

Assim, o estudo fornece uma visão didática e aplicada sobre os efeitos da restrição de cardinalidade, contribuindo para a compreensão de problemas reais de otimização de carteiras em finanças quantitativas.

Dinâmica de um amor diferencial.

Apresentador: Antonio Gabriel Pontes dos Santos
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Equações diferenciais são uma ferramenta poderosa para modelar fenômenos que mudam ao longo do tempo, pois descrevem as interações entre duas ou mais variáveis. O propósito deste trabalho foi modelar o comportamento das emoções sentidas pelos personagens shakesperianos, Romeu e Julieta, a partir de sistemas lineares de equações diferenciais ordinárias, como proposto inicialmente por Strogatz \cite{book1}. Consideramos que as emoções de um personagem é afetada tanto pelos sentimentos do outro quanto dos seus próprios sentimentos. A partir de variações nos parâmetros da personalidade e das condições iniciais de seus sentimentos, analisamos a evolução dos sentimentos de cada personagem ao longo do tempo e classificamos os diferentes tipos de sistemas lineares planares possíveis.

Trigonometria e números complexos.

Apresentadora: Aline Aparecida Cunicelli
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: O Teorema de Pitágoras é um dos mais belos e relevantes resultados da Matemática. Pitágoras (569–480 a.C.), filósofo e matemático grego, fundou em Crotona uma escola dedicada à matemática e à filosofia, mas como os documentos da época se perderam, não sabemos ao certo se foi ele quem descobriu o teorema ou seus discípulos. Há evidências de que povos antigos, como os babilônios e os chineses, já conheciam essa relação entre os lados do triângulo retângulo séculos antes de Pitágoras. Ainda assim, o teorema ocupa uma posição especial na história da matemática e, ao longo dos séculos, inspirou centenas de demonstrações e aplicações em diferentes culturas.

Introdução as zpd- álgebras.

Palestrante: Yeimy Paola Aguirre Escobar
Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 25/09
Horário: das 17:20 às 17:50 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Seja A uma álgebra associativa sobre um corpo F . Diz-se que A é uma álgebra determinada pelo produto nulo (Zero Product Determined algebra, ou simplesmente zpd) se toda aplicação bilinear que satisfaz

φ:A×A→F

existe um funcional linear τ : A → F , tal que

φ(a,b)=τ(ab), ∀a,b ∈ A.

O propósito desta palestra é apresentar, em primeiro lugar, um conjunto de teoremas e proposições de caracterização que permitem identificar condições necessárias e suficientes para que uma álgebra seja zpd. Com base nessas proposições, serão discutidos exemplos e não exemplos de zpd-álgebras.

Por fim, serão definidas as álgebras zLpd e zJpd, que correspondem, respectivamente, às álgebras associativas consideradas como álgebras de Lie com o produto de Lie e às álgebras de Jordan com o produto de Jordan, sendo ambas determinadas pelo produto nulo.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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