O comportamento dos alunos, antes, durante e após uma avaliação de matemática. |
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Apresentador: Daniel Sebastião da Silva |
Data: 24/09 |
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Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento de estudantes do ensino médio em três momentos distintos: antes, durante e após uma avaliação de matemática. A metodologia adotada foi o relato de experiência, construído a partir de aulas de observação realizadas numa escola estadual localizada num município do interior de São Paulo. Foram observadas turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com maior ênfase nos estudantes do 3º ano. As observações permitiram identificar que, antes da avaliação, predominavam sentimentos de ansiedade e insegurança; durante a aplicação, observou-se concentração, ainda que acompanhada de dificuldade de manutenção do foco por parte de alguns alunos; e, após a avaliação, o ambiente continuou assim por mais um tempo, com trocas de impressões acerca do nível de dificuldade das questões. Esses resultados evidenciam a relevância de considerar os aspectos emocionais envolvidos nas situações de avaliação, muitas vezes negligenciados no ensino da Matemática. A análise mostra também a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam não apenas o domínio conceitual, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais como a autoconfiança, contribuindo para um ambiente mais acolhedor, equilibrado e propício à aprendizagem . O professor desempenha papel central ao criar condições que favoreçam tanto a segurança emocional quanto o desenvolvimento integral e saudável dos estudantes. |
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