Graduação em Matemática

Educação financeira na formação de professores

Palestrante: Rafael Neves Almeida
Universidade Federal do Sergipe

Data: 09/10
Horário: das 16:45 às 17:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Vivemos em um país onde a inadimplência é uma preocupação constante, e a falta de conhecimento financeiro deixa muitos vulneráveis às armadilhas do mercado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018, introduziu a Educação Financeira como um tema essencial no ensino básico. Contudo, será que os professores e futuros professores estão realmente preparados para ensinar esse conteúdo de maneira eficaz? Esta palestra tem como objetivo traçar o histórico das iniciativas em Educação Financeira no Brasil e destacar a importância desse tema no ambiente escolar. Vamos explorar como a educação financeira pode ser uma ferramenta poderosa para empoderar os estudantes, ajudando-os a tomar decisões financeiras conscientes e responsáveis.

Singularmente diverso: conexões inesperadas.

Palestrante: Nivaldo de Goés Grulha Júnior
Universidade de São Paulo

Data: 07/10
Horário: das 14:00 às 14:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: "Singular

ANAVITÓRIA

É tão singular
O jeito que me observa acordar
E o meu cabelo não parece te assustar
Você, incrivelmente, não se importa
Se eu te chutar a noite inteira

É singular
Tua vergonha e tua forma de pensar
O teu abraço que me enlaça devagar
Enfeita todos os meus dias e horas

É tão particular o meu encontro quando é com você
O meu sorriso quando tem o teu pra acompanhar
As minhas histórias quando você para pra escutar
A minha vida quando tenho alguém pra chamar
De vida

É tão singular
A habilidade que eu tenho em montar
Um arsenal de clichês pra te encantar
Na intenção de te fazer não esquecer
Que eu nunca vou parar de te chutar a noite inteira
Mesmo se você brigar Eu te enlaço e não me permito soltar
Pro nosso nós não deixar de ser assim
Tão singular

É tão particular o meu encontro quando é com você
O meu sorriso quando tem o teu pra acompanhar
As minhas histórias quando você para pra escutar
A minha vida quando tenho alguém pra chamar
De vida

De vida
De vida
De vida"

Uma introdução à teoria de singularidades matrizes.

Palestrante: Miriam da Silva Pereira
Universidade Federal da Paraíba

Data: 09/10
Horário: das 14:00 às 14:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A teoria de singularidades pode ser pensada como uma área de pesquisa que estuda da geometria e a topologia de variedades definidas por equações polinomiais ou analíticas que não são suaves. O desenvolvimento da teoria envolve técnicas de diferentes áreas da matemática e os resultados obtidos possuem diversas aplicações práticas. Uma das variedades de interesse atualmente são as chamadas variedades determinantais, isto é, variedades definidas por equações provenientes de menores de matrizes. O objetivo da palestra ́e introduzir elementos básicos da Teoria de Singularidades de Matrizes.

Geometria, de Euclides a Einstein – um breve passeio.

Palestrante: Maria Fernanda Elbert
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Data: 07/10
Horário: das 14:45 às 15:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Usando a geometria como fio condutor, vamos conversar sobre as ideias de Einstein sobre o universo.

Para que estudar a história dos conceitos matemáticos?

Palestrante: Maria do Carmo de Sousa
Universidade Federal de São Carlos

Data: 07/10
Horário: das 11:00 às 12:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A palestra tem como objetivo refletir sobre as relações que existem entre a História da Matemática, o movimento lógico histórico dos conceitos e os nexos conceituais de conteúdos matemáticos que são ensinados na Educação Básica. Aqui, o movimento lógico-histórico na sala de aula e, particularmente, em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) de Matemática elaboradas a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), tem como principal função, por meio dos nexos conceituais, auxiliar o pensamento tanto daquele que ensina quanto daquele que aprende a movimentar-se no sentido de encontrar respostas para as necessidades humanas.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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