Graduação em Matemática

Percepções de futuros professores que ensinam Matemática acerca de materiais manipuláveis na explicação de conceitos matemáticos.

Apresentadora: Júlia Sanches Barbosa
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Este projeto de pesquisa, vinculado à Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem como objetivo investigar a percepção de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia acerca do uso de materiais manipuláveis no ensino de conceitos matemáticos.

A pesquisa busca compreender quais materiais foram mais utilizados ao longo da formação dos participantes, de que forma foram empregados e quais impactos tiveram na construção de saberes docentes.Fundamentado em estudos sobre recursos didáticos e práticas pedagógicas, o trabalho discute o papel dos materiais manipulativos na mediação do conhecimento matemático e suas implicações para a formação inicial de professores.

A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de questionário aplicado a licenciandos dos dois cursos. Esta investigação pretende contribuir para o debate sobre a importância de recursos concretos na formação docente, bem como para a promoção de práticas mais significativas no ensino de Matemática.

Uma introdução a inversão no plano.

Apresentadora: Júlia Azanha Maia
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar noções sobre transformação de inversão no plano, com base nos estudos do livro "Transformação de Inversão: Teoria, Exercícios de Construção Geométrica, Problemas Olímpicos e Aplicações", uma ferramenta poderosa da geometria inversiva com aplicações em diversos problemas geométricos. A inversão é definida em relação a uma circunferência fixa e possui propriedades notáveis como preservar ângulos e transformar retas em circunferências, e vice-versa. Inicialmente, são revisados os conceitos básicos de congruência e semelhança de triângulos, essenciais para as demonstrações apresentadas. Em seguida, são exploradas as propriedades geométricas da inversão, incluindo sua construção, o comportamento de retas e circunferências sob essa transformação, e sua relação com a ortogonalidade. Como aplicação, utiliza-se a inversão para demonstrar o Teorema de Ptolomeu, ilustrando sua eficácia na resolução de problemas clássicos. O trabalho combina rigor matemático com abordagens intuitivas, servindo como uma introdução acessível à geometria inversiva e seus potenciais.

Propriedades do conjunto de Cantor:

Apresentador: João Pedro Rocha Dias
Graduação em Engenharia Química da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Neste trabalho, apresentamos propriedades fundamentais do Conjunto de Cantor C ⊂ [0,1]. Exploramos algumas características topológicas de C, demonstrando que é fechado, perfeito, totalmente desconexo e com interior vazio. Além disso, utilizamos argumentos baseados na sua representação ternária para provar que C é não-enumerável e que sua medida de Lebesgue é nula. A definição construtiva e os conceitos de representações ternárias são utilizados de forma explícita nas demonstrações.

Progressão parcial no ensino médio: implicações pedagógicas para a aprendizagem e a formação docente.

Apresentadora: Islane Mayara Carvalho Siqueira Sousa
Graduação em Matemática do IFSP

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido durante o estágio supervisionado em uma escola estadual do interior de São Paulo, com uma turma de cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio em regime de progressão parcial (PP). A experiência consistiu em oferecer aulas separadas para cinco alunos, com o apoio de estagiárias, o que possibilitou maior acompanhamento individualizado. Observou-se que essa estratégia favoreceu significativamente o aprendizado, pois os estudantes demonstraram maior interesse, envolvimento e dedicação nas atividades propostas. Além de contribuir para o avanço acadêmico dos alunos, a prática também se mostrou relevante para a formação docente das estagiárias, ao oportunizar momentos de reflexão crítica e adaptação metodológica. Conclui-se que a progressão parcial, quando aliada a práticas pedagógicas diferenciadas, pode potencializar a aprendizagem dos estudantes e, simultaneamente, fortalecer a formação de futuros professores.

Aplicações da Matemática financeira e modelagem computacional com Python.

Apresentador: Herbert Hiroki Kurita
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Este trabalho visa estudar conceitos de Matemática Financeira, como aplicações de juros simples e compostos, integrando-os a aplicações computacionais financeiras desenvolvidas em Python. Com essas aplicações, é possível criar ferramentas para cálculos financeiros, simulações de investimento, precificação de opções e análise de séries temporais. O objetivo é proporcionar uma compreensão prática e teórica desses temas, promovendo a interdisciplinaridade entre Matemática e Computação na resolução de problemas reais do mercado financeiro.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905