Graduação em Matemática

Cálculo das Variações e Equações Diferenciais Parciais

Palestrante: Djairo Guedes de Figueiredo
Universidade Estadual de Campinas

Datas: 10/08
Horário: das 14 às 15 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Desde Heron de Alexandria e Fermat até Dirichlet e Hilbert passando pelos Bernoulli, por Euler e Lagrange.

A importância do Ensino e Pesquisa em Matemática para o desenvolvimento do país

Palestrante: Claudio Possani
Universidade de São Paulo

Datas: 08/08
Horário: das 10 às 11 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A ser anunciado.

Equações de Korteweg-de-Vries e Schrödinger: dois pilares dispersivos

Palestrante: Adán José Corcho Fernández
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Datas: 10/08
Horário: das 15 às 16 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Em 1834, o arquiteto naval John Scott Russel, enquanto cavalgava ao longo de um canal observou o "primeiro soliton" registrado. Muitas foram as pesquisas matemáticas desenvolvidas até os dias de hoje para entender a equação de Korteweg-de Vries - KdV (modelo por trás desse fenômeno). Outro importante modelo dispersivo que tem ocupado a atenção da comunidade matemática internacional é a equação de Schrödinger que descreve, por exemplo, como os estados quânticos de um sistema físico mudam com o tempo. Nesta palestra, usando conhecimentos básicos, apresentaremos alguns aspectos importantes da dinâmica das soluções desses modelos.

Teorema de Pitágoras: uma proposta de intervenção de ensino-aprendizagem para alunos deficientes visuais

Palestrante: Nasael Martins Luiz
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Datas: 11/08
Horário: das 17 às 17:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Escrevo um simples resumo dizendo-lhes que meu trabalho foi voltado para o Ensino de Geometria para pessoas cegas ou com deficiência visual grave. Minha dissertação teve como título: TEOREMA de PITÁGORAS: Uma proposta de intervenção de ensino e aprendizagem para alunos deficientes visuais. Orientado pelo Prof. Dr. Rogério Fernandes Pires no ano de 2018.

O trabalho envolveu 02 jovens cegas estudantes de escolas públicas matriculadas no ensino médio e consistiu no ensino de medição das peças triangulares com régua, classificação dos triângulos, compreensão de área, cálculo de área dos quadrados, contexto histórico, a compreensão do que é um teorema e posteriormente apresentando triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos, a ideia foi que elas deduzissem que a igualdade se dava somente num tipo de triângulo e assim pudessem compreender o enunciado do importante teorema.

Neste ano, trabalho em 02 instituições de ensino como Assessor Pedagógico e Docente da área; tenho aluno deficiente visual no ensino médio e a pós-graduação me auxilia em apontar um novo olhar como profissional e na atuação com um público com necessidade especial que demanda atenção e esforço por parte do docente em preparar material que não está à mão (ou não existe), estudar, etc...

Análise combinatória com ficha de aulas e aulas expositivas

Palestrante: Rodrigo do Carmo Silva
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Datas: 11/08
Horário: das 16:30 às 17 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: O intuito dessa apresentação é mostrar o quão poderosa é a Técnica de Contagem Diagrama de Árvore (muitas vezes negligenciada na sala de aula) no raciocínio combinatório, e como ela auxilia na construção das técnicas de contagem: Arranjos, Permutações, Combinações e Combinações com Repetição.

Já utilizava essa ideia em sala de aula antes do mestrado e, com a finalização deste, pude perceber que o aprendizado a partir do diagrama de árvore é significativo.

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As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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