Cálculo das Variações e Equações Diferenciais Parciais |
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Palestrante: Djairo Guedes de Figueiredo |
Datas: 10/08 |
Resumo: Desde Heron de Alexandria e Fermat até Dirichlet e Hilbert passando pelos Bernoulli, por Euler e Lagrange. |
Cálculo das Variações e Equações Diferenciais Parciais |
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Palestrante: Djairo Guedes de Figueiredo |
Datas: 10/08 |
Resumo: Desde Heron de Alexandria e Fermat até Dirichlet e Hilbert passando pelos Bernoulli, por Euler e Lagrange. |
A importância do Ensino e Pesquisa em Matemática para o desenvolvimento do país |
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Palestrante: Claudio Possani |
Datas: 08/08 |
Resumo: A ser anunciado. |
Equações de Korteweg-de-Vries e Schrödinger: dois pilares dispersivos |
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Palestrante: Adán José Corcho Fernández |
Datas: 10/08 |
Resumo: Em 1834, o arquiteto naval John Scott Russel, enquanto cavalgava ao longo de um canal observou o "primeiro soliton" registrado. Muitas foram as pesquisas matemáticas desenvolvidas até os dias de hoje para entender a equação de Korteweg-de Vries - KdV (modelo por trás desse fenômeno). Outro importante modelo dispersivo que tem ocupado a atenção da comunidade matemática internacional é a equação de Schrödinger que descreve, por exemplo, como os estados quânticos de um sistema físico mudam com o tempo. Nesta palestra, usando conhecimentos básicos, apresentaremos alguns aspectos importantes da dinâmica das soluções desses modelos. |
Teorema de Pitágoras: uma proposta de intervenção de ensino-aprendizagem para alunos deficientes visuais |
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Palestrante: Nasael Martins Luiz |
Datas: 11/08 |
Resumo: Escrevo um simples resumo dizendo-lhes que meu trabalho foi voltado para o Ensino de Geometria para pessoas cegas ou com deficiência visual grave. Minha dissertação teve como título: TEOREMA de PITÁGORAS: Uma proposta de intervenção de ensino e aprendizagem para alunos deficientes visuais. Orientado pelo Prof. Dr. Rogério Fernandes Pires no ano de 2018. O trabalho envolveu 02 jovens cegas estudantes de escolas públicas matriculadas no ensino médio e consistiu no ensino de medição das peças triangulares com régua, classificação dos triângulos, compreensão de área, cálculo de área dos quadrados, contexto histórico, a compreensão do que é um teorema e posteriormente apresentando triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos, a ideia foi que elas deduzissem que a igualdade se dava somente num tipo de triângulo e assim pudessem compreender o enunciado do importante teorema. Neste ano, trabalho em 02 instituições de ensino como Assessor Pedagógico e Docente da área; tenho aluno deficiente visual no ensino médio e a pós-graduação me auxilia em apontar um novo olhar como profissional e na atuação com um público com necessidade especial que demanda atenção e esforço por parte do docente em preparar material que não está à mão (ou não existe), estudar, etc... |
Análise combinatória com ficha de aulas e aulas expositivas |
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Palestrante: Rodrigo do Carmo Silva |
Datas: 11/08 |
Resumo: O intuito dessa apresentação é mostrar o quão poderosa é a Técnica de Contagem Diagrama de Árvore (muitas vezes negligenciada na sala de aula) no raciocínio combinatório, e como ela auxilia na construção das técnicas de contagem: Arranjos, Permutações, Combinações e Combinações com Repetição. Já utilizava essa ideia em sala de aula antes do mestrado e, com a finalização deste, pude perceber que o aprendizado a partir do diagrama de árvore é significativo. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.