Graduação em Matemática

Metodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médio

Palestrante: Gustavo Bueno da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - UFSCar

Datas: 20/10
Horário: das 20:20 às 21:10 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Discutir diferentes formas de ensinar vem tendo destaque nos últimos anos, principalmente com o novo Ensino Médio. Deixar o ambiente escolar mais atraente, similar ao seu cotidiano é tema de grande estudo das metodologias ativas. Nessa pesquisa, criamos uma linha histórica, desde meados do século XX até os momentos atuais, onde discute-se o ensino híbrido. Buscamos mostrar que pequenos movimentos, tirando aos poucos o professor do centro da atenção para os alunos, podem fazê-los ter maior interesse, dada a contextualização com problemas do ambiente em que vivem. Focamos no ensino da Progressão Aritmética e Progressão Geométrica para o uso da sala de aula invertida, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular, localizado na cidade de Sorocaba-SP.

Para aplicação da sala de aula invertida, foram utilizados vídeos de minha autoria e de professores do sistema de ensino o qual o colégio pertencia. Devido a pandemia de Covid-19, alterações foram feitas nas atividades a serem aplicadas, ocasionando alterações nas discussões e na quantidade de atividades entregues. Utilizando as informações dos estudantes que realizaram as atividades, poderemos inserir metodologias ativas nas escolas, de forma gradual e discutida com todo o corpo docente, equipe gestora, responsáveis e alunos. Como resultado esperado, o professor-pesquisador mediante pontos fortes e de melhoria dessa metodologia, bem como implicações na aprendizagem dos alunos.

Atividade recreativa: Gartic

Ministrante: Grupo PET-Matemática
Universidade Federal de São Carlos 

Data: 22/10
Horário: das 21:10 às 22:30
Link a ser enviado por e-mail

Resumo: Nesta atividade o grupo PET-Matemática realizará uma atividade recreativa com os participantes da IV SEMAT inscritos. Aplicar-se-á o jogo Gartic, cujo objetivo segundo o site do Garlic "é acumular o maior número de pontos obtidos através de desenhos acertados, ou de interpretações corretas. A cada rodada, um dos jogadores é designado a desenhar uma determinada palavra. Caso alguém acerte esta palavra, tanto ela quanto o desenhista ganham pontos e a cada novo acerto a premiação de pontos passa a ser menor, tendo o limite mínimo de 1 ponto." 

Mais informações: https://gartic.com.br/

Números estranhos e a Teoria das Valorizações

Palestrante: Caio Henrique Silva de Souza
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Datas: 21/10
Horário: das 9:30 às 10:00 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Nessa palestra conheceremos um conjunto de números estranhos, os chamados números $p$-ádicos. Iniciaremos contando a história desses números, apresentando os responsáveis pela sua criação e formalização, juntamente com suas motivações. Veremos a junção de conceitos da análise e da topologia com objetos algébricos, e como resultado teremos um novo campo de estudo: a Teoria das Valorizações.

O número Milnor e o número de Bruce-Roberts de uma função

Palestrante: Bárbara Karolinne de Lima Pereira 
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Datas: 19/10
Horário: das 10:30 às 11:00 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Nessa palestra nós introduzimos o número de Milnor e o número de Bruce-Roberts com respeito a uma Hipersuperfície com singularidade isolada e exibimos uma relação entre esses números.

Uma breve introdução à PI-teoria

Palestrante: Evandro Riva
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Datas: 22/10
Horário: das 15:10 às 15:50 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Álgebras que satisfazem identidades polinomiais, denominadas PI-álgebras, integram um vasto campo de pesquisa em matemática e são de extrema importância. Além de aplicações computacionais, podemos, através de tais álgebras, obter importantes informações sobre sua estrutura. Nesta palestra, o objetivo é apresentar uma breve introdução sobre esta área de pesquisa. Serão abordados alguns resultados neste sentido, dando ênfase para a álgebra matricial.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905