Graduação em Matemática

Por que não existem mapas perfeitos? Mais um argumento que a Terra não é plana!!!

Palestrante: Walcy Santos
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Data: 23/10
Horário: das 09:15 às 10:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nesta palestra vamos fazer um passeio pelo desenvolvimento histórico dos mapas da Terra e entender suas distorções via projeções usadas em cada construção. Iremos chegar ao Teorema Egregium de Gauss que nos dará o impedimento da existência do mapa perfeito.

Oscilações caóticas no problema de Turing-Smale

Palestrante: Tiago Pereira
Universidade de São Paulo

Data: 26/10
Horário: das 10:45 às 11:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Estudamos o comportamento oscilatório emergente em redes de equações diferenciais com acoplamento difusivo. Começando a partir de uma situação em que cada nó isolado possui um ponto de equilíbrio globalmente atrativo, apresentamos, para qualquer configuração de rede arbitrária, condições gerais para a existência de acoplamento difusivo que torna a dinâmica da rede caótica. Em particular, introduzimos a classe das chamadas configurações de rede versáteis e provamos que os coeficientes de Taylor da redução ao espaço de central para qualquer rede versátil podem assumir qualquer valor dado.

Metodologias ativas e os desafios de se ensinar matemática.

Palestrante: Renata Cristina Geromel Meneghetti
Universidade de São Paulo

Data: 24/10
Horário: das 09:15 às 10:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nesta palestra abordarei, num primeiro momento, sobre alguns fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem dos alunos e os desafios dos professores de matemática na superação dos mesmos. Na sequência, tratarei a respeito de aprendizagem significativa e educação inclusiva e abordarei sobre algumas metodologias ativas para o ensino de matemática.

Funções ultradiferenciáveis: uma introdução

Palestrante: Paulo Leandro Dattori da Silva
Universidade de São Paulo

Data: 26/10
Horário: das 09:15 às 10:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nos cursos de graduação em matemática usualmente estudamos funções bem regulares, a saber, funções C e funções analíticas (denotadas por Cw). Sabemos que Cw está estritamente contido em C. Nesta palestra vamos chamar a atenção para classes intermediárias de funções, isto é, classes que contém estritamente Cw e que estão estritamente contidas em C.

Uma sequência de pesos é uma sequência de números reais positivos M={mn}n∈Z+ que satisfaz as seguintes condições:

1. m0 =m1=1;
2. m2n ≤mn−1 ·mn+1, ∀n∈N;
3. supj,k(mj+k/mj ·mk)≤H,para algum H>1.

Sejam M={mn}n∈N uma sequência de pesos e Ω um subconjunto aberto de Rn. Dizemos que uma função f∈C(Ω) é ultradiferenciável de classe {M} se para cada K⊂⊂Ω existem constantes C,h>0 tais que, para qualquer α∈ZN+, vale:

|Dαf(x)|≤C·h|α| ·m|α| ·|α|!, ∀x∈K.

Denotaremos o espaço das funções ultradiferenciáveis de classe {M} em Ω por EM(Ω).

Vale mencionar que tomando mn=(n!)s−1 recuperamos os espaços de Gevrey. Em particular, quando mn = 1 recuperamos o espaço Cw(Ω).

Os espaços EM(Ω) são espaços naturais para o estudo de equações diferenciais. Quando propriedades de um certo operador diferem nos contextos C e Cw é natural analisar tais propriedades no contexto das classes ultradiferenciáveis.

Nesta palestra pretendemos explorar propriedades de classes de funções ultradiferenciáveis e apresentar aplicações em equações diferenciais ordinárias e equações diferenciais parciais.

*Apoio: CNPq e FAPESP

Sobre Mergulhos de Estruturas e Formas

Palestrante: Marcus Antônio Mendonça Marrocos
Universidade Federal do Amazonas

Data: 23/10
Horário: das 19:45 às 20:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Esta palestra se dedica a apresentar de forma simples e ilustrativa como um mesmo objeto em Matemática pode ser visto sob vários pontos de vista considerando as diversas estruturas presentes nele. Mergulhando tais objetos em diferentes espaços cada estrutura se revela de forma natural. O círculo S1 é ao mesmo tempo um grupo, uma curva diferenciável e pode ser mergulhado em um espaço vetorial com estrutura adicional de corpo!!! Outro exemplo particularmente simples são os conjuntos númericos Z, Q, R e C que podem ser construídos de forma independente, porém ser mergulhados Z em Q em R em C, um no outro mantendo suas estruturas originais. Dentre a infinidade de tais objetos e estruturas os grupos de Lie são exemplos notáveis uma vez que possui estruturas de grupo e de variedade diferenciável, podendo ser equipado com uma geometria compatível. Vários outros exemplos serão explorados. Conceitos tais como espaços vetoriais, grupos, corpos, topologia, geometria, quocientes serão usados durante toda a apresentação de forma concreta por meio de exemplos.

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As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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