Graduação em Matemática

Modelos matemáticos para o ensino

Palestrante: Samuel Rocha de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas

Datas: 19/10
Horário: das 19:30 às 20:20 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: A matemática tem sido aplicada para o entendimento de muitos fenômenos naturais e sociais através de modelos variados. Muitos destes modelos podem ser apropriados no ensino básico com as devidas aproximações e limitações de validade. Os ensinos baseados em problemas ou em projetos podem ser empregados na construção e avaliação de modelos matemáticos. Para tanto, o entendimento dos erros envolvidos, das estimativas e aproximações são fundamentais para as professoras e os professores mediarem a aprendizagem dos alunos. Vamos apresentar alguns modelos matemáticos que julgamos interessantes nesta perspectiva.

Cáusticas e a xícara de café dos matemáticos

Palestrante: Pedro Benedini Riul
Universidade Federal de São João del-Rei

Datas: 20/10
Horário: das 10:00 às 10:50 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Considere a seguinte situação: na sua cozinha ou em sua sala, pegue sua xícara de café (ou de chá, caso não seja um apreciador de café). Na verdade, qualquer objeto cilíndrico e polido é suficiente, como um bracelete de metal ou até mesmo um anel. Deixe que a luz incida dentro da xícara e observe o desenho formado pelos raios de luz refletidos no seu fundo. Isso que você vê é uma curva cáustica. O termo cáustica se refere à curva ou superfície envelope (ou envoltória) de raios de luz refletidos ou refratados. Se observarmos, por exemplo, o fundo de uma piscina cheia de água, os desenhos formados pelos raios de luz que se acumulam em seu fundo são cáusticas formadas por raios de luz que são refratados pelas ondas da água ao incidirem em sua superfície.

A palavra cáustica vem do grego “queimar” e não é sem motivo. Nos anos de 214 até 212 a.C., a cidade grega de Siracusa, terra natal do matemático Arquimedes, foi sitiada por soldados romanos. Há uma lenda que afirma que Arquimedes criou um espelho gigante com o intuito de desviar os raios solares para as velas das embarcações romanas, incendiando-as. Muito embora não existam provas de tal acontecimento, em 1973 o físico grego Ionas Sakkos fez a seguinte simulação. Setenta soldados equipados com folhas de cobre polidas refletiram a luz solar em um ponto de uma réplica de um navio romano a duzentos metros de distância. O resultado desse experimento foi a combustão do navio em poucos segundos.

Voltando à nossa xícara, o objetivo desta palestra é mostrar que a cáustica formada em seu fundo é uma curva bastante conhecida: a epiciclóide, uma curva cíclica definida por um ponto de uma circunferência que rola sem deslizar sobre um círculo.

Matemática Financeira: ensino e cidadania

Ministrante: Wladimir Seixas
Universidade Federal de São Carlos

Datas: 18/10 das 15:10 às 16:00
          19/10 das 15:10 às 16:50
           21/10 das 19:30 às 20:20
Link: A ser divulgado

Apresentação: O cálculo financeiro e a análise de investimentos são conhecimentos estratégicos na formação do cidadão. Este minicurso se propõe complementar a formação do profissional de Matemática (licenciado ou bacharel) com ênfase no ensino e na educação financeira.

Público alvo: Alunos de graduação em Matemática, áreas afins e público externo.

Objetivos: Discutir a importância da educação financeira como instrumento para a cidadania, aprimorando a compreensão do cidadão, para que este seja capaz de fazer escolhas conscientes quanto à administração de seus recursos contribuindo assim para a eficiência e a solidez dos mercados financeiro, de capitais, de previdência e de capitalização. Aplicar os conceitos da Matemática Financeira na análise e avaliação de problemas concretos da vida cotidiana.

Ementa: O ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio. Conceitos Gerais e Juros Simples. Juros Compostos. Fluxo de Caixa. Sequências de capitais. Sistemas de amortização de dívidas e financiamentos. Noções sobre análise de alternativas de investimentos

Bibliografia

Hazzan, Samuel e Pompeo, José Nicolau. Matemática Financeira, 5a Edição. São Paulo: Saraiva, 2001.

Samanez, Carlos Patrício. Matemática Financeira: Aplicações à Análise de Investimentos. São Paulo: Prenticel-Hall, 2002.

Pré-Cálculo 2023

 

 Pré-Cálculo 2023

Uma ótima oportunidade para reafirmar ou recuperar os conhecimentos prévios necessários para as disciplinas
de  Cálculo. O curso é inteiramente gratuito e será realizado de forma virtual pelo Ambiente de Aprendizagem
AVA2/UFSCar - https://ava2.ead.ufscar.br.
 
É visado como público, principalmente, os recém-egressos do Ensino Médio que ingressaram (ou estão 
ingressando) em cursos de ciências exatas ou tecnológicas em 2023. Também espera-se  contar com alunos
de graduação veteranos e professores das Redes Municipal e Estadual que anseiam por aperfeiçoar os
conhecimentos de Matemática Elementar.
 
A inscrição ocorre pelo formulário https://precalculo23.faiufscar.com/ em dois momentos: de 10/03 a 22/03;
e 30/03 a
 10/04, principalmente para atender os ingressantes de terceira chamada. Não haverá limitação de
vagas, bastando se inscrever pelo formulário com dados corretos. 

O curso prevê a carga horária de 60 horas modulada em quatro unidades:
1- Números reais
2- Retas e curvas
3- Funções e Funções Trigonométricas
4- Funções Exponencial e Logarítmica

Os alunos receberão um certificado de curso de extensão de 60 horas desde que seja aprovado,
sendo que a avaliação se dará por tarefas e simulados implementados no ambiente de aprendizagem.

O curso faz parte do Programa de Extensão da UFSCar, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, e
é desenvolvido pelo Departamento da Matemática/CCET. Na atual edição contará com uma equipe de 40
monitores dentro do Programa Bolsas Treinamento da Pró-Reitoria de Graduação cujo edital para a seleção
já está disponível.
 
Aproveitem a oportunidade!!!

Em caso de maiores dúvidas pode contatar
 
Prof. Adilson Eduardo Presoto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Edições anteriores

 

Pré-Cálculo 2021

 

 Pré-Cálculo 2021
 
 
É visado como público, principalmente, os recém-egressos do Ensino Médio que ingressaram
(ou estão ingressando) em cursos de ciências exatas ou tecnológicas em 2021. Também espera-se
contar com os alunos de graduação e professores das Redes Municipal e Estadual que anseiam por
aperfeiçoar os conhecimentos de Matemática Elementar.
 
 inscrição ocorre pelo formulário https://forms.gle/NFn5aohnm5MRkWRr6 entre os dias 30/06 e
04/07. Não haverá limitação de vagas, bastando se inscrever pelo formulário com dados corretos. 

O curso prevê a carga horária de 50 horas modulada em quatro unidades:
1- Números reais
2- Retas e curvas
3- Funções e Funções Trigonométricas
4- Funções Exponencial e Logarítmica

Os alunos receberão um certificado de curso de extensão de 50 horas desde que seja aprovado,
sendo que a avaliação se dará por tarefas e simulados implementados no ambiente de aprendizagem.

O curso faz parte do Programa de Extensão da UFSCar, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, e
é desenvolvido pelo Departamento da Matemática/CCET e Centro de Ciências da Natureza - CCN.

Em caso de maiores dúvidas pode contatar o Coordenador da Atividade
 
Prof. Adilson Eduardo Presoto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905