Atividades complementares

Constituem-se de atividades teórico-práticas que entrelaçam os três principais fins da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. No Art. 45, o Regimento Geral dos Cursos de Graduação, define-se-as:  

“As Atividades Curriculares Complementares são todas e quaisquer atividades de caráter, acadêmico, científico e cultural realizadas pelo estudante ao longo do seu curso de graduação, que contribuem para o enriquecimento científico, profissional e cultural e para o desenvolvimento de valores e hábitos de colaboração e de trabalho em equipe”

No Curso de Licenciatura em Matemática é obrigatório, como condição mínima para a obtenção do diploma, que o estudante obtenha aprovação de 210 (duzentas e dez) horas em Atividades Complementares, enquanto para o curso de Bacharelado em Matemática é opcional. 

Abaixo segue uma tabela com sugestões do Conselho da Coordenação do Curso de Graduação de atividades a serem desenvolvidas pelos graduandos, com a carga horária máxima por semestre e por curso e a documentação necessária para comprovar a realização da atividade.

 

   Atividade  Carga Horária Máxima por Período Carga Horária Máxima em todo o Curso   Comprovação 
1 ACIEPEs.  60 horas  120 horas Aprovação constante no Histórico Escolar. As ACIEPES devem ser diferentes. Para o cômputo das horas será utilizada a freqüência constante no Histórico Escolar. 
2 Iniciação Científica em projeto adequado aos objetivos do curso, com ou sem bolsa, inserido em programa oficial da UFSCar.  25 horas 125 horas  Relatório assinado pelo orientador e documento da Comissão de IC. 
3 Projeto de Extensão em assunto adequado aos objetivos do curso, com ou sem bolsa, inserido em programa oficial da UFSCar. 60 horas 120 horas  Relatório assinado pelo professor responsável ou documento da PROEX. 
4 Publicação completa de assunto adequado aos objetivos do curso, realizada em mídia reconhecida como veículo de divulgação em ensino, pesquisa ou extensão.  20 horas  60 horas  Texto comprovante da publicação.
5  Participação em congressos, seminários,   simpósios, reuniões, sobre assuntos adequados   aos objetivos do curso. 70 horas  120 horas  Certificado de participação contendo o número de horas efetivamente realizadas. 
6 Bolsista de programas da UFSCar ou de projetos de departamento, como monitor, tutor, atividade, treinamento, curso prévestibular, tendo realizado trabalho adequado aos objetivos do curso. 25 horas  90 horas  Documento do órgão responsável pela bolsa e relatório do orientador. 
7 Aprovação na disciplina 19.180-9 Educação Ambiental em Resíduos ou na disciplina 01.312-9 Ensino e Pesquisa em Educação Ambiental. 60 horas  60 horas  Aprovação constante no Histórico Escolar. Para o cômputo das horas será utilizada a freqüência constante no Histórico Escolar. 
8 Participação, como voluntário, de projetos sociais desenvolvidos em escolas públicas em atividades didáticas. 25 horas  50 horas  Comprovante oficial.
9 Participação em órgãos colegiados da UFSCar. 10 horas  40 horas  Ata da reunião ou atestado do presidente do colegiado. 
10 Organização de eventos acadêmicos ou científicos. 15 horas  30 horas  Atestado da comissão organizadora contendo número de horas efetivamente dispendidas. 
11 Participação como ouvinte de palestras ou conferências, assim como de defesa de dissertação de trabalho de conclusão de curso, de mestrado ou doutorado.  15 horas 60 horas  Certificado. Será computado no máximo uma hora para cada evento. 
12 Atividades de pesquisa, como participação em projetos de pesquisa e cursos com nível de Iniciação Científica ou pós-graduação.  40 horas 80 horas  Certificado.  
13 Participação em associações estudantis como membros efetivos.  10 horas  40 horas  Atas de reuniões ou atestados. 
14 Apresentação de trabalhos em Congressos; Simpósios, Workshops ou Encontros adequados aos objetivos do curso.  5 horas 10 horas  Certificado ou Declaração constando o nº de horas
15 Cursos de Atualização e Cursos à distância, adequados aos objetivos do curso  20 horas 60 horas  Certificado constando o nº de horas. 
16 Minicursos adequados aos objetivos do curso.  20 horas 60 horas  Certificado constando o nº de horas.
17 OBMEP / PET(organização) / Conexões dos Saberes  15 horas 30 horas  Certificado ou Declaração constando o nº de horas.
18 Curso de Verão. 30 horas 60 horas  Declaração constando o nº de horas.
19 Disciplinas da UFSCar fora da Grade Curricular.   60 horas  120 horas Histórico oficial da UFSCar.
20 Estágio Não Obrigatório. 30 horas  120 horas  Relatório final de estágio, constando o número de horas
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905