Histórico dos cursos de Matemática

O primeiro curso de Matemática da UFSCar foi o Curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Matemática (plena), autorizado pelo Conselho de Curadores em 02 de agosto de 1973, conforme consta na ata da 37a reunião desse Colegiado Superior e com parecer favorável do Conselho Federal de Eduacação, Parecer CFE no 5249/78. Iniciado em março de 1975, com 50 (cinquenta) vagas oferecidas no período diurno, reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, Decreto CFE no 82539, de 01 de novembro de 1978. Na primeira turma formaram-se 10 professores e a maioria seguiu carreira acadêmica em universidades públicas.

No ano de 1978, o Departamento de Matemática passou a oferecer a opção para o curso de Bacharelado em Matemática, homologado pelo Conselho Federal de Educação, Parecer CFE no  1869, de 28 de julho de 1978. Na primeira turma com essa opção, que iniciou em agosto de 1978, formaram-se 3 (três) bacharéis e todos seguiram carreira acadêmica em universidades públicas.

Em 1989 foi implementada pelo Conselho de Coordenação do Curso de Matemática uma ampla reformulação curricular nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Essa reformulação foi um marco histórico nos Cursos de Matemática da UFSCar na qual o corpo docente com base na experiência vivenciada com dedicação e seriedade na formação de professores e no ensino de Matemática, observando a realidade dos discentes que passaram pelos cursos de até aquele momento, sentiu a necessidade de fazer uma nova proposta para os cursos oferecidos. Essa proposta, além de acentuar a separação entre as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, sem perda de qualidade para nenhuma delas, criou ênfases para o Bacharelado (em Matemática Pura ou Matemática Aplicada).

A partir do vestibular de 1996, a Universidade passou a oferecer vagas para o curso de Licenciatura em Matemática no período noturno e para o curso de Bacharelado em Matemática no período noturno/vespertino, com a proposta de utilização de recursos computacionais para o ensino de disciplinas ligadas ao Departamento de Matemática, objetivando formar profissionais mais habituados ao uso de ferramentas computacionais para o ensino de Matemática. Foram abertas 30 vagas no diurno e 30 vagas no período noturno.

Durante o processo de avaliação ocorrida nos cursos de Matemática em decorrência do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB-SESu/MES), cuja etapa de autoavaliação foi concluída no final de 1998, e cuja etapa de avaliação externa foi concluída em abril de 1999 e também, como fruto de observações realizadas pelos docentes do Departamento de Matemática nos diversos projetos de extensão desenvolvidos junto aos professores do ensino fundamental e médio, da observação nas diversas turmas de estudantes e ainda pela necessidade de adequações dos cursos às novas exigências do mercado, o Conselho de Coordenação do Curso de Matemática iniciou em dezembro de 1998 a construção de um novo currículo. Destaca-se ainda que, pelo fato de que os Cursos de Matemática estavam incluídos entre os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos de Graduação, esteve na UFSCar, no final do ano de 1999, uma Comissão, designada pelo MEC, para proceder à Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação em Matemática da UFSCar, avaliação esta que também inspirou o Conselho na alteração de aspectos da orientação didático-pedagógica do curso. Em sua reunião realizada em 03 de março de 2000, o Conselho de Coordenação do Curso de Matemática, aprovou a Proposta Curricular para o curso de Licenciatura em Matemática - períodos matutino e noturno e para o curso de Bacharelado em Matemática períodos matutino/vespertino e noturno/vespertino, contendo os marcos referenciais, conceituais e estruturais para o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. As novas matrizes curriculares, aprovadas pela Câmara de Graduação e pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, passaram a ser chamados de currículo 2000.

Logo após a conclusão da reformulação curricular de 2000, a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, trouxe novas exigências para os cursos de licenciatura. O projeto pedagógico e as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática da UFSCar (diurno e noturno) foram atualizados para atender às novas normativas. O novo projeto foi aprovado pelo Conselho de Coordenação dos Cursos de Matemática em 19 de dezembro de 2003 e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSCar em 16 de abril de 2004 (Parecer 907).

A reformulação dos cursos de Licenciatura trouxe a necessidade de ajustar o curso de Bacharelado, e foi construído o novo projeto do curso de Bacharelado com pequenas mudanças em relação ao anterior. A versão definitiva desse projeto foi aprovada pelo Conselho de Coordenação dos Cursos de Matemática em 25 de outubro de 2004, e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSCar em 26 de novembro de 2004 (Parecer 949). Os novos projetos pedagógicos da Licenciatura e do Bacharelado passaram a ser denominados currículo 2004.

Em 2009, devido à expansão de vagas em universidades públicas com a implantação do Projeto Reuni, os cursos de licenciatura e bacharelado passaram a ofertar 40 vagas no diurno e 40 vagas no noturno. A renovação do reconhecimento dos cursos de Matemática da UFSCar foi homologada pela Portaria no 286, de 21 de dezembro de 2012 (DIREG/MEC) .

Após 11 anos da implantação do projeto pedagógico dos cursos, enquanto algumas alterações curriculares eram discutidas no âmbito do Conselho de Coordenação de Curso, devido à Resolução no 02, de 01 de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, constitui-se uma comissão composta por docentes do Departamento de Matemática e de outros departamentos que ofertam disciplinas para os cursos de Licenciatura em Matemática, para elaboração deste novo projeto pedagógico.

 

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