Bacharelado

Teorema de Pitágoras: uma proposta de intervenção de ensino-aprendizagem para alunos deficientes visuais

Palestrante: Nasael Martins Luiz
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Datas: 11/08
Horário: das 17 às 17:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Escrevo um simples resumo dizendo-lhes que meu trabalho foi voltado para o Ensino de Geometria para pessoas cegas ou com deficiência visual grave. Minha dissertação teve como título: TEOREMA de PITÁGORAS: Uma proposta de intervenção de ensino e aprendizagem para alunos deficientes visuais. Orientado pelo Prof. Dr. Rogério Fernandes Pires no ano de 2018.

O trabalho envolveu 02 jovens cegas estudantes de escolas públicas matriculadas no ensino médio e consistiu no ensino de medição das peças triangulares com régua, classificação dos triângulos, compreensão de área, cálculo de área dos quadrados, contexto histórico, a compreensão do que é um teorema e posteriormente apresentando triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos, a ideia foi que elas deduzissem que a igualdade se dava somente num tipo de triângulo e assim pudessem compreender o enunciado do importante teorema.

Neste ano, trabalho em 02 instituições de ensino como Assessor Pedagógico e Docente da área; tenho aluno deficiente visual no ensino médio e a pós-graduação me auxilia em apontar um novo olhar como profissional e na atuação com um público com necessidade especial que demanda atenção e esforço por parte do docente em preparar material que não está à mão (ou não existe), estudar, etc...

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905