Bacharelado

Solução de EDP via Teorema do Passo da Montanha

Palestrante: Carlos Eduardo Passarin Segantin
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 11:00 às 11:20 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: 

No século XIX, o Problema de Dirichlet foi abordado pelo Princípio de Dirichlet, introduzindo um funcional de energia. Matemáticos como Weierstrass reconheceram suas falhas por volta de 1870, atribuídas à falta de rigor matemático da época. A solução veio com a teoria dos espaços de Sobolev e o método de minimização. Após isso, várias ferramentas poderosas foram desenvolvidas para atacar problemas em Equações Diferenciais Parciais, dentre eles o Teorema do Passo da Montanha de Ambrosetti-Rabinowitz. Neste trabalho, ser ̃ao abordados alguns resultados importantes no estudo de EDP’s, que emergiram após os questionamentos iniciados por Weierstrass acerca do Princípio de Dirichlet.

Estudou-se as principais ferramentas para obtenção de solução e classifica ̧ção de solubilidade de equações diferenciais parciais. Al ́em disso, aplicou-se alguns desses métodos em uma mesma EDP, no intuito de compará-los. A investigação sobre as aplicações dessas ferramentas na solução de EDP’s,
propiciou ao aluno o contato e manuseio de métodos mais sofisticados da Análise e do Cálculo das Variações, bem como a compreensão de sua importância na área.

A definir

Palestrante: Matheus Hudson Gama dos Santos
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 09:00 às 09:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A definir.

Teorema de Gauss-Bonnet e algumas aplicações

Palestrante: Alan Kaus-Zampieron
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 08:00 às 8:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: O Teorema de Gauss-Bonnet é um resultado fundamental na geometria diferencial que relaciona a geometria de superfícies com suas propriedades topológicas. Em termos simples, ele estabelece uma conexão entre a curvatura de uma superfície e sua característica de Euler, uma propriedade topológica. O teorema ́e utilizado para classificar superfícies, ajudando a determinar a característica de Euler de distintas superfícies, fornece ferramentas para estudar a curvatura de superfícies em diferentes contextos e, em teorias como a relatividade geral, a geometria do espaço-tempo pode ser analisada usando ideias do teorema.

Matemática e Psicologia: uma estranha relação de equivalência

Palestrante: Kimberly da Silva Rocha
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 08:30 às 09:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: As classes de equivalência desempenham um papel crucial na matemática, especialmente na teoria dos conjuntos, álgebra abstrata e análise. Fundamentadas em propriedades como reflexividade, simetria e transitividade, essas classes agrupam elementos de um conjunto com relações específicas, proporcionando uma compreensão aprofundada das propriedades subjacentes. A interseção intrigante surge ao comparar essas classes com a teoria de estímulos de Murray Sidman, renomado psicólogo comportamental. Este projeto explora essa conexão, examinando a presença de conceitos matemáticos na teoria de estímulos e suas implicações práticas, especialmente no contexto educacional e no tratamento de dificuldades de leitura e linguagem. A compreensão dessa interrelação pode enriquecer ambas as disciplinas, fornecendo percepções valiosos para a matem ́atica e contribuindo para abordagens maiseficazes no campo educacional.

Aprendizagem ativa e neurociência: qualquer um pode aprender Matemática?

Palestrante: Rafael Fernando Barostichi
Universidade Federal de São Carlos

Data: 09/10
Horário: das 14:00 às 14:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nesta palestra, vamos explorar a crença amplamente difundida que o conhecimento matemático é restrito a poucos que possuem os dons necessários para adquiri-lo, e refletir sobre como as estratégias de aprendizagem ativa podem, à luz da neurociência, contribuir com a aprendizagem significativa da Matemática.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
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