Oficina: A Matemática de empilhar: Torre de Hanói |
|
Palestrante: Grupo PET-Matemática Universidade Federal de São Carlos |
Data: 22/10 |
Resumo: Nesta oficina o objetivo principal é construir a torre de Hanói com alguns materiais alternativos e também entender seu funcionamento. Além disso, os participantes poderão aprender também o contexto no qual ela surgiu e o número mínimo de movimentos para mover a torre de um pino para outro. |
Em busca do melhor caminho |
|
Palestrante: Walcy Santos |
Datas: 20/10 Horário: das 19:30 às 20:20 Link: Canal da Coordenação de Curso |
Resumo: Nesta palestra vamos olhar o problema de encontrar a curva de menor comprimento ligando dois pontos em uma superfície não planar. Depois de ver os exemplos mais simples como cilindros, cones e esferas, iremos fazer um resumo histórico da criação do cálculo das variações e estudaremos o problema de obter as equações das geodésicas em superfícies mais gerais. |
Oficina I: Aritmágicas |
|
Ministrante: Grupo PET-Matemática Universidade Federal de São Carlos |
Data: 18/10 |
Resumo: a oficina irá trazer algumas Matemágicas envolvendo conteúdos de aritmética. No primeiro momento, serão apresentadas algumas dessas mágicas aos participantes e então será pedido que eles tentem sugerir o que está por trás delas e, por fim, será explicado aos participantes como funcionam tais atividades. |
Na matemática primeiro as ideias, depois o rigor. |
|
Palestrante: Régis Varão |
Datas: 18/10 Horário: das 10:00 às 10:50 Link: Canal da Coordenação de Curso |
Resumo: A nossa formação em matemática na universidade é muito baseada no rigor matemático, mas paradoxalmente as ideias não surgem do rigor, elas surgem da nossa intuição (que pode ter muitos significados), depois das ideias vem o rigor. Vou conversar um pouquinho sobre isso nesta palestra e usar como exemplo um conteúdo muito próximo aos alunos o curso de cálculo. Espero nesta palestra motivá-los a ver a matemática como um jogo de ideias, a formalização é uma mera consequência. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.