A ser anunciado |
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Palestrante: Sérgio Roberto Nobre |
Cancelado |
Resumo: A ser anunciado. |
A ser anunciado |
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Palestrante: Sérgio Roberto Nobre |
Cancelado |
Resumo: A ser anunciado. |
Modelagem Matemática e Big Data |
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Palestrante: Rodrigo Dalla Vecchia |
Data: 01/10 Horário: das 16:00 às 16:45 Local: Auditório DM |
Resumo: Uma das características marcantes da atualidade é a rápida evolução que os recursos tecnológicos vêm sofrendo. A velocidade de introdução de novos meios faz com que novas perspectivas e potencialidades surjam constantemente, transformando o cotidiano vivencial. Nesse contexto surgem temas/conceitos/recursos que já estão transformando o cotidiano de todos e irão transformar ainda mais. Dentre os principais impactos, destaca-se o gerado pela análise e cruzamento do grande volume de informações registradas, também conhecido como Big Data, que associado a uma gama de técnicas conhecidas como Machine Learning estão gerando mudanças em muitas áreas. A presente fala busca contextualizar esses aspectos buscando associações com o âmbito da Educação Matemática. |
Por uma formação humanizadora de professores que ensinam Matemática na Educação Básica:
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Palestrante: Regina Célia Grando |
Data: 04/10 Horário: das 10:45 às 11:30 Local: Auditório DM |
Resumo: O objetivo da palestra é discutir os aspectos formativos necessários ao professor que ensinará matemática na Educação Básica, compreendendo os diferentes conhecimentos, mais especificamente o conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática. Serão apresentados resultados de pesquisas em formação inicial de professores, bem como elementos que sustentam uma formação humanizadora do professor de matemática. |
Investigações sobre um tipo especial de quadrilátero |
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Palestrante: Roberto Ribeiro Paterlini |
Data: 04/10 Horário: das 10:00 às 10:45 Local: Auditório DM |
Resumo: Considerando o contexto da metodologia de ensino da Matemática denominada “investigação”, faremos um estudo sobre um tipo especial de quadrilátero. Esse conteúdo se situa em Geometria Plana Euclidiana. Usaremos propriedades de trapézios, arcos capazes, e a correspondência LLA entre triângulos. Do ponto de vista da investigação em Matemática abordaremos, neste assunto em pauta, os conceitos de descrição, construção e caracterização de objetos geométricos. Faremos considerações sobre o uso de um determinado contraexemplo clássico na Geometria Elementar. |
Aspectos essenciais para entendemos Sistemas Complexos e porque a Inteligência Coletiva nos oferece alternativas plausíveis. |
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Palestrante: Paulo César Camargo |
Data: 30/10 Horário: das 19:00 às 19:45 Local: Auditório DM |
Resumo: Olhar os fenômenos naturais a luz do conhecimento depende criticamente da construção de modelos mentais, onde a imaginação, o raciocínio lógico e o método científico são ferramentas indispensáveis. Para o melhor entendimento de fenômenos de nosso interesse podemos elaborar modelos que possam ser descritos matematicamente. Uma vez que concebemos o Sistema de interesse, passamos a identificar as entidades mais relevantes, suas interações individuais ou entre agrupamentos (granularidades) e com o meio onde atuam sendo relevantes para nossos objetivos. A partir de uma detalhada busca na literatura existente identifica-se os possíveis agentes, suas interações, meio onde atuam e dados confiáveis relativos a nossos objetivos. Uma vez identificado que nosso sistema é Complexo, ou seja, muito difícil ou impossível de ser descrito por um conjunto de equações matemáticas com solução viável, requer uma diversidade de conhecimentos especializados, sugerimos adotar a abordagem da Complexidade com Inteligência Coletiva que é objeto desta apresentação. A facilidade de acessar informações e as possibilidades de formação de redes de compartilhamento e aprendizado, pode ser reveladora, mas nos coloca diante de uma massacrante diversidade de dificuldades especialmente na escolha do(s) caminho(s) a adotar. Procurando achar caminhos nesta imensa selva de possibilidades temos procurado formar o Grupo de estudos de Sistemas Complexos e Inteligência Coletiva, seguindo principalmente as referências Edgar Morin [1] e Santa Fé Institute-SFI www.santafe.edu [2] em relação à Complexidade. Para Inteligência Coletiva temos Pierre Levi [3] e o Center for Collective Intelligence cci.mit.edu (T. Malone). A evolução destas idéias me convence que já estamos vivendo uma transformação, onde o mundo das idéias e o mundo da observação, estarão cada vez mais integrados reforçando a necessidade de sistematização com métodos que possibilitem a todo cidadão usufruir da tecnologia e do conhecimento disponível. Sistematização requer raciocínio lógico e a evolução dos sistemas requer imaginação, onde a matemática, a filosofia, as ciências exatas, engenharias e ciências sociais se encontram para dar suporte à criatividade e a inovações essenciais para a dinâmica da evolução da humanidade. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.