Bacharelado

Anéis: exemplos e contraexemplos

Apresentador: João Pedro Oliveira Martins
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 09/10
Horário: das 10:00 às 12:00 horas

Local: Saguão do DM

Resumo: Definiremos corpo, domínio euclidiano, domínio de ideais principais, domínio de fatoração única e domínio de integridade. Exibiremos uma sequência de inclusões destas classes de anéis comutativos.

Fundamentos de astronomia e trigonometria na determinação de latitude e meridiano local

Apresentadora: Giovanna Lopes da Silva
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 09/10
Horário: das 10:00 às 12:00 horas

Local: Saguão do DM

Resumo: A ciência e a tecnologia se desenvolveram a partir da vontade do ser humano de compreender melhor as coisas que aconteciam ao seu redor, seja por razões religiosas ou para entender acontecimentos do dia a dia. Com a astronomia (Astronomia = astros + nomos [grego] = lei dos astros) não foi diferente. Ela surgiu para suprir as necessidades e a vontade de conhecer melhor os fenômenos do Universo, levando à criação de métodos para contar os dias, definir as estações do ano e para navegação, mas também para a crença da época.

Nesse trabalho, exploramos de modo simples e práticos os conceitos de latitude local e meridiano local e suas relações com a matemática, conceitos fundamentais para a navega ̧c ̃ao terrestre e marítima.

A latitude local (φ) pode ser aproximada pela elevação do polo celeste em relação ao horizonte, enquanto o meridiano local é a direção que se encontra o polo celeste. Já a trigonometria, trata das relações entre os lados e ângulos de triângulos, ́e utilizada para calcular distâncias angulares entre
astros.

Abordamos diversas maneiras de encontrar latitude e meridiano local, com atividades práticas que podem ser desenvolvidas com estudantes da educação básica, destacando a importância do sistema geográfico para a localização na superfície terrestre. Incluíımos a analise da lei dos cossenos da trigonometria esférica para conseguirmos encontrar o tamanho angular do braço maior da Constelação Cruzeiro do Sul.

Este trabalho, baseado no projeto ”Modelos Matemáticos do Sistema Solar”, foi desenvolvido até agosto com bolsa do PET, e a partir de setembro, com apoio da FAPESP como bolsista de Iniciação Científica.

Etnomatemática

Mediador: Ademir Donizete Caldeira
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Integrantes
Danilo da Silva Lopes
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar
Elaine Costa Santos
Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Abro-brasileira - UNILAB
Valdirene Rosa de Souza
Universidade de São Paulo - USP 

Data: 10/10
Horário: das 19:00 às 20:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A definir.

Explorando a geometria nos tecidos Kente: Implementação da lei n° 10.639/2003 na aula de geometria do 6° ano do ensino fundamental.

Apresentadoras: Emilly Chaves Martins e Kimberly da Silva Rocha
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 09/10
Horário: das 10:00 às 12:00 horas

Local: Saguão do DM

Resumo: A questão da aplicação de novas metodologias pedagógicas em sala de aula, levantada por docentes da Educação Matemática, motivou o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, que visa explorar a integração de elementos culturais africanos e afro-brasileiros no ensino de geometria, buscando assim implementar a Lei n° 10.639/2003. Utilizando os tecidos Kente do povo Ashanti como recursos didáticos, o projeto investiga como esses artefatos culturais podem enriquecer a compreensão matemática dos alunos, promovendo simultaneamente a valorização da diversidade cultural. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica, com imersão em uma sala de aula de uma escola estadual em São Paulo, e segue um cronograma detalhado para garantir a implementação eficaz das atividades pedagógicas planejadas. Este estudo não apenas desafia a hegemonia dos paradigmas matemáticos tradicionais, mas também fomenta o raciocínio crítico, a responsabilidade social e a cidadania, conforme a perspectiva etnomatemática de D’Ambrosio.

Atrator global e aplicações

Palestrante: Vinicius Tavares Azevedo
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 11:40 às 12:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Neste seminário, vamos introduzir algumas definições e resultados fundamentais da teoria de semigrupos e do atrator global (cf. [1], [2]). Em seguida, ilustraremos esses conceitos com um exemplo prático, facilitando a compreensão das definições e resultados abordados.

[1] CARVALHO, Alexandre; LANGA, José A.; ROBINSON, James. Attractors for infinite-dimensional non-autonomous dynamical systems. Springer Science & Business Media, 2012.

[2] ARAGAO-COSTA, Eder Rítis. Sistemas gradientes, decomposição de Morse e funções de Lyapunov sob perturbação. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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