Bacharelado

Teorema de Pitágoras: uma proposta de intervenção de ensino-aprendizagem para alunos deficientes visuais

Palestrante: Nasael Martins Luiz
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Datas: 11/08
Horário: das 17 às 17:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Escrevo um simples resumo dizendo-lhes que meu trabalho foi voltado para o Ensino de Geometria para pessoas cegas ou com deficiência visual grave. Minha dissertação teve como título: TEOREMA de PITÁGORAS: Uma proposta de intervenção de ensino e aprendizagem para alunos deficientes visuais. Orientado pelo Prof. Dr. Rogério Fernandes Pires no ano de 2018.

O trabalho envolveu 02 jovens cegas estudantes de escolas públicas matriculadas no ensino médio e consistiu no ensino de medição das peças triangulares com régua, classificação dos triângulos, compreensão de área, cálculo de área dos quadrados, contexto histórico, a compreensão do que é um teorema e posteriormente apresentando triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos, a ideia foi que elas deduzissem que a igualdade se dava somente num tipo de triângulo e assim pudessem compreender o enunciado do importante teorema.

Neste ano, trabalho em 02 instituições de ensino como Assessor Pedagógico e Docente da área; tenho aluno deficiente visual no ensino médio e a pós-graduação me auxilia em apontar um novo olhar como profissional e na atuação com um público com necessidade especial que demanda atenção e esforço por parte do docente em preparar material que não está à mão (ou não existe), estudar, etc...

Análise combinatória com ficha de aulas e aulas expositivas

Palestrante: Rodrigo do Carmo Silva
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Datas: 11/08
Horário: das 16:30 às 17 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: O intuito dessa apresentação é mostrar o quão poderosa é a Técnica de Contagem Diagrama de Árvore (muitas vezes negligenciada na sala de aula) no raciocínio combinatório, e como ela auxilia na construção das técnicas de contagem: Arranjos, Permutações, Combinações e Combinações com Repetição.

Já utilizava essa ideia em sala de aula antes do mestrado e, com a finalização deste, pude perceber que o aprendizado a partir do diagrama de árvore é significativo.

Pré-Cálculo 2022

 

 Pré-Cálculo 2022

Uma ótima oportunidade para reafirmar ou recuperar os conhecimentos prévios necessários para as disciplinas
de  Cálculo. O curso é inteiramente gratuito e será realizado de forma virtual pelo Ambiente de Aprendizagem
AVA2/UFSCar - https://ava2.ead.ufscar.br.
 
É visado como público, principalmente, os recém-egressos do Ensino Médio que ingressaram (ou estão 
ingressando) em cursos de ciências exatas ou tecnológicas em 2022. Também espera-se  contar com alunos
de graduação veteranos e professores das Redes Municipal e Estadual que anseiam por aperfeiçoar os
conhecimentos de Matemática Elementar.
 
A inscrição ocorre pelo formulário https://precalculo22.faiufscar.com/ em dois momentos: de 11/0418/04;
e 05/05 a
08/05, principalmente para atender os ingressantes de terceira chamada. Não haverá limitação de
vagas, bastando se inscrever pelo formulário com dados corretos. 

O curso prevê a carga horária de 60 horas modulada em quatro unidades:
1- Números reais
2- Retas e curvas
3- Funções e Funções Trigonométricas
4- Funções Exponencial e Logarítmica

Os alunos receberão um certificado de curso de extensão de 60 horas desde que seja aprovado,
sendo que a avaliação se dará por tarefas e simulados implementados no ambiente de aprendizagem.

O curso faz parte do Programa de Extensão da UFSCar, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, e
é desenvolvido pelo Departamento da Matemática/CCET.
 
Aproveitem a oportunidade!!!

Em caso de maiores dúvidas pode contatar
 
Prof. Adilson Eduardo Presoto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Comitê Organizador: 

 

Adilson Eduardo Presoto
Universidade Federal de São Carlos 

Alex Carlucci Rezende
Universidade Federal de São Carlos 

Bruna Oréfice Okamoto
Universidade Federal de São Carlos

Gustavo Ferron Madeira
Universidade Federal de São Carlos 

Karina Schiabel 
Universidade Federal de São Carlos 

Marcelo José Dias Nascimento
Universidade Federal de São Carlos 

Paulo Antonio Silvani Caetano
Universidade Federal de São Carlos 

Rodrigo da Silva Rodrigues
Universidade Federal de São Carlos

PET-Matemática 
Universidade Federal de São Carlos 

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905