Licenciatura Integral

Colapso de variedade planas e o problema de Yamabe

Palestrante: Paolo Piccione
Universidade de São Paulo
Sociedade Brasileira de Matemática
Cancelada

Resumo: O estudo de soluções para o problema de Yamabe em certas variedades não compactas leva naturalmente a estudar o colapso de variedades compactas planas. Nesta palestra vou apresentar as motivações analítico-geométricas para esta teoria, e alguns resultados de existência e de classificação de colapsos.

Desenvolvimentos de produtos matemáticos e seus impactos na indústria e na comunidade 

Palestrante: Francisco Louzada Neto
Universidade de São Paulo
Dia: 15/10, das 09:00 às 10:00

Resumo: O desenvolvimento das Ciências Matemáticas como atividade de fomento do progresso científico e tecnológico no Brasil tem se intensificado nos últimos anos, contribuindo com o setor produtivo para aumentar seu valor agregado por meio do desenvolvimento de produtos matemáticos específicos. Neste contexto, as Ciências Matemáticas têm se inserindo em processos de inovação com profissionais de setores público e produtivo, bem como a população em geral, direcionando a interlocução eficiente entre a academia e a indústria. Nessa conferência apresento os principais objetos e produtos matemáticos que temos produzidos no Centro de Ciência de Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), no sentido de aproximar a academia, o setor produtivo e a população em geral. A importância e o impacto da utilização das novas tecnologias de base Matemática em aplicações reais de sucesso na indústria e nos negócios são apresentadas. 

 

Formação de professores que ensinam Matemática da perspectiva dos sabres profissionais docentes

 

Palestrante: Victor Augusto Giraldo 
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cancelada

Resumo: Os saberes necessários a um professor para ensinar Matemática têm sido alvo de amplos debates, tanto na literatura de pesquisa em Educação Matemática têm sido alvo de amplos debates, tanto na literatura de pesquisa em Educação Matemática, como nos meios profissionais de professores que ensinam na Educação Básica e de formadores de professores. Nesta apresentação, discutiremos três dicotomias que têm permeado explícita ou implicitamente esse debate: saberes de Matemática pura versus saberes de Matemática para o ensino; Matemática acadêmica versus Matemática escolar; Matemática problematizada versus Matemática não problematizada. Alguns obstáculos têm sido apontados por essa literatura quando ao não reconhecimento dos saberes de Matemática para o ensino de formação de professores e quanto à subordinação da Matemática escolar aos padrões de rigor da Matemática acadêmica. Nosso argumento é de que tais obstáculos podem ser mais bem entendidos considerando-se um paradigma que tem dominado largamente o ensino de Matemática, tanto na Escola como na Universidade: "a concepção de Matemática não problematizada, segundo a qual a Matemática é um corpo homogêneo de conhecimento, pronto e imutável, puro e apolítico, que sempre foi e sempre será da forma que é hoje, ou que apenas se aperfeiçoa linearmente de um estado mais primitivo". A Matemática problematiza, em contrapartida, é uma das concepções da Matemática a partir das diversas práticas sociais que as constituem, e que põe em evidência.  

Caos: O que é, como reconhecê-lo e como lidar com ele

Palestrante: Gabriel Ponce
Universidade Estadual de Campinas
Dia: 15/10, das 15:00 às 15:45

Resumo: Nesta palestra discutiremos um pouco o conceito de Caos e apresentaremos algumas caracterizações matemáticas, que nos permitem identificar como o Caos se relaciona com a ocorrência de eventos, catástrofes e sua previsibilidade. 

Operadores efetivos para o laplaciano em tubos sob redução de dimensão

Palestrante: César Rogério de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos 
Dia: 17/10, das 14:00 às 15:00

Resumo: Serão descritos resultados sobre operadores unidimensionais que aproximam o laplaciano em faixas (no plano) e tubos (no espaço) muito finos. Tais operadores são extremamente sensíveis a propriedades geométricas e condições de contorno.  

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