Reformulações Curriculares
2019
Reuniões
Pareceres
2004
Deliberações
Parecer CaG 136-04: sobre os PPCs
Resolução CEPE 907-04: aprovação dos PPCs.
2002
1986
Reuniões
Pareceres
Parecer CaG 136-04: sobre os PPCs
Resolução CEPE 907-04: aprovação dos PPCs.
O curso de Bacharelado em Matemática da UFSCar se propõe a formar profissionais capazes de atuar crítica e criativamente na modelagem e na resolução de problemas, aplicando os conhecimentos matemáticos, a partir de sua sólida formação nos aspectos conceituais, históricos e epistemológicos fundamentais da área da matemática. O egresso desse curso poderá ingressar em programas de pós-graduação em matemática ou em ciências afins, bem como atuar em setores da indústria e de serviços, que abrangem também áreas de computação e de engenharia.
O curso de Bacharelado em Matemática da UFSCar se propõe a formar profissionais capazes de atuar crítica e criativamente na modelagem e na resolução de problemas, aplicando os conhecimentos matemáticos, a partir de sua sólida formação nos aspectos conceituais, históricos e epistemológicos fundamentais da área da matemática. O egresso desse curso poderá ingressar em programas de pós-graduação em matemática ou em ciências afins, bem como atuar em setores da indústria e de serviços, que abrangem também áreas de computação e de engenharia.
O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar profissionais que tenham o domínio da Matemática como forma de saber científico, histórico e socialmente produzido, das demais ciências correlacionadas e dos fundamentos da educação e das práticas pedagógicas, de forma a possibilitar, aos seus egressos, o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis da educação básica.
O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar profissionais que tenham o domínio da Matemática como forma de saber científico, histórico e socialmente produzido, das demais ciências correlacionadas e dos fundamentos da educação e das práticas pedagógicas, de forma a possibilitar, aos seus egressos, o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis da educação básica.
Constituem-se de atividades teórico-práticas que entrelaçam os três principais fins da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. No Art. 45, o Regimento Geral dos Cursos de Graduação, define-se-as:
“As Atividades Curriculares Complementares são todas e quaisquer atividades de caráter, acadêmico, científico e cultural realizadas pelo estudante ao longo do seu curso de graduação, que contribuem para o enriquecimento científico, profissional e cultural e para o desenvolvimento de valores e hábitos de colaboração e de trabalho em equipe”
No Curso de Licenciatura em Matemática é obrigatório, como condição mínima para a obtenção do diploma, que o estudante obtenha aprovação de 210 (duzentas e dez) horas em Atividades Complementares, enquanto para o curso de Bacharelado em Matemática é opcional.
Os estudantes devem encaminhar todas as comprovações das atividades realizadas em um único envio até o semestre anterior de colação de grau usando os seguintes Formulário e Anexo
As submissões serão avaliadas pela Coordenação de Curso no período reservado para este fim e após as devidas creditações os estudantes serão notificados.
Abaixo segue uma tabela com sugestões do Conselho da Coordenação do Curso de Graduação de atividades a serem desenvolvidas pelos graduandos, com a carga horária máxima por semestre e por curso e a documentação necessária para comprovar a realização da atividade. Atividades não contempladas na lista abaixo podem ser consideradas segundo a avaliação do Conselho da Coordenação de Curso.
Atividade | Carga Horária Máxima por Período | Carga Horária Máxima em todo o Curso | Comprovação | |
1 | ACIEPEs. | 60 horas | 120 horas | Aprovação constante no Histórico Escolar. As ACIEPES devem ser diferentes. Para o cômputo das horas será utilizada a freqüência constante no Histórico Escolar. |
2 | Iniciação Científica em projeto adequado aos objetivos do curso, com ou sem bolsa, inserido em programa oficial da UFSCar. | 25 horas | 125 horas | Relatório assinado pelo orientador e documento da Comissão de IC. |
3 | Projeto de Extensão em assunto adequado aos objetivos do curso, com ou sem bolsa, inserido em programa oficial da UFSCar. | 60 horas | 120 horas | Relatório assinado pelo professor responsável ou documento da PROEX. |
4 | Publicação completa de assunto adequado aos objetivos do curso, realizada em mídia reconhecida como veículo de divulgação em ensino, pesquisa ou extensão. | 20 horas | 60 horas | Texto comprovante da publicação. |
5 | Participação em congressos, seminários, simpósios, reuniões, sobre assuntos adequados aos objetivos do curso. | 70 horas | 120 horas | Certificado de participação contendo o número de horas efetivamente realizadas. |
6 | Bolsista de programas da UFSCar ou de projetos de departamento, como monitor, tutor, atividade, treinamento, curso prévestibular, tendo realizado trabalho adequado aos objetivos do curso. | 25 horas | 90 horas | Documento do órgão responsável pela bolsa e relatório do orientador. |
7 | Aprovação na disciplina 19.180-9 Educação Ambiental em Resíduos ou na disciplina 01.312-9 Ensino e Pesquisa em Educação Ambiental. | 60 horas | 60 horas | Aprovação constante no Histórico Escolar. Para o cômputo das horas será utilizada a freqüência constante no Histórico Escolar. |
8 | Participação, como voluntário, de projetos sociais desenvolvidos em escolas públicas em atividades didáticas. | 25 horas | 50 horas | Comprovante oficial. |
9 | Participação em órgãos colegiados da UFSCar. | 10 horas | 40 horas | Ata da reunião ou atestado do presidente do colegiado. |
10 | Organização de eventos acadêmicos ou científicos. | 15 horas | 30 horas | Atestado da comissão organizadora contendo número de horas efetivamente dispendidas. |
11 | Participação como ouvinte de palestras ou conferências, assim como de defesa de dissertação de trabalho de conclusão de curso, de mestrado ou doutorado. | 15 horas | 60 horas | Certificado. Será computado no máximo uma hora para cada evento. |
12 | Atividades de pesquisa, como participação em projetos de pesquisa e cursos com nível de Iniciação Científica ou pós-graduação. | 40 horas | 80 horas | Certificado. |
13 | Participação em associações estudantis como membros efetivos. | 10 horas | 40 horas | Atas de reuniões ou atestados. |
14 | Apresentação de trabalhos em Congressos; Simpósios, Workshops ou Encontros adequados aos objetivos do curso. | 5 horas | 10 horas | Certificado ou Declaração constando o nº de horas |
15 | Cursos de Atualização e Cursos à distância, adequados aos objetivos do curso | 20 horas | 60 horas | Certificado constando o nº de horas. |
16 | Minicursos adequados aos objetivos do curso. | 20 horas | 60 horas | Certificado constando o nº de horas. |
17 | OBMEP / PET(organização) / Conexões dos Saberes | 15 horas | 30 horas | Certificado ou Declaração constando o nº de horas. |
18 | Curso de Verão. | 30 horas | 60 horas | Declaração constando o nº de horas. |
19 | Disciplinas da UFSCar fora da Grade Curricular. | 60 horas | 120 horas | Histórico oficial da UFSCar. |
20 | Estágio Não Obrigatório. | 30 horas | 120 horas | Relatório final de estágio, constando o número de horas |
O primeiro curso de Matemática da UFSCar foi o Curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Matemática (plena), autorizado pelo Conselho de Curadores em 02 de agosto de 1973, conforme consta na ata da 37a reunião desse Colegiado Superior e com parecer favorável do Conselho Federal de Eduacação, Parecer CFE no 5249/78. Iniciado em março de 1975, com 50 (cinquenta) vagas oferecidas no período diurno, reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, Decreto CFE no 82539, de 01 de novembro de 1978. Na primeira turma formaram-se 10 professores e a maioria seguiu carreira acadêmica em universidades públicas.
No ano de 1978, o Departamento de Matemática passou a oferecer a opção para o curso de Bacharelado em Matemática, homologado pelo Conselho Federal de Educação, Parecer CFE no 1869, de 28 de julho de 1978. Na primeira turma com essa opção, que iniciou em agosto de 1978, formaram-se 3 (três) bacharéis e todos seguiram carreira acadêmica em universidades públicas.
Em 1989 foi implementada pelo Conselho de Coordenação do Curso de Matemática uma ampla reformulação curricular nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Essa reformulação foi um marco histórico nos Cursos de Matemática da UFSCar na qual o corpo docente com base na experiência vivenciada com dedicação e seriedade na formação de professores e no ensino de Matemática, observando a realidade dos discentes que passaram pelos cursos de até aquele momento, sentiu a necessidade de fazer uma nova proposta para os cursos oferecidos. Essa proposta, além de acentuar a separação entre as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, sem perda de qualidade para nenhuma delas, criou ênfases para o Bacharelado (em Matemática Pura ou Matemática Aplicada).
A partir do vestibular de 1996, a Universidade passou a oferecer vagas para o curso de Licenciatura em Matemática no período noturno e para o curso de Bacharelado em Matemática no período noturno/vespertino, com a proposta de utilização de recursos computacionais para o ensino de disciplinas ligadas ao Departamento de Matemática, objetivando formar profissionais mais habituados ao uso de ferramentas computacionais para o ensino de Matemática. Foram abertas 30 vagas no diurno e 30 vagas no período noturno.
Durante o processo de avaliação ocorrida nos cursos de Matemática em decorrência do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB-SESu/MES), cuja etapa de autoavaliação foi concluída no final de 1998, e cuja etapa de avaliação externa foi concluída em abril de 1999 e também, como fruto de observações realizadas pelos docentes do Departamento de Matemática nos diversos projetos de extensão desenvolvidos junto aos professores do ensino fundamental e médio, da observação nas diversas turmas de estudantes e ainda pela necessidade de adequações dos cursos às novas exigências do mercado, o Conselho de Coordenação do Curso de Matemática iniciou em dezembro de 1998 a construção de um novo currículo. Destaca-se ainda que, pelo fato de que os Cursos de Matemática estavam incluídos entre os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos de Graduação, esteve na UFSCar, no final do ano de 1999, uma Comissão, designada pelo MEC, para proceder à Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação em Matemática da UFSCar, avaliação esta que também inspirou o Conselho na alteração de aspectos da orientação didático-pedagógica do curso. Em sua reunião realizada em 03 de março de 2000, o Conselho de Coordenação do Curso de Matemática, aprovou a Proposta Curricular para o curso de Licenciatura em Matemática - períodos matutino e noturno e para o curso de Bacharelado em Matemática períodos matutino/vespertino e noturno/vespertino, contendo os marcos referenciais, conceituais e estruturais para o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. As novas matrizes curriculares, aprovadas pela Câmara de Graduação e pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, passaram a ser chamados de currículo 2000.
Logo após a conclusão da reformulação curricular de 2000, a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, trouxe novas exigências para os cursos de licenciatura. O projeto pedagógico e as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática da UFSCar (diurno e noturno) foram atualizados para atender às novas normativas. O novo projeto foi aprovado pelo Conselho de Coordenação dos Cursos de Matemática em 19 de dezembro de 2003 e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSCar em 16 de abril de 2004 (Parecer 907).
A reformulação dos cursos de Licenciatura trouxe a necessidade de ajustar o curso de Bacharelado, e foi construído o novo projeto do curso de Bacharelado com pequenas mudanças em relação ao anterior. A versão definitiva desse projeto foi aprovada pelo Conselho de Coordenação dos Cursos de Matemática em 25 de outubro de 2004, e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSCar em 26 de novembro de 2004 (Parecer 949). Os novos projetos pedagógicos da Licenciatura e do Bacharelado passaram a ser denominados currículo 2004.
Em 2009, devido à expansão de vagas em universidades públicas com a implantação do Projeto Reuni, os cursos de licenciatura e bacharelado passaram a ofertar 40 vagas no diurno e 40 vagas no noturno. A renovação do reconhecimento dos cursos de Matemática da UFSCar foi homologada pela Portaria no 286, de 21 de dezembro de 2012 (DIREG/MEC) .
Após 11 anos da implantação do projeto pedagógico dos cursos, enquanto algumas alterações curriculares eram discutidas no âmbito do Conselho de Coordenação de Curso, devido à Resolução no 02, de 01 de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, constitui-se uma comissão composta por docentes do Departamento de Matemática e de outros departamentos que ofertam disciplinas para os cursos de Licenciatura em Matemática, para elaboração deste novo projeto pedagógico.