Licenciatura Integral

Uma introdução à teoria de singularidades matrizes.

Palestrante: Miriam da Silva Pereira
Universidade Federal da Paraíba

Data: 09/10
Horário: das 14:00 às 14:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A teoria de singularidades pode ser pensada como uma área de pesquisa que estuda da geometria e a topologia de variedades definidas por equações polinomiais ou analíticas que não são suaves. O desenvolvimento da teoria envolve técnicas de diferentes áreas da matemática e os resultados obtidos possuem diversas aplicações práticas. Uma das variedades de interesse atualmente são as chamadas variedades determinantais, isto é, variedades definidas por equações provenientes de menores de matrizes. O objetivo da palestra ́e introduzir elementos básicos da Teoria de Singularidades de Matrizes.

Geometria, de Euclides a Einstein – um breve passeio.

Palestrante: Maria Fernanda Elbert
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Data: 07/10
Horário: das 14:45 às 15:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Usando a geometria como fio condutor, vamos conversar sobre as ideias de Einstein sobre o universo.

Famílias Somáveis em Espaços Normados

Palestrante: Maria do Carmo Carbinatto
Universidade de São Paulo

Data: 10/10
Horário: das 10:00 às 11:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nesta palestra apresentamos uma extensão do conceito de soma em espaços normados, a saber, o conceito de família somável. Esta extensão pode parecer interessante apenas sob o ponto de vista matemático, porém é um conceito básico utilizado na definição de uma função probabilidade.

Para que estudar a história dos conceitos matemáticos?

Palestrante: Maria do Carmo de Sousa
Universidade Federal de São Carlos

Data: 07/10
Horário: das 11:00 às 12:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A palestra tem como objetivo refletir sobre as relações que existem entre a História da Matemática, o movimento lógico histórico dos conceitos e os nexos conceituais de conteúdos matemáticos que são ensinados na Educação Básica. Aqui, o movimento lógico-histórico na sala de aula e, particularmente, em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) de Matemática elaboradas a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), tem como principal função, por meio dos nexos conceituais, auxiliar o pensamento tanto daquele que ensina quanto daquele que aprende a movimentar-se no sentido de encontrar respostas para as necessidades humanas.

Espectro do Laplaciano no triângulo equilátero

Palestrante: Marcus Antônio Mendonça Marrocos
Universidade Federal do Amazonas

Data: 11/10
Horário: das 10:00 às 10:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nesta palestra apresentamos uma solução elementar do problema de autovalor do Laplaciano no triângulo equilátero com condições de bordo de Dirichlet e Neumann mostrando suas conexões com álgebra e teoria dos números.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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