Nos cursos da UFSCar, os alunos podem ingressar por diversas formas, sendo a de maior alcance o SISU que utiliza a nota do ENEM para realizar a classificação dos candidatos.
Nos cursos da UFSCar, os alunos podem ingressar por diversas formas, sendo a de maior alcance o SISU que utiliza a nota do ENEM para realizar a classificação dos candidatos.
A UFSCar oferta anualmente 2897 vagas para ingresso em 65 opções de cursos de graduação presenciais. Essas vagas estão distribuídas em seus 4 campi, sendo 1797 vagas para São Carlos, 240 para o campus de Araras, 620 para o campus Sorocaba e mais 240 vagas para o campus Lagoa do Sino, em Buri.
Para concorrer a uma dessas vagas, é necessário se submeter às provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados desse exame são utilizados pela UFSCar para fazer a seleção dos estudantes ingressantes por meio do SiSU – Sistema de Seleção Unificada.
De posse de seu resultado no ENEM, os estudantes fazem a inscrição no SiSU, escolhendo o curso em que pretendem ingressar. A única exceção, ou seja, o único curso cujas inscrições não são feitas pelo SiSU é a Licenciatura em Música, que exige a inscrição do estudante para um prova de conhecimento e habilidade específica, além das provas do Enem.
Neste espaço você pode conferir outras informações, normas e regulamentos e tirar dúvidas sobre os processos de seleção de estudantes para ingressar no ensino público, gratuito e de qualidade que a UFSCar oferece. Sinta-se à vontade e seja bem vindo à UFSCar!
Desde o ano de 2008 a UFSCar implantou a reserva de vagas para estudantes que comprovem pertencer a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio de declaração de etnia e vínculo com sua comunidade de origem. A seleção dos ingressantes é feita anualmente, por meio de processo seletivo específico, com oferta de uma vaga adicional em cada uma das opções de curso da UFSCar.
Para obter mais informações sobre o processo de inscrição, calendário e regulamento do processo seletivo, clique aqui.
Visando preencher as vagas nos cursos de graduação liberadas por abandono, não cumprimento do desempenho mínimo ou por transferência, ocorridos nos dois últimos anos, a Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) organiza os Processos de Transferência Interna (para alunos de outros cursos da UFSCar) e Externa (para alunos de outras Instituições de Ensino Superior).
O processo acontece após o encerramento da etapa de ajuste e recursos de inscrição em disciplinas. O edital com o calendário de transferência é divulgado por meio de cartazes afixados no quadro de avisos da DiGRA, nos Campi da UFSCar e, também, na imprensa de São Carlos e em jornais de grande circulação no Estado de São Paulo.
Os interessados devem ficar atentos à publicação do Calendário Acadêmico anual, conhecer o Regulamento Específico da Universidade e estar ciente de outras importantes Informações Acadêmicas sobre Transferência Externa e Transferência Interna para/entre cursos da Universidade.
A partir do ano de 2009 a UFSCar passou a realizar processo seletivo específico, com oferta de no mínimo uma vaga adicional em cada curso, para seleção de pessoas em situação de refúgio, desde que com o devido atestado emitido pelo Conare – Comitê Nacional para os Refugiados, vinculado ao Ministério da Justiça.
Os documentos institucionais a respeito do Processo Seletivo para Refugiados são encontrados aqui.