Transferência Int./Ext.

Estudo comparativo de diferentes formatos de avaliação em Matemática no ensino fundamental.

Apresentador: Luiz Henrique Ballejo
Graduação em Matemática do IFSP

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos de diferentes tipos de avaliação — múltipla escolha, dissertativa e oral — no desempenho de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma prova de matemática sobre frações. Para isso, foi realizado um experimento quantitativo com três grupos distintos de uma mesma turma, cada qual submetido a um formato avaliativo específico. Os resultados apontam para diferenças significativas na forma como os estudantes se expressam e demonstram conhecimento, reforçando a importância de diversificar instrumentos avaliativos na Educação Básica. Ao final, observou-se que o uso de diferentes formas de avaliação é fundamental, pois cada modelo revela dimensões específicas da aprendizagem e amplia a compreensão sobre as habilidades dos estudantes, favorecendo estratégias pedagógicas mais abrangentes e eficazes.

Métrica e topologia: uma Jornada até os teoremas de metrização.

Apresentador: Matthews Silva Vicentine
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Este pôster apresenta uma introdução às noções fundamentais de métrica e topologia, explorando suas conexões e destacando condições que permitem transitar entre essas estruturas. Uma métrica é uma função que define distâncias entre pontos, obedecendo propriedades como simetria, positividade e desigualdade triangular. A partir dela, chega-se à definição de um conjunto aberto, que é capaz de dar uma caracterização completa a funções contínuas. Por outro lado, o conceito de espaço topológico surge como uma generalização abstrata dessa ideia, em que se consideram coleções de abertos satisfazendo certos axiomas, independentemente de qualquer noção de distância. Apesar dessa generalidade, muitas propriedades típicas dos espaços métricos, como continuidade, compacidade, conexidade e separação, encontram versões naturais no contexto topológico.

Diante disso, surge uma questão central: quais topologias podem ser obtidas a partir de alguma métrica? A resposta é dada por resultados como o Teorema de Metrização de Urysohn, que garante que certos espaços topológicos — aqueles que são regulares, Hausdorff e possuem uma base enumerável — admitem uma métrica compatível. Esse panorama oferece uma visão unificada das noções de proximidade e estrutura, fundamentais para diversas áreas da matemática.

A compactificação por um ponto de espaços de Hausdorff localmente compactos

Apresentadora: Lívia Ribeiro Marques Camilo
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Frequentemente, ao estudar um espaço topológico não-compacto X, mostra-se útil estudar um espaço topológico compacto que tenha X como um de seus subespaços. Neste estudo, desejo apresentar esta ideia e suas principais características, e em seguida voltar ao exemplo específico dos números Racionais. Assim, embora o artifício da compactificação não necessariamente aprofunde os estudos de dados espaços topológicos, ele permite a análise comparativa de propriedades fundamentais e simplifica imensamente diversas provas. 

A compactificação de um ponto de um espaço topológico  X é um novo espaço compacto denominado X=X ∪{p}, obtido pela adição de um único novo ponto “p” ao espaço original e declarando em X que os complementos dos subespaços fechados compactos originais são abertos. A compactificação de um ponto também é conhecida como a compactificação de Alexandroff, em homenagem a um artigo de 1924 de Pavel Sergeevich Aleksandrov (então transliterado 'P.S. Aleksandrov').

Pode-se pensar no novo ponto adicionado como o "ponto no infinito" do espaço original. Uma função contínua em X se anula no infinito precisamente se ela se estende a uma função contínua em X∗ e assume o valor zero no ponto “p”.

Assim, tendo esta discussão em mente, volto-me ao estudo das propriedades que a compactificação mantém (e as que não se mantêm), enquanto explico algumas definições necessárias a este estudo, de forma que estudantes não familiarizados com topologia possam acompanhar.

Por fim, como uma aplicação deste conceito, apresento o exemplo específico dos Racionais com a topologia induzida pela topologia euclidiana dos Reais, mostrando que sua extensão não é um espaço de Hausdorff, que o ponto no infinito é um ponto de dispersão de sua compactificação, e que esta é sequencialmente compacta.

Teorema espectral e classificação de cônicas.

Apresentadora: Lóren Ubiali
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: O Teorema Espectral é um dos resultados mais fundamentais e poderosos da álgebra linear e análise funcional. Ele fornece uma estrutura profunda para entender a decomposição espectral de operadores lineares em espaços vetoriais, desempenhando um papel central em diversas áreas da matemática e ciências aplicadas. Existem diversas versões deste resultado e, no contexto deste trabalho, vai ser apresentada a versão para operadores normais em espaços de dimensão finita.

Uma cônica é uma curva gerada pela intersecção de um plano e uma superfície cônica. Essa intersecção pode gerar diversas formas, entre elas uma parábola, uma elipse, uma hipérbole, duas retas paralelas, duas retas concorrentes, um par de retas coincidentes, um único ponto ou o conjunto vazio. Equivalentemente, também pode-se definir uma cônica por uma equação de segundo grau.

Mas assim, a classificação de cônicas nos proporcionará uma visão abrangente de uma das aplicações do teorema espectral. Analisaremos as diferentes formas que essas curvas podem assumir, e como podemos classificá-las com técnicas bem simples, mas que carregam consigo uma grande quantidade de estudo.

Modelagem Matemática e simulações computacionais: estudo sobre onda de calor.

Apresentadora: Laisa Santos de Carvalho
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas - ONU - foram estabelecidos com o intuito de mobilizar todos os países para que estes cresçam e prosperem, ao mesmo tempo que protegem o meio ambiente e enfrentam as mudanças climáticas [3]. Dentre os 17 objetivos estabelecidos, em uma agenda proposta até 2030, está o de número 13, que alerta sobre a urgência das questões relacionadas ao clima.

No início do ano de 2025, em apenas dois meses o Brasil registrou três episódios de ondas de calor. Estudos apontam que o número de ondas de calor e, particularmente, a intensidade, tem aumentado gradativamente na região central da América do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5ºC a média mensal climatológica, por um período igual ou superior a cinco dias consecutivos [1].

O objetivo deste trabalho é estudar o deslocamento e a propagação de uma onda de calor, em um domínio espacial bidimensional. A modelagem matemática se deu pela equação de advecção linear [2]:

[1] INMET. Onda de calor em áreas do Centro-Sul do país persiste até sábado (8). Online. Acessado em 12/09/2025, https://portal.inmet.gov.br/noticias/onda-decalor-em-areas-do-centro-sul-do-pais-persiste-ate-sabado-8. 

[2] Iório, Valéria EDP: Um Curso de Graduação. 2a. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2005. isbn: 85-244-0065-X. 

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905