1º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-Requisito | Créditos |
17.054-2 | Educação e Sociedade | - | 4 |
100.123-2 | Matemática Discreta | - | 4 |
100.123-3 | Números e Funções Reais | - | 6 |
100.123-4 | Vetores e Geometria Analítica | - | 6 |
Total: | 20 |
2º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
100.123-5 | Cálculo A | 100.123.3 | 6 |
19.090-0 | Didática Geral | - | 4 |
15.302-8 | Introdução à Estatística e Probabilidade | - | 4 |
08.020-9 | Introdução à Teoria dos Números | 100.123-2 | 4 |
100.108-9 | Programação e Algoritmos 1 | - | 4 |
Total: | 22 |
3º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
100.123-6 | Álgebra Linear 1 | 100.123-4 (Rec.) | 6 |
100.123-7 | Cálculo B | 100.123-5 (Rec.) | 4 |
19.181-7 | Pesquisa em Educação Matemática | - | 4 |
100.123-8 | Probabilidade e Introdução à Inferência | 15.302-8 e 100.123-5 |
4 |
20.008-5 |
Psicologia do Desenvolvimento |
- | 4 |
Total: | 22 |
4º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
100.124-0 | Cálculo C | 100.123-5 e 100.123-7 (Rec.) |
6 |
100.124-1 | Fundamentos de Álgebra | - | 4 |
100.124-2 | Geometria Euclidiana e seu Ensino | - | 6 |
20.001-8 | Psicologia da Educação 1: Aprendizagem | - | 4 |
100.173-8 | Resolução de Problemas para o Ensino de Matemática | - | 4 |
100.125-1 | Teoria e Prática em Informática na Educação | 100.108-9 (Rec.) | 4 |
Total: | 28 |
5º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
100.125-2 | Conteúdos e Práticas de Aritmética e Álgebra | 100.123-3 e 08.020-9 | 4 |
19.182-5 | Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 1 | 19.090-0 e 19.183-3 (Correquisito) |
4 |
09.021-2 | Física Geral 1 | - | 4 |
100.125-0 | Geometria Euclidiana Espacial | 100.124-2 | 4 |
19.183-3 | Metodologia e Prática do Ensino de Matemática na Educação Básica 1 | 19.090-0 e 19.182-5 (Correquisito) |
4 |
100.124-4 | Teoria dos Anéis | 100.124-1 | 4 |
Total: | 24 |
6º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
100.124-6 | Cálculo Numérico | 100.108-9, 100.123-7 (Rec.) e 100.124-0 (Rec) | 6 |
100.125-3 | Conteúdos e Práticas de Medida e Geometria | 100.123-4 e 100.124-2 |
4 |
100.163-7 | Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 2 | 19.182-5-0 e 19.184-1 (Correquisito) |
8 |
09.022-0 | Física Geral 2 | - | 4 |
19.184-1 | Metodologia e Prática do Ensino de Matemática na Educação Básica 2 | 19.183-3 | 4 |
Total: | 26 |
7º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
100.190-6 | Análise Matemática para o Ensino | 100.123-5 | 4 |
100.163-6 | Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 3 | 100.163-7 | 8 |
08.402-6 | História da Matemática | 60% dos créditos | 4 |
17.101-8 | Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica | - | 4 |
100.124-8 | Trabalho de Conclusão de Curso 1 | 65% dos créditos; 100.123-5 e 100.123-4 |
6 |
Optativa 1 | (*) | 4 | |
Total: | 30 |
8º Perfil | |||
Código | Atividade Curricular | Pré-requisito | Créditos |
19.187-6 | Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 4 | 100.163-6 | 8 |
20.100-6 | Introdução à Língua Brasileira de Sinais - Libras I | - | 2 |
100.125-4 | Modelagem Matemática no Ensino | 100.123-5 e 100.123-4 | 4 |
100.125-5 | Tópicos de Geometria Elementar | 100.123-4 | 4 |
100.124-9 100.125-6 |
Trabalho de Conclusão de Curso 2 (ou) Trabalho de Conclusão de Curso 2 C/Prática |
100.124-8 | 8 |
Optativa 2 | (*) | 4 | |
Total: | 30 |
(*) Os pré-requisitos das atividades curriculares optativas estão disponíveis no ementário.
Atividades Curriculares Optativas
Para a integralização dos créditos no curso de Licenciatura em Matemática o aluno deve cursar 8(oito) créditos em duas ou mais das atividades curriculares abaixo. Deve-se observar ainda que além do contido nas atividades curriculares obrigatórias, o aluno deve cursar 4(quatro) créditos de Prática como Componente Curricular em Trabalho de Conclusão de Curso 2 C/Prática ou em atividades curriculares optativas, ficando a escolha a critério do estudante.
Ciências Exatas
(Novo Código) Algorimos e Estruturas de Dados 1
(Novo Código) Algoritmos e Estrutura de Dados 2
(Novo Código) Banco de Dados
(Novo Código) Computação Gráfica
(Novo Código) Inteligência Artificial
(Novo Código) Otimização Matemática
100.116-3 Programação e Algoritmos 2
(Novo Código) Projeto e Análise de Algoritmos
11.400-6 Introdução à Pesquisa Operacional
11.219-4 Teoria das Organizações
15.503-9 Amostragem
15.422-9 Análise de Regressão
100.111-6 Análise Descritiva e Exploratória de Dados
15.641-8 Atuária Geral
15.342-7 Estatística Bayesiana
(Novo Código) Introdução à Inferência Estatística
(Novo Código) Inferência Estatística
15.204-8 Probabilidade 2
15.213-7 Processos Estocásticos
09.904-0 Física 4
09.241-0 Física Computacional 1
09.244-4 Física Computacional 2
09.109-0 Física Experimental
09.321-1 Física Moderna
09.456-0 Informática no Ensino de Física
09.460-9 Instrumentação e Prática no Ensino de Física Clássica
07.117-0 Fundamentos de Química
07.229-0 Fundamentos de Química Orgânica
07.013-0 Química 1 - Geral
Ciências Humanas
55.023-0 Educação Ambiental
100.094-8 Cultura, Ciência e Política no Brasil: problemas na formação
100.094-9 O Presidencialismo no Brasil
16.325-2 Partidos e Sistemas Partidários
17.117-4 Coordenação Pedagógica
100.117-0 Educação comparada: panorama internacional
100.116-7 Fundamentos da Administração Escolar
17.139-5 Relações Sociais e Processo Educacional
17.138-7 Sociologia, Sociedade e Educação
18.041-6 Lógica 1
100.087-7 Teoria do Conhecimento 1
20.103-0 Fundamentos de Educação Especial e Políticas de Inclusão
20.002-6 Psicologia da Educação 2: Desenvolvimento
20.263-0 Libras I
45.028-6 Desafios do Cotidiano Docente: a Organização do Espaço e Tempo da Aula
45.021-9 Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais
45.024-3 Educação Matemática: Resolução de Problemas nos Anos Iniciais
45.026-0 Estudos Freireanos: Educação, Aprendizagem e Transformação Social
100.086-8 Estudos Indígenas: Perspectiva Dialógica
45.022-7 Feminismo Dialógico: Papel das Mulheres nas Mudanças Sociais
100.086-7 Histórias das Diásporas Africanas: Cultura, Política e Experiência
45.000-6 Infância, Poder e Escola
45.029-4 Infância, Raça e Cinema
45.010-3 Matemática: Conteúdo e seu Ensino
100.111-8 Matemática no Início da Escolarização: o Sentido do Número
100.086-6 Profissão Docente: Primeiros Passos
100.062-1 Temática Ambiental: Teorias e Práticas Pedagógicas
Matemática e seu Ensino
08.004-7 Álgebra Linear 2
08.215-5 Análise Complexa
100.123-9 Análise na Reta
08.243-0 Análise no RN
08.232-5 Análise Funcional
08.303-8 Análise Numérica 1
(Novo Código) Avaliação em larga escala de Matemática
100.124-3 Cálculo D
08.225-2 Cálculo das Variações
(Novo Código) Curvas Algébricas
08.208-2 Equações Diferenciais Ordinárias
08.239-2 Equações Diferenciais Parciais
08.154-0 Espaços Métricos
(Novo Código) Geometria Afim e Projetiva
08.118-3 Geometria Diferencial
(Novo Código) Geometria Diferencial 2
(Novo Código) Geometria Hiperbólica Plana
100.124-7 Grupos e Representações
08.428-0 Introdução à Teoria dos Conjuntos
(Novo Código) Instrumentação na Matemática Superior
(Novo Código) Introdução à Lógica Matemática
(Novo Código) Introdução à Mecânica Analítica
(Novo Código) Introdução à Teoria de Galois
(Novo Código) Introdução à Sistemas Dinâmicos
(Novo Código) Laboratório de Ensino de Matemática
(Novo Código) Matemática Financeira
08.331-3 Modelagem Matemática
(Novo Código) Seminários de Matemática de Computação
(Novo Código) Teoria de Medida e Integração
08.008-0 Teoria dos Números
08.238-4 Tópicos de Análise na Reta
08.011-0 Tópicos de Álgebra
08.236-8 Tópicos de Análise
08.128-0 Tópicos de Geometria
08.329-1 Tópicos de Matemática Aplicada
08.127-2 Topologia Combinatória e Algébrica
(Novo Código) Topologia Geral