Percepções de futuros professores que ensinam Matemática acerca de materiais manipuláveis na explicação de conceitos matemáticos. |
|
|
Apresentadora: Júlia Sanches Barbosa |
Data: 24/09 |
|
Resumo: Este projeto de pesquisa, vinculado à Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem como objetivo investigar a percepção de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia acerca do uso de materiais manipuláveis no ensino de conceitos matemáticos. A pesquisa busca compreender quais materiais foram mais utilizados ao longo da formação dos participantes, de que forma foram empregados e quais impactos tiveram na construção de saberes docentes.Fundamentado em estudos sobre recursos didáticos e práticas pedagógicas, o trabalho discute o papel dos materiais manipulativos na mediação do conhecimento matemático e suas implicações para a formação inicial de professores. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de questionário aplicado a licenciandos dos dois cursos. Esta investigação pretende contribuir para o debate sobre a importância de recursos concretos na formação docente, bem como para a promoção de práticas mais significativas no ensino de Matemática. |
|
