Universidade aberta

Alguns quocientes dos grupos de tranças

Palestrante: Oscar Eduardo Ocampo Uribe
Universidade Federal da Bahia
Dia: 16/10, das 16:00 às 16:45

Resumo: Tranças com uma quantidade finita de cordas, digamos n, são objetos geométricos muito naturais que aparecem também em outras áreas do conhecimento como robótica, explosões solares e outros fenômenos em que partículas se entrelaçam entre si. Facilmente pode ser dada às tranças uma estrutura de grupo. Nessa palestra vamos introduzir o conceito de grupo de tranças com n cordas e examinar alguns dos seus grupos quocientes ilustrando como esses grupos podem ser relacionados com outros objetos matemáticos. Por exemplo, veremos que alguns quocientes finitos dos grupos de tranças estão relacionados com o grupo simétrico assim como com os sólidos platônicos.

Curvas, superfícies e singularidades 

Palestrante: Camila Mariana Ruiz
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Dia: 19/10, das 15:00 às 15:45

Resumo: Singularidades de curvas, família de curvas e de superfícies são mais comuns em nosso dia a dia do que podemos imaginar. O objetivo desta palestra é introduzir conceitos e alguns belos exemplos da teoria de singularidades aplicada ao estudo de propriedades geométricas e topológicas de curvas, famílias de curvas e de superfícies.

Modelagem Matemática

Palestrante: Rodney Carlos Bassanezi
Universidade Estadual de Campinas 
Dia: 19/10, das 14:00 às 15:00

Resumo: Nesta palestra, serão aborados o uso de modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem na Matemática, como aplicação serão ilustrados alguns modelos.

Material concreto para superar dificuldades em abstrair conceitos matemáticos na transição escolar entre a aritmética e a álgebra.

Palestrante: Yuriko Yamamoto Baldin
Universidade Federal de São Carlos
Dia: 16/10, das 16:45 às 17:30

Resumo: Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é prática difundida usar exemplos de casos particulares e modelos de material concreto para ensinar os primeiros passos da matemática e desenvolver o pensamento matemático. No caso da aritmética que começa com a contagem e ordenamento de objetos concretos, o ensino e aprendizagem se concentram em escrever os números no sistema decimal e efetuar as operações básicas com diversas abordagens e técnicas de algoritmos. Na transição entre os anos finais do ensino elementar (4o, 5o anos) para os primeiros anos do segundo ciclo (6o, 7o anos), se acentuam as dificuldades dos alunos em compreender a abstração de novos tipos de números e de raciocínio algébrico, com evidências desta dificuldade especialmente com as frações, resolução de equações e operações com números inteiros negativos. Nesta palestra apresentamos o uso de alguns materiais concretos que, ao resgatar com eles a essência dos conceitos matemáticos do conhecimento dos anos iniciais, facilitam a compreensão da álgebra escolar. Acreditamos que conhecer tais recursos didáticos ajuda a formação do professor, inicial ou em exercício, diante do desafio de melhorar a aprendizagem da matemática dentro da sala de aula.

A inversão no círculo e um porismo

Palestrante: Plácido Zoega Táboas
Universidade de São Paulo
Dia 18/10, das 09:00 às 10:00

Resumo: Serão feitas de início algumas considerações gerais de natureza histórica e semântica sobre porismos. A seguir será apresentada a inversão no círculo destacando-se algumas propriedades fundamentais e consequências na geometria plana. Finalmente a inversão será usada como ferramenta para trivializar o Porismo de Steiner.

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