Palestras da Matemática

8ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Estimativas de autovalores de um sistema de equações diferenciais elípticas na forma divergente.

Apresentação da palestra do Prof. José Nazareno 


Palestrante: 
Prof. Dr. José Nazareno Vieira Gomes

Resumo: Nesta palestra, calculamos estimativas universais de autovalores de um sistema acoplado de equações diferenciais elípticas na forma divergente em um domínio limitado no espaço Euclidiano. Como aplicação, mostramos um caso interessante de desigualdades rígidas dos autovalores do Laplaciano, mais precisamente, consideramos uma família enumerável de domínios limitados no soliton Gaussiano contrátil que torna o comportamento de conhecidas estimativas dos autovalores do Laplaciano invariantes por uma perturbação de primeira ordem do Laplaciano. Também abordamos o caso do soliton Gaussiano expansivo.

 09/12 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh

 

 

7ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Aplicações da matemática no mercado de trabalho

Capa de apresentação do Sr. Gustavo 


Palestrante: 
Me. Gustavo Di Giovanni Bernardo

Resumo: A matemática sempre foi e sempre será uma ferramenta de grande utilidade tanto para a evolução da ciência como um todo, quanto para a indústria e negócios. Após 10 anos trabalhando com diversos projetos, vou apresentar algumas soluções de como utilizamos a matemática aplicada para resolver alguns desses problemas do dia a dia das empresas. Passaremos por alguns tópicos como Pesquisa operacional (otimização), análise de dados, Machine learning em alguns exemplos que desenvolvi durante minha carreira.

 25/11 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh

 

5ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Infância, Educação Matemática e as inteligências múltiplas. 

Palestra do Prof. Klinger Ciríaco 


Palestrante: 
Prof. Dr. Klinger Teodoro Ciríaco

Resumo: A Educação Matemática na infância constitui-se objeto de estudo e reflexões nos últimos anos, desde o reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. Contudo, as perspectivas acerca do currículo da linguagem matemática no trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas ainda é um desafio. Neste contexto, na presente palestra, a proposta é apresentar uma alternativa de incorporação da teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1994) com a criança, desde a tenra idade, a qual poderá constituir-se elemento basilar para a formação de atitudes favoráveis frente à Matemática. Com tal abordagem, a Matemática pode ser compreendida como uma linguagem, da qual nos apropriamos por diferentes fontes: espacial, lógico-matemática, corporal-cinestésica, linguística, musical, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial, estas já enfatizadas no Brasil por Smole (2003). Estima-se, no diálogo com a Psicologia, problematizar possibilidades de promoção à crenças de autoeficácia fundamentadas na formação do pensamento matemático.

 11/11 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh

 

4ª Palestra da Matemática para a Graduação  

Desafios atuais e futuros dos Cursos de Matemática.

Foto da Profa. Yuriko Yamamoto Baldin 


Palestrante: 
Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin

Resumo: Apresentaremos algumas reflexões sobre indagações que se levantam oportunamente nos tempos de isolamento social, em que novas concepções de Cursos de Nível Superior são exigidas e que devem ser trabalhadas nas propostas de reformas curriculares de Cursos de Graduação, com especial destaque aos cursos de Matemática e seu futuro. A licenciatura e outras múltiplas possibilidades de cursos de Matemática serão consideradas.

 14/10 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh

 

3ª Palestra da Matemática para a Graduação  

Uma tarde com Euler.

Foto de Jamil de Abreu Jr


Palestrante: 
Prof. Dr. Jamil Gomes de Abreu Júnior

Resumo: Nesta palestra discorremos sobre vários aspectos da vida e obra do matemático Leonhard Euler (1707-1783), destacando alguns resultados específicos bem como algumas de suas contribuições as várias áreas da matemática.

 30/09 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh

 

2ª Palestra da Matemática para a Graduação  

Saúde Mental e Matemática: desenvolver e ensinar a Ciência de Pitágoras (e Hipátia!) em tempos de pandemia.

Apresentação da Palestra da Profa. Maria de Jesus Dutra Reis 


Palestrante: 
Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra Reis

Resumo: A COVID-19 é causada pela infeção com o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). O SARS-CoV-2 afeta principalmente os pulmões embora danos também tenham sido observados em outros órgãos dos sistemas cardiorrespiratório e gastrointestinais. No ano de 2020, o vírus deu origem a uma pandemia que resultou em milhões de infectados e milhares de mortos. Estudos anteriores que examinaram a saúde mental em regiões que passaram por surtos epidêmicos, identificaram que 40% a 70% da população nessas áreas apresentaram algum tipo de sofrimento ou transtorno mental. A Organização Mundial de Saúde tem apontado que a pandemia do Covid-19 parece estar sendo seguida por uma "pandemia" em saúde mental, com um aumento significativo de transtornos de ansiedade, da depressão e do estresse. Embora toda a produção intelectual e acadêmica deva sofrer impactos dessas condições, discutiremos como o desenvolvimento e o ensino da matemática, uma ciência essencialmente fundamentada no raciocínio lógico e das produções abstratas humanas, podem ser afetadas por esse processo de sofrimento da sociedade e dos seus indivíduos. Discutiremos, ainda, como alguns cuidados comportamentais, cognitivos e afetivos podem ajudar a prevenir ou minimizar algumas dessas perdas.

 16/09 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh 

 

1ª Palestra da Matemática para a Graduação  

A história do nascimento da Matemática.

Foto do Prof. Rafael Barostichi 


Palestrante: 
Prof. Dr. Rafael Barostichi

Resumo: Nesta palestra, vamos fazer um passeio pela história, destacando o momento e as condições sociais, culturais e políticas que possibilitaram o surgimento da Matemática enquanto área do conhecimento humano.

 02/09 às 14 horas
meet.google.com/jnn-snui-ceh 

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905