Palestras da Matemática

26ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Planejamento de movimento para robôs: uma abordagem topológica.

Robos com chips 


Palestrante: 
Prof. Dr. Edivaldo Lopes dos Santos

Resumo: Na robótica, o problema de planejamento de movimento para robôs consiste em encontrar um programa computacional (algoritmo de planejamento de movimento), o qual sugere uma rota específica para que o robô automaticamente possa seguir desde um estado inicial a qualquer estado desejado. Nesta palestra, apresentaremos um desenvolvimento topológico a este problema, devido a Michael Farber (1993), o qual utiliza ferramentas de topologia algébrica. Desde o trabalho de Farber, este problema tornou-se um dos temas mais ativos de pesquisa em topologia aplicada.

 20/11 às 14 horas
Auditório do DM

 

25ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Dinâmica Discreta

Fractal computadorizado 


Palestrante: 
Profa. Dra. Liane Bordignon

Resumo: Apresentaremos conceitos elementares de Sistemas Dinâmicos, especialmente de Sistemas Dinâmicos Discretos, com alguns fatos históricos e resultados surpreendentes. A palestra terá um nível introdutório com conteúdo matemático acessível a todos os alunos.

 06/11 às 14 horas
Auditório do DM

 

24ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Música, Matemática e Computação

Foto do Prof. Murillo Rodrigo Petrucelli Homem 


Palestrante: 
Prof. Dr. Murillo Rodrigo Petrucelli Homem

Resumo: Abordaremos noções introdutórias e algumas relações formais entre teoria musical, matemática e computação. Fortemente interligadas pela lógica, não é raro encontrar estudantes ou profissionais com formação em matemática ou em computação que desconhecem tal correlação. Por outro lado, não são incomuns profissionais dessas áreas com talento ou predisposição para tocar algum instrumento musical. Com base nesses aspectos, a proposta busca estabelecer um elemento motivador para o estudo dessas ciências vislumbrando alguns modelos matemáticos e computacionais que envolvem o universo musical.

 30/10 às 14 horas
Auditório do DM

 

23ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Robôs Autônomos e Sistemas Inteligentes

Foto de robôs com linhas curvas 


Palestrante: 
Profa. Dra. Kelen Vivaldini

Resumo: Nos dias atuais está cada vez mais presente sistemas inteligentes em nossa rotina diária. Sistemas quais, muitas vezes, não temos a percepção da participação diária em nossas vidas. Cada vez mais o uso de robôs autônomos vem sendo adotado pela sociedade para prover benefícios em diversos segmentos. Esta palestra visa mostrar aos estudantes quais são os aprendizados obtidos na graduação que auxiliam o desenvolvimento destes sistemas.

 23/10 às 14 horas
Auditório do DM

 

22ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Caminhando pelo Jogo da Onça do povo Guarani

Foto de Jaguar 


Palestrante: 
M.e. João Paulo Ribeiro

Resumo: Iremos construir este jogo a partir de uma narrativa "cosmopoética" que envolve conhecimentos indígenas. Tragam folha sulfite e lápis de cor preto e vermelho. Tragam também 14 sementes para o cachorro e 1 para a onça. É um jogo no estilo tabuleiro que envolve uma delicada conversa entre a gente-onça e a gente-cachorro.

 09/10 às 14 horas
Auditório do DM

 

21ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Poincaré, Hopf e redemoinhos 

Foto de redemoinho  


Palestrante: 
Profa. Dra. Thaís Maria Dalbelo 

Resumo: Nesta palestra, apresentaremos o índice de Poincaré-Hopf, definido para singularidades isoladas de campos de vetores sobre superfícies suaves. Utilizando esse invariante, apresentaremos uma aplicação do Teorema de Poincaré-Hopf (Teorema da Esfera Cabeluda).

 25/09 às 14 horas
Auditório do DM

 

20ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Introdução à Teoria Qualitativa de Equações Diferenciais Ordinárias

Foto do Prof. Alex Carlucci Rezende 


Palestrante: 
Prof. Dr. Alex Carlucci Rezende

Resumo: Nessa palestra trataremos de assuntos que introduzem a Teoria Qualitativa das EDOs, bem como falaremos sobre os resultados clássicos da teoria, do conceito de retrato de fase e sua utilidade na compreensão do comportamento das soluções de uma EDO. Abordaremos também o conceito básico de bifurcação das soluções de uma EDO.

 18/09 às 14 horas
Auditório do DM

 

19ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

O problema da resolução de singularidades em característica positiva

Foto do Prof. Josnei Antonio Novacoski 


Palestrante: 
Prof. Dr. Josnei Antonio Novacoski

Resumo: O principal objetivo desta palestra é apresentar o problema da resolução de singularidades. Esse problema, apesar de ter sido resolvido no caso de característica zero, ainda está em aberto para o caso complementar de característica positiva. Para apresentar esse problema, discutiremos os conceitos básicos envolvidos, como singularidades e característica (igual a zero ou positiva). Ao final, serão discutidos alguns resultados parciais, bem como alguns programas em desenvolvimento para provar resolução de singularidades em característica positiva.

 11/09 às 14 horas
Auditório do DM

 

18ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Padrões e sincronia em networks

Foto de grafos 


Palestrante: 
Profª. Drª. Miriam Garcia Manoel

Resumo: A palestra começa com uma visão geral sobre o poder da teoria de grafos e da teoria de bifurcação para se estudar sincronia em networks. Um dos meus interesses recentes é o tratamento de modelos relacionados  a comportamentos de sincronia de células do cérebro. Estes são em geral sistemas acoplados definidos em dimensões muito altas e portanto associados a grafos com um número muito grande de vértices. Por outro lado, são problemas que em geral possuem simetrias, e nossos métodos fornecem resultados que podem ser aplicados a uma extensa classe de modelos desde que tenham a mesma estrutura de simetria. Inspirada por um trabalho recente de I. Stewart and M. Golubitsky, vou falar sobre duas redes de Wilson de  4 células, associadas a ilusões de ótica no cubo de Necker e na imagem pato/coelho.

 04/09 às 14 horas
Auditório do DM

 

17ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

A história do Fluxo de Yamabe

Foto de quádricas 


Palestrante: 
M.e Bruno Caldeira Carlotti de Souza

Resumo: Um dos principais interesses presentes na matemática, problemas de classificação motivaram grandes trabalhos ao longo dos século XX e XXI. Alguns destes grandes trabalhos foram motivados pelo problema de Yamabe, que questiona se questiona se toda variedade Riemanniana é conformalmente equivalente a uma variedade com curvatura escalar constante.  Nesta palestra, falaremos sobre conceitos básicos de geometria Riemanniana, o problema de Yamabe e algumas generalizações recentes.

 28/08 às 14 horas
Auditório do DM

 

16ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

A origem dos logaritmos

Foto ilustrativa de logaritmos 


Palestrante: 
Sr. Jean Velasco de Sousa Rodrigues

Resumo: Os logaritmos são ensinados na educação básica e em alguns cursos do ensino superior de uma maneira, na maioria das vezes, contemporânea, isto é, são apresentados com definições, propriedades e extensões sofisticadas já elaboradas com o rigor matemático e formalismo atual. Pouco é falado sobre sua origem bem como seu papel revolucionário em cálculos aritméticos. A palestra abordará este último tópico e apresentará uma aplicação para a função logarítmica.

 21/08 às 14 horas
Auditório do DM

 

15ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Uma história dos polígonos regulares

Foto de Polígonos Simétricos 


Palestrante: 
Sr. Caio Henrique Silva de Souza 
Sr. Gabriel Longatto Clemente

Resumo: Dentro da Geometria da régua e do compasso uma classe de figuras é nosso objeto principal nesta palestra: os polígonos regulares. Traçaremos um paralelo entre a percepção clássica do problema de construção de polígonos regulares e a solução moderna do mesmo que faz uso de técnicas algébricas. Utilizaremos a Álgebra para mostrar a não construtibilidade do heptágono regular com régua e compasso, um dos problemas clássicos gregos, e falaremos sobre uma construção para tal polígono, proposta por Arquimedes, que faz uso de uma regra adicional ao jogo das construções geométricas.

 14/08 às 14 horas
Sala 216 AT9

 

14ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Somas complicadas de números naturais

Foto de Números 


Palestrante: 
Sr. Caio Henrique Silva de Souza
Sr. Gabriel Longatto Clemente

Resumo: Partindo da lenda do menino Gauss, que deduziu a fórmula da soma dos naturais consecutivos de 1 até 100, e motivados pela integral da função fa,2(x) = x2 no intervalo [0, a] da reta real, vamos investigar uma família de somas de números naturais nada simples. Discutiremos a possibilidade de representar estas somas através de fórmulas fechadas e, para tanto, utilizaremos: o Princípio de Indução Finita, os números de Bernoulli e uma abordagem computacional.

 03/07 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

13ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Cálculo das Diferenças Finitas 

Foto de Números 


Palestrante: 
Prof. Dr. Dirceu Penteado

Resumo: O Cálculo Diferencial está fundamentado no conceito sutil de limite, já o Cálculo das Diferenças Finitas estabelece novas relações funcionais quando as variáveis livres diferem por uma quantidade finita(um quantum). O Objetivo da palestra é apresentar um paralelo entre as fórmulas das derivadas e integrais do Cálculo 1 e as do Cálculo das Diferenças Finitas. Como aplicação, deduziremos fórmulas explícitas(não recursivas) de somas de uma série finita.

 26/06 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

12ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Uma introdução à PI-Álgebra 

Álgebra Booleana 


Palestrante: 
M.e. Evandro Riva 
M.e.
Mateus Eduardo Salomão

Resumo: Álgebras são estruturas de relevante importância na teoria de anéis e dentre elas enfatizamos as álgebras com identidades polinomiais, chamadas PI-álgebras. O estudo da teoria de PI-álgebras é algo de grande relevância, pois as identidades polinomiais dão informações significativas sobre a estrutura de uma álgebra, sendo assim, essa teoria é um vasto campo de pesquisa atual. Nesta palestra serão apresentados alguns conceitos básicos sobre álgebras, identidades polinomiais e a teoria de PI-álgebra.

 19/06 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

11ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Engenharia de algoritmos e otimização combinatória

Foto do Prof. Mário César San Felice 


Palestrante: 
Prof. Dr. Mário César San Felice

Resumo: Engenharia de algoritmos é uma abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de algoritmos eficientes baseada no ciclo projeto, análise teórica, implementação e avaliação experimental. 

Otimização combinatória é uma área da computação focada na resolução de problemas de maximização de lucro ou minimização de custos, cujas variáveis estão em um espaço de decisão discreto. Estes problemas encontram aplicações nas mais diversas áreas, como logística, processos industriais, internet, etc. Além disso, a maioria dos problemas de interesse da otimização combinatória são NP-difíceis, o que significa que não existem algoritmos eficientes e exatos a menos que P = NP. Note que, P versus NP é a maior questão em aberto da ciência da computação, sendo um dos 7 problemas matemáticos da lista Millennium Prize e correspondendo a um mistério fundamental do universo. (Para entender melhor, recomendo o excelente vídeo P vs. NP and the Computational Complexity Zoo - www.youtube.com/watch?v=YX40hbAHx3s)
 
Dada a relevância prática e a dificuldade teórica dos problemas de otimização combinatória, a abordagem da engenharia de algoritmos, que combina análises matemáticas com implementação e testes empíricos, se mostra bastante interessante para auxiliar na busca de novas e melhores soluções para estes problemas.

 12/06 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

10ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Representando Números: consequências da representação usual dos naturais.

Fotos de números 


Palestrante: 
Prof. Dr. Mário Básilio de Matos

Resumo: Números e suas representações são tão interligados que frequentemente utilizamos a representação de um número como se fosse o próprio. A história do surgimento do conceito de número e sua representação nas diversas culturas pode servir como ponto de partida para uma exploração do assunto. Assumir que a representação usual de n ∈ N é o número que produz algumas consequências interessantes para outros conjuntos numéricos. De certa forma a maneira usual de representar números inteiros ou racionais não é a mais natural. E quando tentamos “completar” esses conjuntos descobrimos que o resultado  é dependente da representação.

 

 05/06 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

9ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Manifold learning for nonlinear dimensionality reduction in pattern recognition problems.

Foto do Prof. Alexandre Levada 


Palestrante: 
Prof. Dr. Alexandre Luís Magalhães Levada

Resumo: O reconhecimento de padrões tem como objetivo o aprendizado de funções discriminantes para a classificação de dados multivariados. Em casos em que a dimensão dos dados de entrada é excessivamente alta, o processo de aprendizado torna-se uma tarefa muito difícil, devido ao surgimento de um conjunto de efeitos negativos conhecido como a maldição da dimensionalidade. Como forma de atenuar tais efeitos, diversos métodos para redução de dimensionalidade foram propostos. Nesta palestra iremos discutir alguns deles, que vão desde métodos lineares até métodos não lineares, como é o caso dos algoritmos para aprendizado de variedades. 

 29/05 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

8ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Filtragem de imagens no domínio de Fourier

Prof. Ricardo J. Ferrari 


Palestrante: 
Prof. Dr. Ricardo José Ferrari

Resumo: A filtragem de imagens é um processo fundamental em problemas de Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional pois permite realçar ou suprimir informações contidas em uma imagem. A filtragem pode ser realizada tanto no domínio da imagem via convolução entre a imagem e um dado filtro como no domínio da frequência ou domínio de Fourier. Nesta aula serão apresentados alguns conceitos básicos sobre a transformada de Fourier bidimensional (2D) e algumas de suas propriedades com aplicação na filtragem de imagens. Exemplos como a redução de artefatos periódicos em imagens e borramento e aguçamento de imagens serão usados como ilustração. 

 22/05 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

7ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Indeterminações....
Como utilizamos definições em matemática.

Indeterminações 


Palestrante: 
Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo

Resumo: O que é uma definição matemática? Partindo de expressões, muitas vezes tratadas como "indeterminações matemáticas" pretendemos discutir o papel que as definições têm na matemática. Para que servem as definições? Como construímos "boas" definições? São exemplos de questões que discutiremos. 

 08/05 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

6ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Algoritmos e Fibonacci

Foto do Prof. Mário César San Felice  


Palestrante: 
Prof. Dr. Mário César San Felice

Resumo: Nos dias atuais, algoritmos eficientes são peça chave para o desenvolvimento da humanidade, ainda que normalmente não recebam o crédito devido, já que é comum se atribuir os avanços tecnológicos advindos da computação exclusivamente aos ganhos de performance dos computadores. De fato, não apenas algoritmos ganharam relevância na era da informação, mas eles foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência e tecnologia desde muito antes do surgimento dos primeiros computadores. Nesta apresentação veremos uma perspectiva histórica sobre o desenvolvimento de algoritmos, descobriremos o que Leonardo Fibonacci tem a ver com isso, e emprestaremos sua famosa sequência como estudo de caso para vislumbrar a riqueza da área de projeto e análise de algoritmos.

 
 24/04 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

5ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Fractais

Versão de Waldeck Pitágoras 


Palestrante: 
Prof. Dr. Waldeck Schützer

Resumo: Apresentarei uma breve história desse ramo relativamente recente da geometria, buscando determinar as suas origens, compreender o seu desenvolvimento, e contemplar a beleza dos seus aspectos matemáticos, computacionais e artísticos.

 
 17/04 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

4ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Introdução à criptografia 

Criptografia 


Palestrante: 
Prof. Dr. Paulo Matias

Resumo: Introduziremos os primitivos de criptografia mais utilizados e discutiremos brevemente as propriedades matemáticas que os tornam possíveis.

 
 10/04 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

3ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

O escândalo da Geometria.

Figuras geométricas


Palestrante: 
Prof. Dr. Tomas Edson Barros
 

Resumo: Nesta palestra serão abordadas as Geometrias Euclidianas e Não-Euclidianas e os desdobramentos da descoberta desta última. Temos aproximadamente 2000 anos de história sobre esse tema, o qual, é um dos mais fascinantes da História da Matemática.

 
 03/04 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

2ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

O que é topologia?

Foto do Prof. Fábio Gomes Figueira


Palestrante: 
Prof. Dr. Fábio Gomes Figueira

Resumo: Nesta palestra apresentaremos algumas noções topológicas presentes na Matemática e nas Ciências. 

 
 27/03 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

1ª Palestra da Matemática e Computação para a Graduação  

Boas estratégias de estudo

Palestrante: 
Rafael Augusto dos Santos Kapp

Resumo: Nesta palestra apresentaremos algumas práticas eficientes de estudo. Trataremos também do deletério hábito de procrastinar e de como lidar com ele. 

 
 20/03 às 14 horas
Sala 162 AT7

 

Aula Magna Matemática UFSCar

Uma conversa sobre Matemática: reflexões sobre o passado, possibilidades no presente

Yuriko Yamamoto Baldin 

Palestrante: 
Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin

Resumo: Nesta palestra de boas vindas para os novos universitários e futuros matemáticos a intenção é mostrar um panorama do significado da Matemática em tempos passados para as diferentes civilizações, acompanhado de reflexões pessoais sobre a matemática dos séculos recentes que implicam nas carreiras que demandam a matemática. A palestra não será técnica, mas um bate-papo para esclarecer as distinções que existem entre ser "investigador da disciplina Matemática" e ser "investigador e educador", ambas carreiras que demandam estudo por toda uma vida.

 
 18/03 às 8h30min 
Auditório do DM

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905