Palestras da Matemática

 

22ª Palestra da Matemática para a Graduação

Superfícies de contato na esfera de dimensão três.

Palestra Prof. José Nazareno 

Palestrante: 
Prof. Dr. José Nazareno Vieira Gomes

Resumo: Nesta palestra faremos um breve histórico sobre a Geometria Diferencial das superfícies, onde veremos: as definições básicas, alguns exemplos clássicos, o conceito de curvatura abordado por Carl Friedrich Gauss (artigos de 1825 e 1827) e o Teorema Egregium de Gauss. Em seguida, conversaremos sobre superfícies de contato na esfera Euclidiana de dimensão três.

 24/11 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

21ª Palestra da Matemática para a Graduação

Indução e outras histórias: um passeio guiado pelo Teorema de Pick 

Palestra Sr. Gabriel Clemente 

Palestrante: 
Prof. Sr. Gabriel Longatto Clemente

Resumo: Nesta palestra contaremos alguns pontos do plano cartesiano e associaremos essa contagem a áreas de algumas figuras planas. Esta é uma boa descrição informal do famoso Teorema de Pick, que será o guia dessa nossa conversa. Faremos parte substancial do trabalho usando a Indução Matemática, o que por si só comprova a versatilidade e a importância desta ideia matemática. Por fim, mostraremos outras histórias como belas aplicações do resultado principal e comentaremos brevemente algumas possibilidades pedagógicas desse assunto nos diversos níveis do Ensino de Matemática.

 17/11 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

 

20ª Palestra da Matemática para a Graduação

Aprendizado de máquina em redes complexas: uma breve introdução

 
Palestra Prof. Alan Valejo 

Palestrante: 
Prof. Dr. Alan Demétrius Baria Valejo

Resumo: Nessa palestra serão apresentados os conceitos básicos de redes complexas, ou seja, definições básicas, sistemas complexos, modelagem de dados, medidas de centralidade, modelos e o uso da teoria das redes no aprendizado de máquina.

 10/11 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

19ª Palestra da Matemática para a Graduação

Aprendizagem da docência em matemática: contribuições da formação e da prática pedagógica

 
Palestra Profa. Eliani 

Palestrante: 
Profa. Dra. Eliani Portalone Crescenti

Resumo:Abordagem sobre o percurso de formação acadêmica e a prática pedagógica como contribuintes da aprendizagem da docência. A análise sobre a trajetória do professor de matemática, sua formação acadêmica e continuada, possibilita a aquisição de novos saberes da docência e permite a reflexão sobre a atuação e o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz junto aos alunos. Faz-se relevante que o professor de matemática busque uma atuação diferenciada que alcance os alunos com ou sem dificuldades de aprendizagem ou que possuam transtornos específicos de aprendizagem com prejuízo em matemática de forma a contribuir para a formação integral desse público e desenvolver um trabalho multidisciplinar com outros profissionais.

 27/10 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

18ª Palestra da Matemática para a Graduação

Uma Introdução à Teoria da Computação Quântica

 
Palestra Prof. Érik 

Palestrante: 
Prof. M.e. Érik Fernando de Amorim

Resumo: O bilhonésimo dígito de pi é igual ou diferente do bilhonésimo dígito de e? Uma pergunta mais interessante: é possível responder essa pergunta sem ter de calcular o bilhonésimo dígito de ambos os números? Nessa palestra vamos introduzir de forma elementar os conceitos básicos necessários para a teoria matemática da computação quântica: um pouco de números complexos, álgebra linear e física quântica, com o objetivo de entender a diferença entre algoritmos clássicos (que o seu computador usa hoje) e os quânticos (que talvez o seu computador do futuro vai usar). Não responderemos a pergunta do começo desse resumo, afinal eu não tenho um computador quântico, mas mostraremos como um algoritmo quântico pode respondê-la com a metade do esforço necessário para um computador clássico.

 13/10 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

17ª Palestra da Matemática para a Graduação

Detecção Automática de Fake News: Desafios, Esforços e Futuro

 
Palestra Prof. Roney 

Palestrante: 
Prof. M.e. Roney Santos

Resumo: Nesta palestra serão apresentados alguns conceitos, desafios atuais e como estamos agindo na busca automática de fake news na Web, principalmente no âmbito jornalístico, além do que ainda pode vir e o que pode ser feito para diminuir tal problema que fica mais evidente dia após dia.

 06/10 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

16ª Palestra da Matemática para a Graduação

Resolvendo problemas reais usando otimização

 
Palestra Profa. Franklina Toledo 

Palestrante: 
Profa. Dra. Franklina Toledo

Resumo: Muitas pessoas nem percebem, mas a matemática está presente na resolução de muitos problemas do cotidiano. Mais especificamente, a área de otimização é frequentemente utilizada para resolver problemas práticos. No corte de batentes de janelas e portas, no empacotamento de itens para entrega e até na determinação de caminhos mais curtos, temos exemplos de aplicações de modelagem matemática. Em muitas situações, buscamos soluções que minimizem custos ou que maximizem benefícios. Nesta palestra, vamos abordar conceitos básicos de otimização e vamos mostrar alguns exemplos de problemas que podem ser resolvidos utilizando-os.

 29/09 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

15ª Palestra da Matemática para a Graduação

Sobre mergulhos de estruturas e formas

 
Palestra Prof. Marcos Marrocos 

Palestrante: 
Prof. Dr. Marcus Marrocos

Resumo: Esta palestra se dedica a apresentar de forma simples e ilustrativa como um mesmo objeto em Matemática pode ser visto sob vários pontos de vista considerando as diversas estruturas presentes nele. Mergulhando tais objetos em diferentes espaços cada estrutura se revela de forma natural. O círculo S1 é ao mesmo tempo um grupo, uma curva diferenciável e pode ser mergulhado em um espaço vetorial com estrutura adicional de corpo!!!
Outro exemplo particularmente simples são os conjuntos numéricos Z, Q, R e C que podem ser construídos de forma independentes, porém ser mergulhados:  Z em Q, R em C, R em C, um no outro mantendo suas estruturas originais.
Dentre a infinidade de tais objetos e estruturas os grupos de Lie são exemplos notáveis uma vez que possuem estruturas de grupo e de variedade diferenciável, podendo ser equipado com uma geometria compatível. Vários outros exemplos serão explorados.
Conceitos tais como espaços vetoriais, grupos, corpos, topologia, geometria, quocientes serão usados durante toda a apresentação de forma concreta por meio de exemplos.

 22/09 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

14ª Palestra da Matemática para a Graduação

Dodecaedro não é só o de Platão.

Palestra Prof. Roberto Paterlini 

Palestrante: 
Prof. Dr. Roberto Paterlini

Resumo: Nesta palestra "Dodecaedro não é só o de Platão", destinada a estudantes calouros do curso de Matemática, apresentamos parte das inúmeras possibilidades que existem no estudo dos poliedros. Em particular, comentamos vários tipos de dodecaedros, como construir o piritoedro, como contar dodecaedros, e apresentamos algumas inter-relações desse poliedro com outras ciências e aplicações diversas.

 15/09 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

13ª Palestra da Matemática para a Graduação

Análise Topológica de Dados: uma breve apresentação.

Palestra Prof. Daniel Vendrúscolo 

Palestrante: 
Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo

Resumo: Análise Topológica de Dados: uma breve apresentação.
Resumo: Um ramo recente da matemática, que utiliza ferramentas de topologia algébrica para estudar grandes bancos de dados é a Análise Topológica de Dados. Nesta palestra pretendemos apresentar alguns conceitos básicos desta área, evitando detalhes técnicos. Exploraremos visualizações que podem ajudar a compreensão das técnicas e apresentaremos algumas aplicações presentes na literatura.

 08/09 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

12ª Palestra da Matemática para a Graduação

Famílias de curvas que preenchem o plano: folheações.

Palestra Prof. Francisco Braun 

Palestrante: 
Prof. Dr. Francisco Braun

Resumo: Consideremos o seguinte exercício: rabiscar uma folha de papel com curvas seguindo as regras: 1) por cada ponto do papel deve passar uma única curva, 2) cada curva deve iniciar e terminar na borda do papel. (Por exemplo, pense nas curvas de nível de uma função de duas variáveis sem singularidades.) O resultado final será uma ``folheação regular’’ da folha de papel. De quantas maneiras ``realmente diferentes’’ pode-se fazer isso, isto é, a menos de ``equivalência topológica’’? Tal exercício ocupou a mente de vários matemáticos, dentre eles W. Kaplan e L. Markus nas décadas de 40 e 50. Kaplan descobriu que este problema está completamente caracterizado pelas relações cordais de separabilidade e ciclicidade das curvas. Markus provou que uma quantidade razoavelmente pequena de curvas determina a folheação inteira a menos de equivalência topológica. Nesta palestra introduziremos este assunto, apresentaremos uma série de resultados da área e enunciaremos alguns problemas em aberto.

 01/09 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

11ª Palestra da Matemática para a Graduação

Todo mundo odeia Matemática!

Palestra Prof. Rafael Barostichi 

Palestrante: 
Prof. Dr. Rafael Barostichi

Resumo: É notório que grande parte da população, não apenas brasileira, mas mundial, nutre sentimentos negativos em relação à Matemática. Mas por que isso acontece? Será que, realmente, esta área do conhecimento humano é restrita a algumas poucas mentes privilegiadas e super desenvolvidas? Nesta palestra, vamos refletir um pouco acerca de algumas razões pelas quais isso acontece e, mais importante, vamos discutir e apontar caminhos que podem levar a mudanças no modo como a Matemática é vista, e principalmente, aprendida.

 25/08 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

10ª Palestra da Matemática para a Graduação

Reflexões sobre a Matemática Escolar e o Curso Superior de Matemática

Palestra Profa. Yuriko Baldin 

Palestrante: 
Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin

Resumo:Nesta palestra iremos considerar as diferenças conceituais sobre os significados da Matemática que se aprende na escola e a Matemática de um Curso Superior, sob perspectivas de metas distintas na formação, e do significado do pensamento matemático que permite alinhar as duas matemáticas aparentemente desconexas. Faremos uma reflexão que consideramos importante para a formação do profissional de Matemática frente a necessidades múltiplas do mundo contemporâneo.

 18/08 às 14 horas
meet.google.com/gcf-rexo-vpb

 

9ª Palestra da Matemática para a Graduação

Há uma lógica quando cometemos erros em Matemática

Palestra Prof. Pedro Malagutti 

Palestrante: 
Prof. Dr. Pedro Malagutti

Resumo: Na palestra serão abordados temas relacionados à lógica dedutiva para mostrar como cometemos erros. A história e o ensino nunca deram muita importância aos erros. Nos livros didáticos estão expostos os resultados, não a maneira como foram obtidos. Nos relatos históricos estão repletos de sucessos e conquistas: quanto aos erros, quase nunca são citados. Há uma lógica inerente à maneira de como cometemos erros e ninguém está imune a eles.

 30/06 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

7ª Palestra da Matemática para a Graduação

Modelagem Matemática e Resolução de Problemas da Indústria 

Palestra Profa. Maristela dos Santos 

Palestrante: 
Profa. Dra. Maristela Oliveira dos Santos

Resumo: Nesta palestra falaremos sobre alguns problemas motivados por ambientes industriais. Apresentaremos os modelos matemáticos desenvolvidos bem como os métodos de resolução propostos para lidar com eles. Basicamente, falaremos sobre problemas de planejamento de operações de captação e armazenagem de água em redes urbanas e de planejamento da produção em indústrias químicas.

 09/06 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

6ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Matemática e suas Aplicações

Palestra Prof. Olímpio Miyagaki 

Palestrante: 
Prof. Dr. Olímpio Hiroshi Miyagaki

Resumo: apresentarei algumas aplicações da Matemática usando a Matemática do Ensino Médio e do Ensino Superior, enfatizando a necessidade de se definir limites, derivadas e integrais.

 02/06 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

 

5ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Probabilidade Geométrica: origens, paradoxos e rigor matemático.

Palestra Prof. Cláudio Possani 

Palestrante: 
Prof. Dr. Cláudio Possani

Resumo: Nesta palestra apresentaremos a origem da Teoria de Probabilidade Geométrica no século XVIII, a crise gerada pelo Paradoxo de Bertrand no século XIX e como os Matemáticos contemporâneos tratam do assunto. O rigor matemático foi incorporado à Teoria com o advento da Teoria da Medida. Discutiremos o conceito de modelo matemático e as relações entre modelos, teorias e a realidade física. O nível de matemática necessário para a compreensão é básico e o tratamento é acessível a não matemáticos.

 05/05 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

 

4ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Uma conversa sobre contra-exemplos e suas contribuições para a construção do conhecimento em matemática

Palestra Prof. João Rodrigues 

Palestrante: 
Prof. Dr. João Rodrigues dos Santos Júnior

Resumo: Nesta palestra falaremos sobre a importância dos contra-exemplos ao longo da construção do conhecimento matemático. Exibiremos alguns contra-exemplos clássicos que contribuíram decisivamente para a elucidação de questões teóricas bastante relevantes e, em alguns casos, inclusive, motivaram o surgimento de novas teorias matemáticas.

 07/04 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

3ª Palestra da Matemática para a Graduação 

TPACK na criação de planos de aula com uso de calculadoras como recurso didático

Apresentação da palestra do Sr. Jalman Lima

Palestrante: 
Sr. Jalman Lima

Resumo: Ferramentas tecnológicas como calculadoras e computadores são amplamente recomendadas pelos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A tecnologia tem afetado drasticamente as nossas vidas diárias na forma como nós nos comunicamos, buscamos entretenimento, e interagimos uns com os outros. E na Educação? Tivemos mudanças drásticas? Discutiremos como a tecnologia, o conteúdo e a pedagogia estão conectados. Como aprender sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK, sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge) auxilia o professor a integrar a tecnologia de forma a criar um ambiente de aprendizagem e como os estudantes são afetados positivamente pelo TPACK. Mostraremos exemplos de como o framework TPACK pode auxiliar no processo para desenvolver habilidades e competências através da criação de roteiros de aula com o uso de calculadoras científicas via Lesson Study.

 24/03 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

2ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Harry Potter em busca do número "pi" no conjunto de Mandelbrot.

Apresentação da palestra do Prof. Paulo Caetano

Palestrante: 
Prof. Dr. Paulo A. S. Caetano

Resumo: Vamos definir o conjunto de Mandelbrot no plano complexo e apresentar como o número "pi" aparece nesse conjunto.

 10/03 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz

 

1ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Algumas visões para além do infinito

Apresentação da palestra do Prof. Alex

Palestrante: 
Prof. Dr. Alex Carlucci Rezende

Resumo: Nesta palestra falaremos um pouco sobre o infinito, sua "origem" e representação, culminando em algumas aplicações nas áreas da Matemática.

 24/02 às 14 horas
meet.google.com/qzf-nqdx-msz 

 

Certificados 2021/1 

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905