Palestras da Matemática

18ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Os polinômios de Bernstein, o teorema de Weierstrass e aplicações

 

Palestrante: 
Me. Cristiano Augusto de Souza

Resumo: O Teorema da aproximação de Weierstrass afirma que toda função real contínua definida em um intervalo compacto pode ser uniformemente aproximada por polinômios. Em 1912, S. Bernstein provou o teorema exibindo os polinômios aproximantes que levaram o seu nome. Neste seminário, serão apresentados os polinômios de Bernstein e, dentre as aplicações, o uso de tais polinômios para produzir as curvas de Bézier, amplamente empregadas em computação gráfica, no design de produtos, engenharia, etc.

 
 05/12 às 14 horas
Auditório do DM

 

17ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Árvores de Decisão para Problemas de Classificação Simples e Multirrótulo

 Foto do Prof. Ricardo Cerri

Palestrante: 
Prof. Dr. Ricardo Cerri

Resumo: Nesta Palestra serão apresentados exemplos de árvores de decisão para problemas de classificação simples e mltirrótulo. 

 
 21/11 às 14 horas
Auditório do DM

 

16ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Sobre um Problema de Hurwitz

Foto do Prof. Adolf Hurwitz 

Palestrante: 
Profa. Dra. Natália Andrea Viana Bedoya

Resumo: Em "Über Riemaniannische Flächen mit gegebenen Verzweigungspunkten¨, Math. Ann., 39, 1-60 (1891), A. Hurwitz caracteriza algebricamente um objeto da análise complexa. A realização de tal objeto é ainda um assunto de estudo e tem sido explorado usando diversas técnicas de diversas áreas da matemática. Nesta palestra gostaria de apresentar o problema na sua forma mais simples, explorando um pouco as pontes entre a álgebra, a topologia e a combinatória que ele define.

 
 14/11 às 14 horas
Auditório do DM

 

15ª Palestra da Matemática para a Graduação 

A busca pela compreensão cósmica
como o pensamento físico construiu uma visão para o universo

Foto do Prof. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira 

Palestrante: 
Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

Resumo: Neste encontro apresentaremos como diferentes pensadores e cientistas, ao longo da história, construíram representações para compreender o mundo que nos cerca. Dos primeiros modelos propostos pelos helênicos, passando pelo Renascimento, até as modernas teorias e experimentos científicos realizados para descrever a Natureza, principalmente nos últimos 100 anos. Serão discutidos como esses modelos científicos foram construídos e como eles influenciam a nossa visão cosmológica e cosmogônica, levando a reflexões na nossa  própria existência.

 
 31/10 às 14 horas
Auditório do DM

 

14ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Sobre a conjectura 3x+1 e os limites da Matemática

Prof. Jaume Libre 

Palestrante: 
Prof. Dr. Jaume Libre

Abstract: Consider the following operation on an arbitrary positive integer:
If the number is even, divide it by two.
If the number is odd, triple it and add one.
Now form a sequence by performing this operation repeatedly, beginning with any positive integer, and taking the result at each step as the input at the next.
The 3x+1 conjecture is: In the sequence created by this process will appear the number 1, regardless of which positive integer is chosen initially.
This conjecture goes back to 1930, it is due to the German mathematician Collatz. Today it remains as an unsolved problem in mathematics. 
Paul Erdôs said about the 3x+1 conjecture: "Mathematics may not be ready for such problems." Jeffrey Lagarias in 2010 claimed that based only on known information about this problem, "this is an extraordinarily difficult problem, completely out of reach of present day mathematics."
The talk will be about what is known and what is unknown on this conjecture.

 
 03/10 às 14 horas
Auditório do DM

 

13ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Representação do comportamento mecânico-material por meio de abordagens integrais de contorno

Foto da Gare do Oriente de Lisboa 

Palestrante: 
Prof. Dr. Edson Denner Leonel

Resumo: A correta previsão do comportamento mecânico de sólidos deformáveis é de extrema importância no projeto estrutural de edificações e de manufaturas. Sólidos deformáveis são susceptíveis a processos de degradação mecânica, os quais comprometem seu desempenho de forma imediata ou mesmo ao longo do tempo. Assim, o desenvolvimento de modelos para a representação do comportamento mecânico de sólidos deformáveis e dos processos de degradação envolvidos são necessários para a concepção de geometrias estruturais otimizadas, determinação de cargas resistentes últimas e também para a melhor avaliação sobre os custos envolvidos. Modelos analíticos foram inicialmente aplicados para tal finalidade. Porém, nessa abordagem, diversas simplificações são necessárias, o que os restringe a uma limitada gama de aplicações. Alternativamente, métodos numéricos podem ser aplicados, o que possibilita uma representação geral. Dentre os métodos numéricos já desenvolvidos destaca-se o Método do Elementos de Contorno (MEC). Esse método numérico é baseado em equações integrais escritas sobre o contorno do corpo em análise. No MEC existe a redução da dimensionalidade da malha, o que reduz a dimensão dos sistemas algébricos envolvidos e também os dados de entrada necessários. Além disso, o MEC não requer discretização de domínio, o que permite a representação precisa das grandezas envolvidas no domínio do corpo. Nesta apresentação, o MEC será aplicado na modelagem de problemas da mecânica dos sólidos, mais precisamente em problemas envolvendo o crescimento de fissuras, confiabilidade e otimização. Recentes desenvolvimentos deste método serão apresentados bem com avanços futuros. Palavras Chave: Método dos Elementos de Contorno, Mecânica da Fratura, Confiabilidade, Otimização

 
 26/09 às 14 horas
Auditório do DM

 

12ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Funções Descontínuas 

Prof. Ruidival dando aula 

Palestrante: 
Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho 

Resumo: Descreveremos quando um subconjunto dos reais é o conjunto de descontinuidade de uma função. 

 
 12/09 às 14 horas
Auditório do DM

 

11ª Palestra da Matemática para a Graduação  

Boas estratégias de estudo

Palestrante: 
Rafael Augusto dos Santos Kapp

Resumo: Nesta palestra apresentaremos algumas práticas eficientes de estudo. Trataremos também do deletério hábito de procrastinar e de como lidar com ele. 

 
 16/08 às 13 horas
Auditório do DM 

 

10ª Palestra da Matemática para a Graduação  

Johannes Kepler, um matemático de antes do cálculo infinitesimal

Palestrante: 
Jorge Guillermo Hounie

Resumo: Reflexões sobre a vida, a obra e a  época de Johannes Kepler.

 
 04/07 às 14 horas
Auditório do DM 

 

9ª Palestra da Matemática para a Graduação  

 Lesson Study no Brasil: uma Experiência com Ensino de Matemática

 

Palestrantes: 
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza e 
Julia Schaetzle Wrobel

Resumo: Partindo das ideias de que: 1) o conhecimento sobre a prática docente não emerge de um lugar externo ao espaço profissional e cultural da sala de aula e 2) saberes profissionais devem ser compartilhados por grupos de professores e 3) a matemática escolar  não deve ser uma versão simplificada da matemática produzida na academia, apresentaremos um balanço de experiências com professores de Matemática em formação no Brasil, em meio ao planejamento, execução e reflexão de aulas construídas à luz do modelo japonês Lesson Study. 

20/06 às 18 horas
Auditório do DM
 

 

8ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Reflexão sobre (Re)construção da Prática Escolar pelo Lesson Study

 

Palestrantes:
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza e
Julia Schaetzle Wrobel

Resumo: Apoiadas em argumentos de autores da literatura de pesquisa recente e experiência profissional e científica das palestrantes, propomos discutir a formação de professores que ensinam matemática a partir da dicotomia entre matemática acadêmica e matemática escolar, apresentando uma alternativa para (re)construção da prática docente em Matemática por meio de ingredientes do modelo japonês de formação docente denominado Lesson Study.

20/06 às 14 horas
Auditório do DM
 

 

7ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Organizações que aprendem através da ciência de dados 

 

Fifteen Hundred Consulting
Palestrante: Sr. Paulo Seixas 

Resumo: Vamos debater junto: como tecnologia e capacidade analítica têm desafiado organizações a desenvolverem novas soluções? Como experiência no desenvolvimento de soluções apoiadas em tecnologia estado da arte, modelos analíticos e uma nova visão de negócios, a Fifteen Hundred Consultoria convida os alunos da Matemática a participarem desse debate. Compreender como as organizações têm se transformado diante da nova realidade e como o conhecimento das áreas de Matemática e Estatística vão contribuir para essa revolução é o caminho para responder essas questões. Como empresas pioneiras em inovação e tecnologia (Uol, Telefônica, Coca Cola, DuPont entre outras) incorporaram a ciência de dados em seus negócios será o tema da palestra de hoje. Participe!

06/06 às 14 horas
                                                      Auditório do DM
                                         

 

6ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Ansiedade à Matemática: controle aversivo e procedimentos de reversão

 

Palestrante:
 
Prof. Dr. João dos Santos Carmo

Resumo: A ansiedade à matemática (AM) está relacionada diretamente às experiências negativas na tentativa de aprender a matemática escolar. A presente palestra tem por objetivo apresentar as variáveis ambientais que geram padrões de reações emocionais e aversão à disciplina matemática. Para tanto, serão discutidas as formas mais comuns de controle aversivo (punição e ameaça de punição), bem como mitos e equívocos amplamente divulgados acerca da matemática em nossa sociedade. Em seguida serão expostos  procedimentos de intervenção que visam prevenir e auxiliar indivíduos com AM.

23/05 às 14 horas
Auditório do DM

 

5ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Breve Introdução à Topologia

 

Palestrante:
 
Prof. Dr. Fábio Ferrari Ruffino 

Resumo: A topologia constitui uma área fundamental da Matemática, cujos fundamentos têm que ser conhecidos por qualquer pesquisador, independentemente da sua especialização. Nesta palestra vou tentar apresentar de modo informal o conteúdo desta área, dando uma ideia da sua importância e dos seus desenvolvimentos na Matemática moderna. 

09/05 às 14 horas
Auditório do DM

 

4ª Palestra da Matemática para a Graduação 

A mágica das Inversões

 

Palestrante:
 
Prof. Dr. Ruy Tojeiro de Figueiredo Jr. 

Resumo: Discutiremos algumas aplicações interessantes do conceito de inversão com respeito a um círculo, em particular demonstrações simples de resultados clássicos como o Teorema de Ptolomeu e o Porismo de Steiner. 

25/04 às 14 horas
Auditório do DM

 

3ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Geometria Analítica: dois "mundos": o da Geometria e o da Álgebra

 

Palestrante:
Prof. Dr. Dirceu Penteado

Resumo (objetivo): estabelecer conexões entre duas grandes áreas da Matemática: Geometria e Álgebra. Para tanto é fundamental fixarmos os meios: recursos inerentes às áreas e o processo (recursos de Álgebra Linear) que estabelece a ponte entre estas áreas.  

11/04 às 14 horas
Auditório do DM

 

2ª Palestra da Matemática para a Graduação 

Integração do uso calculadora científica como recurso didático na 
prática docente do Ensino Médio: contribuições para o desenho de aulas

 

Palestrante:
Prof. M.e. Jalman Lima
Coordenador da Divisão Educacional da Casio

Resumo: Esta palestra tem como objetivo propor a discussão de desenhos de planos de aulas com uso de calculadora no ensino de Matemática para o Ensino Médio. Indiscutivelmente um dos pontos mais controversos em educação tecnológica para entrar em sala de aula tem sido a calculadora. Muitos países adotaram, no passado, calculadoras científicas ou gráficas em seus exames nacionais. Todavia, o seu uso não está longe de atingir unanimidade entre os professores do Ensino Médio. Mostraremos os potenciais da calculadora, bem como o planejamento de atividades para sala de aula. Foram realizadas oficinas com professores de Matemática e Física do interior de São Paulo para discutir o seu uso em sala de aula e aplicação de algumas atividades em escolas públicas do interior de São Paulo. 

05/04 às 14 horas e 18 horas
Auditório do DM
 

 

1ª Palestra da Matemática para a Graduação 

 Alguns paradoxos, algumas mágicas e o nome de sua avó

 

Palestrante:
 
Prof. Dr. Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Resumo: Alguns paradoxos, algumas mágicas e o nome de sua avó.

21/03 às 14 horas
Auditório do DM

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905