Semana da Matemática

Palestra PPGECE Gustavo da Silva - IV SEMAT 2021

Metodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médio

Palestrante: Gustavo Bueno da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - UFSCar

Datas: 20/10
Horário: das 20:20 às 21:10 
Link: Canal da Coordenação de Curso

Resumo: Discutir diferentes formas de ensinar vem tendo destaque nos últimos anos, principalmente com o novo Ensino Médio. Deixar o ambiente escolar mais atraente, similar ao seu cotidiano é tema de grande estudo das metodologias ativas. Nessa pesquisa, criamos uma linha histórica, desde meados do século XX até os momentos atuais, onde discute-se o ensino híbrido. Buscamos mostrar que pequenos movimentos, tirando aos poucos o professor do centro da atenção para os alunos, podem fazê-los ter maior interesse, dada a contextualização com problemas do ambiente em que vivem. Focamos no ensino da Progressão Aritmética e Progressão Geométrica para o uso da sala de aula invertida, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular, localizado na cidade de Sorocaba-SP.

Para aplicação da sala de aula invertida, foram utilizados vídeos de minha autoria e de professores do sistema de ensino o qual o colégio pertencia. Devido a pandemia de Covid-19, alterações foram feitas nas atividades a serem aplicadas, ocasionando alterações nas discussões e na quantidade de atividades entregues. Utilizando as informações dos estudantes que realizaram as atividades, poderemos inserir metodologias ativas nas escolas, de forma gradual e discutida com todo o corpo docente, equipe gestora, responsáveis e alunos. Como resultado esperado, o professor-pesquisador mediante pontos fortes e de melhoria dessa metodologia, bem como implicações na aprendizagem dos alunos.

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905