Graduação em Matemática

Matemática e Psicologia: uma estranha relação de equivalência

Palestrante: Kimberly da Silva Rocha
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 08:30 às 09:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: As classes de equivalência desempenham um papel crucial na matemática, especialmente na teoria dos conjuntos, álgebra abstrata e análise. Fundamentadas em propriedades como reflexividade, simetria e transitividade, essas classes agrupam elementos de um conjunto com relações específicas, proporcionando uma compreensão aprofundada das propriedades subjacentes. A interseção intrigante surge ao comparar essas classes com a teoria de estímulos de Murray Sidman, renomado psicólogo comportamental. Este projeto explora essa conexão, examinando a presença de conceitos matemáticos na teoria de estímulos e suas implicações práticas, especialmente no contexto educacional e no tratamento de dificuldades de leitura e linguagem. A compreensão dessa interrelação pode enriquecer ambas as disciplinas, fornecendo percepções valiosos para a matem ́atica e contribuindo para abordagens maiseficazes no campo educacional.

Teorema de Gauss-Bonnet e algumas aplicações

Palestrante: Alan Kaus-Zampieron
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 08:00 às 8:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: O Teorema de Gauss-Bonnet é um resultado fundamental na geometria diferencial que relaciona a geometria de superfícies com suas propriedades topológicas. Em termos simples, ele estabelece uma conexão entre a curvatura de uma superfície e sua característica de Euler, uma propriedade topológica. O teorema ́e utilizado para classificar superfícies, ajudando a determinar a característica de Euler de distintas superfícies, fornece ferramentas para estudar a curvatura de superfícies em diferentes contextos e, em teorias como a relatividade geral, a geometria do espaço-tempo pode ser analisada usando ideias do teorema.

Ponto e cruz: tem matemática no bordado?

Ministrante: Grupo PET Matemática/UFSCar
Universidade Federal de São Carlos

Datas: 11/10
Horário: das 14:00 às 15:30 horas
Local: Sala de estudos SEST/DM

Resumo: Nesta oficina apresentaremos o método de bordado “ponto cruz” e uma de suas possíveis relações com a matemática. Nosso objetivo será utilizar esta forma de artesanato para transferir uma imagem pixelada para um tecido. Esta atividade tem potencial para desenvolver concentração e estimular a intuição matemática, além de proporcionar um momento de integração entre os participantes. A oficina está aberta para todos os interessados, e não tem nenhum pré-requisito. Todo o material necessário será fornecido na hora.

Aprendizagem ativa e neurociência: qualquer um pode aprender Matemática?

Palestrante: Rafael Fernando Barostichi
Universidade Federal de São Carlos

Data: 09/10
Horário: das 14:00 às 14:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nesta palestra, vamos explorar a crença amplamente difundida que o conhecimento matemático é restrito a poucos que possuem os dons necessários para adquiri-lo, e refletir sobre como as estratégias de aprendizagem ativa podem, à luz da neurociência, contribuir com a aprendizagem significativa da Matemática.

Conectando a África e Matemática por meio de jogos e elementos culturais africanos.

Ministrante: Simone Maria de Moraes
Universidade Federal da Bahia

Datas: 09/10
Horário: das 18:30 às 20:45 horas
Local: Sala de estudos SEST/DM

Resumo: No intuito de propiciar a estudantes e professores de matemática material para a implementação da Lei. 10.639/03, no contexto do ensino de Matemática, propomos uma oficina conduzida com elementos culturais e jogos africanos, entrelaçando-os com a Matemática. Para isso vamos apresentar os símbolos adinkras, artefatos arqueológicos africanos e geometria sona, assim como, jogos africanos de diferentes categorias. Em seguida, passaremos à dinâmica com alguns esquemas que permitirão a cada equipe da oficina construir uma atividade de ensino de matemática com estes elementos. Ao final esperamos que os participantes se sintam motivados a conhecer outros elementos culturais e jogos originários do continente africano, para serem explorados em aulas de Matemática.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905