Geometria, de Euclides a Einstein – um breve passeio. |
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Palestrante: Maria Fernanda Elbert |
Data: 07/10 |
Resumo: Usando a geometria como fio condutor, vamos conversar sobre as ideias de Einstein sobre o universo. |
Geometria, de Euclides a Einstein – um breve passeio. |
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Palestrante: Maria Fernanda Elbert |
Data: 07/10 |
Resumo: Usando a geometria como fio condutor, vamos conversar sobre as ideias de Einstein sobre o universo. |
Para que estudar a história dos conceitos matemáticos? |
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Palestrante: Maria do Carmo de Sousa |
Data: 07/10 |
Resumo: A palestra tem como objetivo refletir sobre as relações que existem entre a História da Matemática, o movimento lógico histórico dos conceitos e os nexos conceituais de conteúdos matemáticos que são ensinados na Educação Básica. Aqui, o movimento lógico-histórico na sala de aula e, particularmente, em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) de Matemática elaboradas a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), tem como principal função, por meio dos nexos conceituais, auxiliar o pensamento tanto daquele que ensina quanto daquele que aprende a movimentar-se no sentido de encontrar respostas para as necessidades humanas. |
Espectro do Laplaciano no triângulo equilátero |
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Palestrante: Marcus Antônio Mendonça Marrocos |
Data: 11/10 |
Resumo: Nesta palestra apresentamos uma solução elementar do problema de autovalor do Laplaciano no triângulo equilátero com condições de bordo de Dirichlet e Neumann mostrando suas conexões com álgebra e teoria dos números. |
Famílias Somáveis em Espaços Normados |
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Palestrante: Maria do Carmo Carbinatto |
Data: 10/10 |
Resumo: Nesta palestra apresentamos uma extensão do conceito de soma em espaços normados, a saber, o conceito de família somável. Esta extensão pode parecer interessante apenas sob o ponto de vista matemático, porém é um conceito básico utilizado na definição de uma função probabilidade. |
Um pouco da matemática atrás do origami. |
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Palestrante: Marcelo Escudeiro Hernandez |
Data: 07/10 |
Resumo: Matemáticos possuem a tendência de ver o mundo com uma perspectiva diferente. Procuramos padrões, simetrias, identificar curvas em relevos, métodos que resolvam quebra-cabeças, objetos matemáticos na arte, etc. Nessa palestra, vamos explorar alguns aspectos da matemática presente na arte do Origami. Naturalmente podemos identificar elementos do Origami com entes matemáticos, por exemplo: podemos associar a folha de papel com um plano, os vincos (dobras) com (segmentos de) retas e assim por diante, o que nos leva a reconhecer aspectos da Geometria Euclidiana nessa arte japonesa. De fato, do mesmo modo que Euclides alicerçou as bases de sua geometria sobre postulados, podemos formular (de modo axiomático) ações que se pode realizar no Origami. Além de apresentarmos e relacionarmos os axiomas propostos por Huzita para Origamis com os axiomas e resultados da Geometria Euclidiana, vamos explorar um outro aspecto subjacente às dobraduras: a obtenção de números origami-construtíveis. De modo sucinto, um número n é origami-construtível se podemos obter, por meio de dobraduras, um segmento de medida n. O conceito de origami-construtível é uma extensão do conceito de número construtível (com régua e compasso) que corresponde a um número que é medida de um segmento que pode ser construído com régua e compasso e que tem medida n. Tais conceitos, permitem que equações algébricas de grau menor ou igual a três possam ser abordadas e resolvidas por meio de origamis. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.