Coordenação dos Cursos de Matemática - CCM

 

A Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática é composta por Coordenadores, Coordenador do Curso e Vice-Coordenador do Curso, e pelo secretário do curso. 

À Coordenação de Curso cabe:

  • Implementar as atividades do curso, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Coordenação;
  • Propor ao Conselho de Coordenação do Curso o conjunto de atividades curriculares a serem solicitados aos Departamentos;
  • Analisar com os departamentos as propostas de novas atividades curriculares para o curso, de acordo com as diretrizes do Conselho de Coordenação de Curso;
  • Encaminhar aos Departamentos propostas de novas atividades curriculares para o curso, devidamente aprovados pelo Conselho de Coordenação do Curso;
  • Propor ao Conselho de Coordenação do Curso o acerto final de horário das atividades curriculares oferecidos a cada período letivo;
  • Supervisionar o processo de inscrição de estudantes em atividades curriculares;
  • Orientar os estudantes nas questões específicas do Curso;
  • Orientar os estudantes do curso, bem como os estudantes estrangeiros vindos para o curso, e encaminhar seus processos referentes à mobilidade acadêmica;
  • Orientar e supervisionar a Secretaria do Curso na realização de suas atribuições;
  • Promover e participar do acolhimento dos estudantes ingressantes no curso, bem como da recepção da documentação relativa ao processo de matrícula;
  • Analisar e avaliar o desempenho global dos estudantes e propor ao Conselho de Coordenação do Curso medidas para a solução de problemas constatados;
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades curriculares do curso, recomendando ao Conselho de Coordenação do Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário;
  • Submeter ao Conselho de Coordenação do Curso propostas de normas para a solução de eventuais problemas do curso, sempre que não haja regulamentação sobre o assunto;
  • Representar o curso conforme legislação ou normas vigentes, de acordo com os interesses do curso e/ou deliberação do Conselho de Coordenação;
  • Organizar e manter atualizadas as informações acadêmicas sobre o curso;
  • Emitir parecer sobre os processos de aproveitamento de estudos, ouvidos os departamentos responsáveis pelas atividades curriculares;
  • Definir o número de vagas adicionais para candidatos refugiados e de intercâmbio/mobilidade acadêmica;
  • Definir o número de vagas disponíveis a candidatos portadores de diploma;
  • Inserir os dados acadêmicos dos candidatos à transferência externa em sistema para este fim, de acordo com as normas vigentes que tratam especificamente de transferências;
  • Solicitar aos diferentes departamentos, a oferta de atividades curriculares para atender às necessidades do Curso, obedecendo ao Calendário Acadêmico da Instituição;
  • Zelar pelo cumprimento dos Planos de Ensino;
  • Intermediar, junto aos Departamentos, a solução de problemas didático-pedagógicos gerados no decorrer da implementação de atividades curriculares;
  • Inscrever os estudantes habilitados a realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), bem como encaminhar as listas de inscritos, convocados para a prova e a lista de presença à ProGrad;
  • Providenciar toda documentação exigida para avaliação externa do curso;
  • Encaminhar os dados do curso relativos aos processos de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento do Curso à ProGrad e à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SPDI), de acordo com as exigências legais;
  • Nomear e dar posse aos membros eleitos ou indicados do NDE e Conselho de Curso.
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