Coordenadores

Recepção aos calouros 2022  

Boas-vindas

Caro estudante, seja bem-vindo ao curso de graduação em matemática da UFSCar. Esperamos que a UFSCar seja para você um ambiente agradável e acolhedor, que você possa desfrutar de bons momentos e fazer muitas amizades.

Na UFSCar você adquirirá conhecimentos que levará para a vida toda e juntos caminharemos em busca do sucesso e dos desenvolvimentos profissional e pessoal!

  

Nossos Cursos

A matemática é uma ciência fundamental no desenvolvimento científico e cultural do país e é uma das ciências mais importantes para o ser humano, pois seus conceitos e ferramentas são a base para muitas outras áreas do conhecimento.

A UFSCar conta com os cursos de graduação em Matemática no período integral com duração regular de 4 anos e no período noturno com duração regular de 5 anos.

No Curso de matemática no período integral você poderá optar por colar grau em Licenciatura em Matemática ou em Bacharelado em Matemática. No Curso de Matemática Noturno você colará grau em Licenciatura em Matemática.

 

É fundamental que você compareça às atividades de recepção que serão realizadas nos dias 31 de maio e 02 de junho de 2022.

Recepção aos Calouros 2022 


Programação da Coordenação  

 
 
31/05 - Terça-feira

Palestra Institucional da Coordenação
Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática
Início às 10:00 am.
Local: Auditório DM/UFSCar.
 

Palestra Institucional da Coordenação
Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática
Início às 19:00 am.
Local: Auditório DM/UFSCar

 
01/06 - Quarta-feira

Atividade Interativa
PET-Matemática
Início às 16:00 horas
Local: SEST/DM.

Plantio das árvores da Turma 2022 no DM
Início às 17:30 horas
Local: DM/UFSCar

Confraternização
Início: às 18 horas
Local: Saguão do DM/UFSCar.

 
02/06 - Quinta-feira

Palestra de abertura de 2022/1
Prof. Waldeck Schützer
Universidade Federal de São Carlos
Título: A Matemática e o Cubo Mágico.
Resumo: Quantas são as possíveis configurações do Cubo Mágico? A companhia Ideal Toy, responsável por lançar o cubo mágico no mercado, anunciou na embalagem que o cubo poderia assumir mais de 3 bilhões de combinações diferentes. Esta estimativa está muito distante da realidade, tanto que Douglas Hofstadter, em seu artigo Innumeracy (analfabetismo matemático) publicado na revista Scientific American em Maio de 1982, comparou a situação à do McDonald's anunciarem com orgulho que já teriam vendido mais de 120 hamburgers. A partir de observações das partes do cubo e usando somente matemática elementar, encontraremos o número exato de configurações do cubo mágico. Em seguida, e se o tempo permitir, exploraremos a questão de como representar o cubo mágico em linguagem matemática conveniente e que espécies de possibilidades se abrem ao fazê-lo.
Início às 16:00 pm.
Local: Auditório do DM
 
As atividades ocorrerão exclusivamente presencialmente. Desejamos que todos que tiverem condições compareçam presencialmente para que possamos com grande alegria recepcionar as novas mentes pensantes da MAT.

Cordialmente,
Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905