Atas

Crença de autoeficácia estatística e o letramento estatístico de estudantes de curso de formação de professores que ensinarão matemática.

Palestrante: Paulo César Oliveira
Universidade Federal de São Carlos

Data: 27/09
Horário: das 11:00 às 12:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A palestra visa abordar os estudos sobre o desenvolvimento do letramento, mais especificamente, o estatístico, o qual tem sido abordado em nossos estudos desde 2016. O objetivo desta investigação é interpretar o letramento estatístico de estudantes da Licenciatura em Matemática e Pedagogia a partir da aplicação de uma escala de crença de autoeficácia estatística envolvendo objetos de conhecimento estatístico. Trata-se de uma pesquisa norteada por duas questões de pesquisa: existe relação entre as crenças de autoeficácia na resolução de tarefas estatísticas, o desempenho e o raciocínio estatístico? Que lacunas os estudantes universitários apresentam no decorrer das suas atividades que comprometem o desenvolvimento do letramento estatístico? A partir do levantamento bibliográfico constatamos pelas diferentes bases de dados consultadas, a inexistência no contexto brasileiro de alguma pesquisa que apresente interlocuções teórico-metodológicas entre crenças de autoeficácia e letramento estatístico. Para buscar respostas às nossas questões de investigação, optamos por uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa. A natureza qualitativa da pesquisa dar-se-á com a análise do material empírico gerado por alunos de instituições públicas estadual e federal de Ensino Superior, mediante categorias de análise ‘a priori’ extraídas do modelo proposto para o desenvolvimento do letramento estatístico. Já a natureza quantitativa da pesquisa será evidenciada no decorrer do tratamento da escala de crença de autoeficácia estatística para ser aplicada com os sujeitos da amostra da pesquisa. A meta a ser perseguida é contribuir com a aprendizagem estatística dos estudantes, disponibilizando um instrumento calibrado na forma de escala e um conjunto de tarefas para o desenvolvimento do letramento na temática proposta para essa pesquisa.

Conceitos matemáticos e topológicos no desenvolvimento de algoritmos de recomendação.

Palestrante: Thales Augusto Leite de Souza
Universidade Estadual Paulista

Data: 22/09
Horário: das 14:45 às 15:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: O projeto que proponho abordar envolve o uso de estruturas vetoriais e métricas topológicas para gerar recomendações personalizadas: no mundo atual, somos constantemente impactados por algoritmos que personalizam nossas experiências online — seja ao sugerir um filme na Netflix, um produto em uma loja virtual ou uma nova música em um aplicativo de streaming. Por trás dessas recomendações, há uma sofisticada combinação de matemática e ciência da computação. Entre os conceitos matemáticos fundamentais que sustentam esses sistemas está a noção de espaço métrico. 

Espaços métricos são estruturas que nos permitem medir "distâncias" entre elementos de um conjunto, mesmo quando esses elementos não são pontos físicos. Essa ideia abstrata é essencial em algoritmos de recomendação, pois permite quantificar a similaridade entre usuários, produtos, perfis ou preferências. Com isso, torna-se possível identificar padrões e oferecer sugestões cada vez mais precisas.

Esta apresentação tem como objetivo apresentar o conceito de espaço métrico e explorar como ele é aplicado em sistemas de recomendação. Serão discutidos exemplos práticos, como o uso de distâncias euclidiana, de Manhattan, cosseno, Jaccard e afins, além de mostrar como essas ferramentas matemáticas impactam diretamente a forma como interagimos com tecnologias no nosso cotidiano.

Álgebra linear e teoria dos grafos: uma parceria de sucesso.

Palestrante: Carlos Hoppen
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data: 22/09
Horário: das 14:00 às 14:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Nessa palestra, apresentarei resultados na fronteira entre a Teoria dos Grafos e a Álgebra Linear que ilustram como esses dois ramos da Matemática se beneficiam um do outro. A palestra não assumirá pré-requisitos além de um primeiro curso de Álgebra Linear.

Generic spectrum of warped products and G-manifolds.

Palestrante: José Nazareno Vieira Gomes
Universidade Federal de São Carlos

Data: 22/09
Horário: das 11:00 às 12:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: In this talk, we give an answer to a question posed by S. Zelditch [Ann. Inst. Fourier 40 (1990) 407-442] about the generic situation of multiplicity for the eigenvalues of the Laplacian on principal bundles. More importantly, we actually answered a more general question regarding the generic G-simple spectrum of the real Laplace-Beltrami operator on a G-manifold which was formulated as number 42 in Yau's list of open problems [Yau, 1993].

This is a joint work with Professor Marcus A. M. Marrocos at the Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Reference: J.N.V. Gomes and M.A.M. Marrocos, Generic Spectrum of Warped Products and G-Manifolds, J. Geom. Anal. 29 (2019) 3124-3134.

Uma visão geral sobre o estudo de escoamentos viscosos: abordagens numéricas, teóricas e experimentais.

Palestrante: Gilcilene Sanchez de Paulo
Universidade Estadual Paulista

Data: 24/09
Horário: das 16:00 às 16:45 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Essa palestra tem como objetivo apresentar noções sobre as diferentes formas de estudar a dinâmica dos fluidos e como elas podem se complementar. Soluções analíticas são possíveis apenas para escoamentos específicos; portanto, é extremamente importante focar no desenvolvimento de métodos numéricos capazes de obter soluções aproximadas, com precisão estimada. Para entrelaçar essas duas formas, será mostrado que soluções analíticas, em casos específicos, são muito úteis para verificar a precisão de  implementações numéricas. Além das perspectivas numéricas e teóricas, a apresentação também incluirá simulações experimentais que contribuem para análises qualitativas das soluções numéricas.

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905