Crença de autoeficácia estatística e o letramento estatístico de estudantes de curso de formação de professores que ensinarão matemática. |
|
|
Palestrante: Paulo César Oliveira |
Data: 27/09 |
|
Resumo: A palestra visa abordar os estudos sobre o desenvolvimento do letramento, mais especificamente, o estatístico, o qual tem sido abordado em nossos estudos desde 2016. O objetivo desta investigação é interpretar o letramento estatístico de estudantes da Licenciatura em Matemática e Pedagogia a partir da aplicação de uma escala de crença de autoeficácia estatística envolvendo objetos de conhecimento estatístico. Trata-se de uma pesquisa norteada por duas questões de pesquisa: existe relação entre as crenças de autoeficácia na resolução de tarefas estatísticas, o desempenho e o raciocínio estatístico? Que lacunas os estudantes universitários apresentam no decorrer das suas atividades que comprometem o desenvolvimento do letramento estatístico? A partir do levantamento bibliográfico constatamos pelas diferentes bases de dados consultadas, a inexistência no contexto brasileiro de alguma pesquisa que apresente interlocuções teórico-metodológicas entre crenças de autoeficácia e letramento estatístico. Para buscar respostas às nossas questões de investigação, optamos por uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa. A natureza qualitativa da pesquisa dar-se-á com a análise do material empírico gerado por alunos de instituições públicas estadual e federal de Ensino Superior, mediante categorias de análise ‘a priori’ extraídas do modelo proposto para o desenvolvimento do letramento estatístico. Já a natureza quantitativa da pesquisa será evidenciada no decorrer do tratamento da escala de crença de autoeficácia estatística para ser aplicada com os sujeitos da amostra da pesquisa. A meta a ser perseguida é contribuir com a aprendizagem estatística dos estudantes, disponibilizando um instrumento calibrado na forma de escala e um conjunto de tarefas para o desenvolvimento do letramento na temática proposta para essa pesquisa. |
|
