Modelagem Matemática: uma experiência na escola. |
|
|
Palestrante: Aparecido Cavalcante de Souza |
Data: 27/09 |
|
Resumo: Este trabalho teve, como objeto de estudo, o uso da Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem de equações do 1o grau na Educação Básica. O objetivo principal foi, por meio da realização de uma alternativa pedagógica de ensino usando modelagem matemática, abordar o conceito de equações em uma experiência na escola. A proposta foi planejar, desenvolver, realizar e analisar essa alternativa de ensino com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. Optou-se pela modelagem matemática como metodologia de trabalho pois ela consegue, por meio de um problema proposto pelos alunos, levá-los a refletir sobre as possibilidades de sua resolução e suas implicações com a matemática. Como a matemática se faz presente em vários ambientes da escola, os alunos optaram por explorar a Merenda Escolar. A partir de informações e os dados que foram coletados pelos alunos, por meio de questões propostas previamente e suas respostas, percebeu-se que a maioria entendeu o que é uma equação do 1o grau e sua resolução, pois cada grupo descreveu, com suas palavras e sem usar um rigor matemático, o tema equação de 1o grau. |
|
