NDE - Licenciaturas

Educação financeira na escola pública de São Paulo: desafios e possibilidades

Apresentador: Bruno Rafael Lotz
Graduação em Matemática do IFSP

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: A implementação da disciplina de Educação Financeira na rede pública do Estado de São Paulo reflete uma tendência nacional de valorização de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos matemáticos a situações concretas da vida cotidiana. Fundamentada em habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), particularmente no eixo da Matemática.

A proposta visa desenvolver competências que ultrapassam o domínio algorítmico e se estendem à formação de cidadãos críticos, conscientes e aptos a tomar decisões financeiras fundamentadas em princípios básicos de uma educação financeira.

Dessa forma, esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar qualitativamente a disciplina de educação financeira, recém-incorporada nas escolas públicas do estado de São Paulo, portando como base os fundamentos e habilidades descritos na base comum curricular (BNCC). A fim de encontrar possíveis problemas, soluções, considerações e reflexões acerca de questões observadas dentro da sala de aula pela perspectiva de professores de matemática em formação inseridos no projeto institucional de formação de professores (PIBID). Com auxílio de professores experientes por meio, principalmente, de reuniões quinzenais teve grande contribuição para a pesquisa e para o embasamento dos nossos relatos e perspectivas sobre o tema abordado. 

Além de nossas contribuições de dentro da sala da aula sobre a disciplina, também abordaremos nossas impressões sobre o material fornecido para os professores fazendo uma comparação com o objetivo da implementação da disciplina no currículo obrigatório nas escolas estaduais em conformidade com a BNCC.

Outro aspecto importante na nossa pesquisa é analisar como os alunos reagem com a disciplina, visto que majoritariamente os temas da disciplina são abordados de forma conexa com a realidade individual do aluno, sendo possível diversos momentos de participações e contribuições, além de ser extremamente necessário que os alunos se conscientizem sobre o valor do dinheiro, tendo a possibilidade de ajudar na conscientização do bom gerenciamento do dinheiro pessoal ou em conjunto com a família. 

Subcategorias

As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
Caso queira fazer parte da lista de divulgação, por favor escreva para: daniel.vendruscolo@ufscar.br
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