Alunos dos Cursos de Matemática

Explorando a geometria nos tecidos Kente: Implementação da lei n° 10.639/2003 na aula de geometria do 6° ano do ensino fundamental.

Apresentadoras: Emilly Chaves Martins e Kimberly da Silva Rocha
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 09/10
Horário: das 10:00 às 12:00 horas

Local: Saguão do DM

Resumo: A questão da aplicação de novas metodologias pedagógicas em sala de aula, levantada por docentes da Educação Matemática, motivou o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, que visa explorar a integração de elementos culturais africanos e afro-brasileiros no ensino de geometria, buscando assim implementar a Lei n° 10.639/2003. Utilizando os tecidos Kente do povo Ashanti como recursos didáticos, o projeto investiga como esses artefatos culturais podem enriquecer a compreensão matemática dos alunos, promovendo simultaneamente a valorização da diversidade cultural. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica, com imersão em uma sala de aula de uma escola estadual em São Paulo, e segue um cronograma detalhado para garantir a implementação eficaz das atividades pedagógicas planejadas. Este estudo não apenas desafia a hegemonia dos paradigmas matemáticos tradicionais, mas também fomenta o raciocínio crítico, a responsabilidade social e a cidadania, conforme a perspectiva etnomatemática de D’Ambrosio.

Etnomatemática

Mediador: Ademir Donizete Caldeira
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Integrantes
Danilo da Silva Lopes
Cursos de Graduação em Matemática - UFSCar
Elaine Costa Santos
Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Abro-brasileira - UNILAB
Valdirene Rosa de Souza
Universidade de São Paulo - USP 

Data: 10/10
Horário: das 19:00 às 20:30 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: A definir.

O atrator caótico de Lorenz

Palestrante: Rodiak Nicolai Figueroa
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 11:20 às 11:40 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Os modelos matemáticos são de muita importância em diversas áreas do conhecimento como a engenharia, química, física, entre outras. Deste tipo de modelos, destaca-se as equações diferenciais ordinárias e as equações diferenciais parciais, onde as soluções das equações diferenciais ordinárias são funções que dependem unicamente do tempo.

As equações de Lorenz ([2]) são um sistema de três equações, com duas equações não lineares da forma:

x ̇ = −σx + σy,
y ̇ = rx − y − xz,
z ̇ = −bz + xy,

onde σ, r e b são constantes positivas. O objetivo deste trabalho ́e mostrar a existência do Atrator de Lorenz (atrator global) que ́e o conjunto de soluções globais limitadas do sistema acima.

Atrator Caótico de Lorenz
Figura 1: atrator Caótico de Lorenz.


[2] Robinson, J. C. An introduction to dissipative parabolic PDEs and the theory of global attractors. Infinite-Dimensional Dynamical Systems, Cambridge Texts in Applied Mathematics, 2001.

Atrator global e aplicações

Palestrante: Vinicius Tavares Azevedo
Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFSCar

Data: 11/10
Horário: das 11:40 às 12:00 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: Neste seminário, vamos introduzir algumas definições e resultados fundamentais da teoria de semigrupos e do atrator global (cf. [1], [2]). Em seguida, ilustraremos esses conceitos com um exemplo prático, facilitando a compreensão das definições e resultados abordados.

[1] CARVALHO, Alexandre; LANGA, José A.; ROBINSON, James. Attractors for infinite-dimensional non-autonomous dynamical systems. Springer Science & Business Media, 2012.

[2] ARAGAO-COSTA, Eder Rítis. Sistemas gradientes, decomposição de Morse e funções de Lyapunov sob perturbação. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.

Is our universe is stable?

Palestrante: Juan Silverio Martínez Baena
Universidade de Granada - UGR

Data: 10/10
Horário: das 17:05 às 17:25 horas

Local: Auditório do DM

Resumo: We present the concept of stability of solutions of quite general partial diferential equation problems, many of them arising in problems in physics. We will try to understand how little perturbations on an exact solution can lead, afther suffieciently large amount of time, to completely different qualitative properties of the solution and thus to different physical phenomena. We will see the three diferent type of instabilities that physical field theories can exhibit: tachions, goshts and strongly couppled degrees of freedom.

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As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.

 
Será um seminário de alcance interinstitucional dirigido especialmente por e para nossas e nossos estudantes de final de graduação ou início da pós-graduação,  com interesse em temas de topologia algébrica ou assuntos correlatos (sem definição precisa), permitindo a troca de informações e a criação de uma comunidade.
 
Acontecerá quinzenalmente, ao cair da tarde das segundas-feiras,  às 18 horas, a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto de 2021. 
 
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